O 15 de novembro e a queda da Monarquia

O 15 de novembro e a queda da Monarquia (Orgs.) Keila Grinberg...

Resenhas - O 15 De Novembro E A Queda Da Monarquia

Bernardo.Mucelini 22/02/2021

Bom conteúdo histórico, mas péssimo nas considerações finais
O livro traz relatos importantes daqueles que sofreram na pele o golpe de Estado impetrado pelo exército brasileiro em 1889, o qual derrubou o Império.

Os diários da Dona Isabel e do casal Muritiba são ótimos conteúdos para entender o início daquilo que culminaria no exílio da Família Imperial. Não obstante, em considerações finais a este período da nossa história, a autora descredita o que foi escrito nos diários e se agarra a opiniões, e não fatos, sobre a derrocada do regime monárquico.

Em suma, aconselho a obra àqueles os quais possuem curiosidade em ler as escritas dos que vivenciaram esse respectivo momento da nossa história. Por fim, a conclusão do livro é dispensável e supérfluo.

Ariadne 28/07/2020

Interessante e atual
Ótimo livro sobre os relatos da princesa Isabel e do barão e da baronesa de Muritiba já que não somente se preocupa em reproduzir os mesmos, mas também em problematiza-los de forma interessante e atual ao contar o desenrolar dos fatos à luz da História.

Os relatos dos personagens não estão soltos em uma narrativa que provavelmente favoreceria a defesa da monarquia, mas sim contextualizados em um texto rico que nos informa sobre como os fatos se deram e como os personagens do livro estavam alienados em suas bolhas sociais e não se preocupavam com os conflitos sociais e nem com a iminente abolição da escravatura.

Recomendo muito esse livro para os historiadores e, principalmente, para quem não é da área mas gosta de consumir História feita de um jeito honesto, responsável e por duas historiadoras que são referências em suas áreas.