Texto, crítica, escritura

Texto, crítica, escritura Leyla Perrone-Moisés




PDF - Texto, Crítica, Escritura


Desde meados do século XIX, os escritores revelaram uma pronunciada tendência à autocrítica. A obra literária tornou-se uma reflexão acerca da literatura em geral e de si própria, contendo ao mesmo tempo a linguagem e sua metalinguagem.

Essa crítica interna entrou em concorrência com a crítica externa, praticada pelos críticos literários. Surgiu assim um novo tipo de texto, em que se funde as características do discurso crítico com o discurso poético. É o caso dos críticos-escritores aqui examinados: Maurice Blanchot, Roland Barthes e Michel Butor. A teorização desse novo tipo de texto corresponde àquilo que recebeu, posteriormente, a designação de pós-estruturalismo. As questões que então se colocam são as do esvaecimento do sujeito, da renúncia ao significado original e verdadeiro, da intertextualidade generalizada.





Texto, crítica, escritura

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR