Belfagor, o arquidiabo / A mandrágora

Belfagor, o arquidiabo / A mandrágora Maquiavel

Resenhas - A Mandrágora

Luan.NietzsChe 25/04/2024

Uma comédia maquiavélica
Uma peça teatral escrita há mais de cinco séculos, menos de seis, que tanto se encaixa na atualidade. Vai, porém, além da comédia, traçando seu caminho à moral... Bom, uma comédia maquiavélica.

A estória gira em torno de Calímaco, Siro, Ligúrio, Messer Nícia, Frei Timóteo, Lucrécia e Sóstrata. Dá-se início quando, enamorado de uma mulher casada (Lucrécia, mulher de Messer Nícia), Calímaco faz de tudo para possuí-la. E, para tanto, conta com a ajuda de Ligúrio, Siro e Frei Timóteo, para pôr seu plano em ordem e suceder o fim. Para tanto, aproveitam da ingenuidade de Messer Nícia, que tanto faz-nos rir quanto sentir pena. Calímaco, desejando Lucrécia, vê-se capaz de qualquer coisa; Ligúrio, por conseguinte, faz o que for possível em troca de recompensas que lhe serão deveras aprazíveis; Frei Timóteo, por fim, embora com um pé atrás, aceita também em troca de recompensa. E o final ? se deu certo ou não ? vocês saberão ao ler.

"Quando convém a alguém, deve-se ter por certo, se dela lhe damos comunicação, que ele nos sirva fielmente."

Maquiavel descreve bem como somos capazes de cometer o ato mais absurdo em favor da própria vontade. É nesse momento que foge de nossa consciência toda a possibilidade de imoralidade. Quem nunca fez uma barbárie em nome de si mesmo, sem ao menos pensar no outro? Quem diz que não, é tão imoral quanto quem diz sim. Faz parte do âmago humano. Mas quem sou eu para falar de moral? Um conceito tão humano! Ah! Se a natureza humana fosse uma ideologia política, seria liberal, com certeza. O livro, então, nos deixa críticas e ótimas reflexões, bem estilo Maquiavel, mesmo.

Elizabeth 23/03/2024

Mais um clássico pra conta, um jovem que faz uma armação para poder ter a mulher amada que é casada. Isso é só uma peça.

Gabrielle667 10/01/2024

Nem só de concelhos vivem os maquiavélicos
Que obra engraçada, quando o meu professor na universidade, me prontifiquei logo em ir atrás pra uma leitura mais detalhada. E não me arrependi !
O livro é incrível, muito engraçado, nos mostra um lado muito sarcástico de Maquiavel em que a gente não vê em "O Príncipe".
A história que é contada de maneira muito mirabolante, prendo reler muitas vezes ainda.

defsouts 03/06/2023

Apocalíptico
O livro é sobre calímaco que enquanto residia em Paris toma conhecimento da "grande beleza e virtudes" da esposa do messer nícia, ao ponto de despertar uma obsessão (ao meu ver) que o faz voltar a Itália pra ter a confirmação, basicamente o cara é daqueles que só acredita vendo.

julgou que a fama da lucrécia fosse inferior, mas mesmo assim gera um grande desejo nele de "possuí-la" ao decorrer deste fato ele começa a elaborar um plano mirabolante que irá contar com ajuda de siro seu servo, ligúrio um doutor, frei timóteo de índole questionável (é como dizem o dinheiro move o mundo).

achei a premissa da peça mt interessante, é uma peça que requer uma atenção + quando estiver lendo para se entender certas palavras e o sentido que maquiavel quis empregar no geral é uma leitura rápida, boa pra passar o tempo.

Reccanello 27/04/2023

Demonstrando as habilidades de Nicolau Maquiavel como dramaturgo, a obra retrata a história de um jovem que, desejando seduzir a esposa de um comerciante, cria planos mirabolantes junto com seus amigos para levar a cabo seu intento. Apesar de sua trama bem construída e de seus personagens cativantes, a peça é - para dizer o mínimo - moralmente ambígua, trazendo um certo desconforto ao leitor, principalmente quando este se percebe torcendo pelo "lado errado da história". Todavia, o final da peça, em que todos os personagens parecem ser recompensados por suas ações questionáveis, pode ser interpretado tanto como uma crítica à moralidade, à religião e à política convencional da época quanto como um reflexo da visão de mundo do autor, para quem a vitória é mais importante do que as boas intenções das partes.

leuu_lima 09/04/2023

Um maquiavelismo feito para rir
Já de cara destaco que li A Madrágora em uma tradução bastante única: do italiano para o português característico de Salvador (com seu sotaque e gírias). Sim, é isso mesmo. Essa tradução foi o trabalho de conclusão de curso de um estudante de Letras da UFBA em 2018 e tive contato com a edição durante uma aula de O Teatro Italiano.

Eu adorei a história, a ousadia de Maquiavel em ridicularizar (principalmente sexualmente) tantas 'posições' autoritárias da época, dos letrados aos frades. Há sim um traço maquiavélico na ação da maioria dos personagens, assim como há uma vontade muito real em cada um deles de vencer seus próprios obstáculos: seja o desejo, a infertilidade ou a riqueza. A leitura foi super rápida e leve, ri em diversos momentos.

Maura15 07/03/2023

Li só pelos poemas ????
Poesia é minha sina e eu amo todas elas
E as que encontrei nesse livro são ótimas

Tham 21/02/2023

Um cara que quer pegar uma casada
A Mandrágora é uma comédia escrita pelo italiano Nicolau Maquiavel. Considerada uma obra-prima do Renascimento italiano, teve sua primeira publicação no ano de 1524. Composta de um prólogo e cinco atos, é uma sátira poderosa à corrupção da sociedade italiana da época.

Essa leitura foi passada por um professor da faculdade e confesso que não esperava muito dessa história. Mas me surpreendeu. Foi bem melhor do que eu imaginava.

13marcioricardo 26/12/2022

Bom conteúdo, acabamento ruim.
O livro apresenta primeiro uma peça teatral que fez muito sucesso, A Mandrágora, e depois, um conto, Belfagor. A obra dramaturga é uma comédia com um humor refinado e bem maquiavélico, em que envolve em escárnio um doutor bem burrinho, sendo enganado por todos à sua volta. Já quanto ao segundo texto, se refere ao demônio que sai do Inferno para vir à Terra comprovar sobre as queixas dos homens, que dizem ser as suas esposas a principal causa da ruína. Ao final ainda uma pequena biografia de Nicolau Maquiavel.

A minha experiência foi agridoce. Os textos valem a pena ser lidos, não sendo nada do outro mundo, acabam sendo interessantes. No entano, a edição deixa a desejar. O texto entra, pelo menos nas primeiras páginas, pelo livro adentro e, pior ainda, páginas se soltando na minha mão. Desembalei do plástico hoje..

Regis 27/08/2022

Uma comédia de 500 anos

Calímaco ouve falar da formosura de Lucrécia (uma mulher casada) em Paris, e parte imediatamente para a Florença para conhecê-la.
Mesmo a tendo visto apenas de longe, passa a amá-la, e trama com Ligúrio (amigo e cúmplice) enganar o marido ingênuo (Messer Nícia), para poder conquistá-la.

A peça A Mandrágora é uma comédia escrita durante o Renascimento italiano por Nicolau Maquiavel.
Uma sátira que critica à corrupção da sociedade da época. Considerada a melhor que produziu.

Gostei muito da comédia, me apiedei em alguns momentos da inocência da vítima mas, logo comecei a dar risadas com toda a bobagem que Messer Nícia se submeteu de bom grado.
O mais engraçado foram os três ( Ligúrio, Calímaco e Messer Nícia) discutindo a esterilidade da esposa sem nunca sequer passar pela cabeça deles que o estéril fosse o marido, já que os homens e médicos da época achavam, que se o homem não é impotente, então não pode ser estéril.

A peça é muito bem escrita e me deixou curiosa pelo que iria acontecer até o final. Possui falas bem problemáticas sobre as mulheres, (um retrato da época com certeza) mas, fora isso, a história é bem contada e tenho certeza que daria boas risadas no teatro a vendo encenada.

Ligúrio e Calímaco me fizeram lembrar de  João Grilo e Chico tramando conquistar Rosinha

Sei que teve uma montagem encenada por Paulo José e Ney Latorraca nos anos 2000... consigo imaginar Paulo José sendo Messer Nícia e o Ney sendo Ligúrio. Ficaram hilários, com certeza.
Recomendo.
DANILÃO1505 27/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Regis 27/08/2022minha estante
Obrigada Danilo. ?

J. Silva 29/08/2022minha estante
Coloquei na minha lista de desejados ?

Regis 29/08/2022minha estante
Espero que goste J. Silva. ?

GiSB 04/09/2022minha estante
Muito interessante.

HenryClerval 05/10/2022minha estante
O mais importante é te ver rindo ao contar a história da peça para mim. ?

Daughter Of Hermes 30/06/2022

Entrou para meu top 3 livros favoritos
Eu sempre amei a filosofia de Maquiavel, toda teoria e história da época, mas essa obra é revolucionária e hilária. Eu amei muito. Ri alto com uma obra que faz comédia com séculos passados

Poly 30/03/2022

Peça teatral cômica e dramática
A peça é sobre um homem que tenta conquistar uma mulher casada, fazendo assim um golpe grande para enganar a todos e conquistar a dama. Pretende-se demonstrar por meio de análise dramatúrgica, a contribuição de Maquiavel ao trazer no enredo, a impossibilidade de sustentar uma natureza humana virtuosa em tempos de mudança e transição de valores, e faz isso mediante a construção de uma intriga preenchida pelo realismo contundente, que denúncia a inconstância do caráter como fator imutável e a moldagem dos ideais virtuosos aos interesses individualistas.

Lua 23/03/2022

A mandrágora é uma peça escrita por Maquiavel que contém cinco atos e é uma crítica à sociedade da idade média. Com alto teor de ironismo, a peça é cômica bem ao estilo do escritor mesmo. A história se passa em Florença onde um jovem vem de longe para conseguir ficar com a mulher de um doutor.