Tio Tungstênio

Tio Tungstênio Oliver Sacks




PDF - Tio Tungstênio


A vida de Oliver Sacks é marcada por uma curiosidade fora do comum. Neste livro, ele relembra sua infância e conta que foi o comportamento misterioso dos metais que o levou à sua paixão pela ciência. Desconfiando de que existiam leis e fenômenos escondidos por trás do mundo visível, o jovem Oliver se perguntava: ´Como o carvão pode ser feito da mesma matéria dos diamantes? Do que é feito o sol e as estrelas?´. Cada etapa de suas descobertas sobre a luz, o calor, a eletricidade, a fotografia, o átomo, os raios X e a radioatividade é relembrada para conduzir o leitor pela história da química, apresentando as pesquisas e inovações de nomes como Lavoisier, Mendeleiev, Marie Curie, Robert Boyle e Niels Bohr, entre outros. A escrita envolvente de Sacks aproxima poesia e ciência por meio de recordações que são, a um só tempo, investigações intelectuais e episódios de amadurecimento.

As invenções da infância - por exemplo, um experimento com rabanetes para tentar provar a existência de Deus - e os anos traumáticos de colégio interno contribuíram para que ele buscasse refúgio não na poesia ou nas artes, como poderia se esperar de um espírito como o seu, mas na ciência. Nascido numa família de cientistas, Sacks encontrou incentivo para sua vocação. Tio Dave fabricava lâmpadas de tungstênio e, na cabeça fantasiosa do menino Oliver, tinha as mãos, os pulmões e os ossos encharcados do metal escuro e pesado. Para as crianças da família, tio Dave era dotado de força e resistência sobre-humanas - era o Tio Tungstênio.





Tio Tungstênio

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Tio Tungstênio (34)

ver mais
A magia da ciência


Quando os nazistas começaram a bombardear Londres, o governo britânico organizou a evacuação em massa das crianças. Oliver e seu irmão mais velho, Michael, também tiveram de ir para o interior. À mercê de professores capazes de rivalizar em sadismo com guardas dos campos de extermínio, conheceram o lado sombrio do internato inglês, tão exaltado pela série "Harry Potter". Foi a tia de Michael a notar, quando ele voltou para casa, como o menino estava coberto de vergões e contusões. Fo...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR