Todos os nomes

Todos os nomes José Saramago




PDF - Todos os Nomes


A história de um obscuro arquivista cujo hobby é colecionar recortes de jornal sobre pessoas famosas. Protagonizando uma espécie de enredo kafkiano às avessas, ele abandona seu labirinto de papéis e seus hábitos de retidão, movido pela obsessão de encontrar uma mulher desconhecida.

Todos os nomes é a história de um modesto escriturário da Conservatória Geral do Registo Civil, o Sr. José, cujo hobby é colecionar recortes de jornal sobre pessoas famosas. Um dia sua curiosidade acabará se concentrando num recorte que o acaso põe diante dele: a mulher focalizada ali não é célebre, mas o escriturário desejará conhecê-la a todo custo. Abandonando seus hábitos de retidão, ele estará disposto a cometer pequenos delitos para alcançar o que deseja: pequenas mentiras que darão à vida uma intensidade desconhecida.

Numa espécie de enredo kafkiano às avessas, o pequeno burocrata enrodilha-se na imprecisão das informações que ele mesmo acumula e acaba forçado a ganhar o mundo, a deixar os meandros de seu arquivo monumental, em busca de dados que, em última instância, mantenham alguma fidelidade à vida.

A caligrafia da capa é de autoria da atriz Fernanda Montenegro.





Todos os nomes

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Todos os nomes (87)

ver mais
A literatura dos pormenores

A obra de José Saramago é impressionante. Esse português via na ficção uma maneira muito particular de poder comunicar-se com o mundo. A visão dele deve ser preservada e, mais importante do que isso, deve ser transmitida. Agora... preciso colocar em perspectiva a seguinte questão: o que um homem que pensou em histórias envolvendo Jesus Cristo, as agruras da Península Ibérica, uma epidemia de cegueira branca e a greve da morte poderia oferecer de novidade aos seus leitores? A respo...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR