Tempos Interessantes

Tempos Interessantes Eric J. Hobsbawm




PDF - Tempos Interessantes - Uma Vida no Século XX


A autobiografia de Eric Hobsbawm coincide com a história do século XX. Em ´Tempos Interessantes´, o historiador examina sua trajetória pessoal, familiar e profissional, sem perder de vista a perspectivas histórica de seu tempo. Hobsbawn analisa as crises financeiras e política dos anos 20, a ascensão de Hitler e os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, até chegar à Guerra Fria e ao fim do império soviético. A esse panorama, contrapõe experiências pessoais, como a decisão de permanecer filiado ao Partido Comunista Britânico.

Merecem destaque as reflexões sobre a América Latina, sobre o papel dos Estados Unidos como superpotência hegemônica, além de duas menções ao Brasil: uma conferência feita pelo historiador na Universidade de Campinas, em 1975, durante o regime militar, e a referência ao Partido dos Trabalhadores (PT) como um exemplo político capaz de assegurar conseqüências e desdobramentos permanentes.

O último capítulo do livro aborda os mais recentes acontecimentos mundiais: para o historiador, o século XXI começa sob o signo do autoritarismo e da obscuridade.





Tempos Interessantes

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Tempos Interessantes (0)

ver mais
O nome de peso


A autobiografia de Eric Hobsbawm é rica e muito cheia de detalhes. O autor traz a partir das experiências pessoais, desde de a história de sua familia, vida na Alemanha, depois a mudança para a Inglaterra, os principais acontecimentos históricos do século XX. Comunista de carteirinha, justifica a sua adesão ao PC e apresenta posteriores críticas. Para mim, só teve um detalhe que não gostei, ele fala muito de outros personagens ( não famosos) que estudaram com ele, ou jornalistas e acab...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR