Soldados que Vieram de Longe

Soldados que Vieram de Longe Israel Blajberg




PDF - Soldados que Vieram de Longe


O trabalho aborda a contribuição de um pequeno mas diligente segmento da Sociedade Brasileira. A Comunidade Judaica, de onde saíram jovens brasileiros natos, a maioria de 1ª Geração, para se alistarem nas Forças Armadas, respondendo a declaração de guerra do Brasil aos países do Eixo.
Eram universitários, incorporados aos CPORs, soldados rasos, cabos, sargentos, marinheiros, pessoal da FAB, oficiais formados nas Escolas Naval, de Marinha Mercante, e Militar do Realengo.
Nossas forças eram verdadeiro microcosmo social, recebendo gente de todos os estados, e oriundos de variados grupamentos étnicos. Havia nordestinos, sulistas, nortistas, negros, brancos, enfim, era o Brasil que ali estava, em terra, mar e ar.
Pais formado por imigrantes, isso se refletiu na formação da FEB.
Assim, decorridos 3 séculos de Guararapes quando se formou o Exército Brasileiro, representados o branco, o negro e o índio, as diferentes levas imigratórias deixaram a sua marca na nacionalidade, refletindo-se nas Forças Armadas e por conseguinte na FEB.
A bibliografia da 2ª Gerra Mundial registra obras que versam sobre determinadas temáticas, sejam regionais, sejam historias das diversas unidades, da contribuição de diversos segmentos, mas pouco se falou sobre a comunidade judaica.
Nosso trabalho procura de alguma forma contribuir para preencher esta lacuna, a participação de militares judeus nas FF AA.





Soldados que Vieram de Longe

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR