Urso

Urso Marian Engel




PDF - Urso


Depois de cinco anos enterrada dia após dia em meio aos mapas e manuscritos decadentes de um instituto histórico, Lou recebe uma tarefa de campo bem-vinda: catalogar uma biblioteca do século XIX, provavelmente localizada em uma casa octogonal em uma ilha remota no norte de Ontário.

Ansiosa para reconstruir a curiosa história da propriedade, ela não está preparada para a descoberta de que a ilha tem outro habitante: um urso.

A imaginação de Lou é logo ultrapassada pelos ocupantes históricos da propriedade, cujo fascínio pelo folclore dos ursos se torna seu. Irresistivelmente, Lou é conduzida por um caminho de autodescoberta emocional e sexual, enquanto explora os limites de sua própria natureza animal através de seu relacionamento bizarro e curativo com o urso.

Urso, da canadense Marian Engel, é mais um desses livros que várias editoras rejeitaram de início.

Mas, em 1976, o livro foi publicado, e acabou por ser a obra vencedora do Governor General's Awards (Prêmio Literário do Governador Geral) do Canadá – algo como o Prêmio Jabuti no Brasil, cujo júri era composto por Margaret Laurence, Mordecai Richler e, a Nobel de Literatura, Alice Munro.

Ele acabou tomando uma dimensão bem maior do que a própria autora poderia imaginar, isso porque a narrativa conta a história de uma bibliotecária que acaba por ter que realizar um trabalho particular em uma ilha e se vê em uma relação com um urso que sequer imaginava que existisse.

A edição brasileira conta com a tradução de Berttoni Licarião, apresentação da escritora e professora Dia Nobre e texto de orelha da vencedora do Prêmio Jabuti Monique Malcher.





Urso

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Urso (7)

ver mais


Marian Engel (Canadá, 1933-1985) LiteraturaBR Ed., 2022, aprox. 128 pág. Trad. Berttoni Licarião Ainda que este seja considerado um dos romances mais controversos da literatura canadense, aquelas e aqueles interessades em sua leitura não devem se deixar guiar apenas ou majoritariamente pela controvérsia em torno de suas cenas mais desconcertantes. Como disse Monique Malcher na orelha que escreveu para o livro, “Urso nos faz ouvir uma nova linguagem sobre descobrimento de si e praz...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR