Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




PDF - Triste fim de Policarpo Quaresma


Triste Fim de Policarpo Quaresma saiu em volume em 1915, quando a literatura no Brasil oscilava entre o conservadorismo oitocentista e as inovações do novo século. Esse romance pode ser entendido como uma alegoria contra o conceito romântico de Brasil.

A obra narra os últimos anos da vida da personagem que dá título à obra. Trata-se de um patriota exaltado, que vê o país como um recanto de farturas, facilidades, compreensão e amor. Apesar disso, o Brasil, em sua visão idealista, não ocupava o lugar de melhor nação do mundo. Era preciso elevá-lo ao merecido lugar. Para isso, Policarpo Quaresma elaborou um projeto de reforma nacional. Num primeiro estágio, prepara a reforma cultural; num segundo, a reforma agrícola; num terceiro, a reforma política. Ao concluir a execução de seu projeto ufanista, Quaresma encontra um país inóspito, improdutivo, cruel, opressor e odioso. Em outros termos, a narrativa destrói o mito romântico de um Brasil encantador. Revela o abismo que existe entre a imagem e a realidade. O retrato dos funcionários públicos no romance resulta numa poderosa sátira contra a burocracia constituída por indivíduos sem densidade ética ou profissional. O próprio presidente da República (Floriano Peixoto) não escapa à denúncia contra o Brasil oficial. Aí surgem generais sem batalha (Albernaz) e almirantes sem navio (Caldas). Além disso, Triste Fim de Policarpo Quaresma produz uma viva caricatura da Revolta da Armada, de 1893.





Triste Fim de Policarpo Quaresma

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Triste Fim de Policarpo Quaresma (7)

ver mais
Triste fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto) | Tatiana Feltrin

Triste fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto) |

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA ? Lima Barreto (Atmosfera Literária)

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA ? Lima Barreto (A

Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto - resenha, interpretação e edição da Antofágica

Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA - LIMA BARRETO (#90)

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA - LIMA BARRETO (#


Resenhas para Triste Fim de Policarpo Quaresma (1.298)

ver mais
O Dom Quixote Brasileiro


O coitado do Policarpo Quaresma é um dos meus personagens preferidos. Um sujeito que lia demais, e era ridicularizado por todos, que não achavam certo alguém ter em casa tantos livros. Ele resolve pesquisar os verdadeiros costumes nacionais e é tachado de maluco. Por causa dessas pesquisas acontecem as mais engraçadas e tristes cenas, nunca vou me esquecer de quando ele recepciona as visitas e começa a chorar desesperado, num ritual indígena... é uma das coisas mais engraçadas que já l...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR