Histórias (mais ou menos) assustadoras

Fernanda Castro

Resenhas - Histórias (mais ou menos) assustadoras

pitypooralfie 04/12/2023

14.09.20

Uma leitura de altos e baixos. O primeiro conto me deixou tão surpreendida e satisfeita, que acabei subindo as expectativas para o restante do livro. Infelizmente, o que veio depois foi bem irregular pra mim. O segundo conto me passou muito uma sensação de fanfic e não consegui realmente me apegar ou me importar com o que estava acontecendo com os personagens; "fogo no céu" foi uma grata surpresa e a reviravolta final me deixou positivamente impressionada; "a casa bem-assombrada" e "um dia, a eternidade acaba" terminaram com uma sensação de incompletude e falta de propósito; "1999" começou bem, mas desandou no final e os personagens eram tão sem apelo pra mim que não me conectei nem sofri com nenhum deles, mas valeu a pena pela homenagem a "bruxa de blair"; "flora" trouxe um misto de sensações e foi o conto que me deixou mais melancólica; por fim, "escultura negra em noite escura" foi disparado o pior conto da coletânea, com passagens francamente desnecessárias e uma protagonista insossa.
No geral, não é um livro espetacular, mas conseguiu me entreter por várias horas.

Karmille 07/11/2022

Concluindo...
Apesar de eu ter sido bem critica com vários pontos em cada conto no geral eu gostei bastante das histórias, principalmente por não se perderem na pura ficção e trazer no meio delas debates tão atuais. Gostei bastante do livro e espero que outros possam a vir se interessar.

booksdreamz 27/10/2022

achei o livro interessante, bem vibe para o halloween, alguns contos foram melhores do que outros, mas a diversidade dos enredos foi um ponto positivo

Eduardo Mendes 07/01/2022

Mais ou menos mesmo
Histórias (mais ou menos) assustadoras é uma antologia lançada em 2019 com 8 contos de diferentes autores brasileiros, que vão de releituras de grandes vilões do horror a histórias com mitos e referências à lendas urbanas nacionais; tem fantasma, vampiro, lobisomem, alien e por aí vai. O bom humor tupiniquim que dá nome ao livro, também aparece no título de contos como “Bolas de Sorvete por Um Real” e “A Casa Bem Assombrada”.

Minha história preferida foi justamente “A Casa Bem Assombrada” de Roberto Fideli, que tem um toque sensível e nos apresenta uma protagonista que se encaixa dentro do espectro autista e precisa lidar com uma assombração diferente de tudo o que você já viu. O tom é leve e acolhedor.

Em “Um Dia a Eternidade Acaba” de Anna Martino, conhecemos Juliana, que consegue emprego num restaurante com um dono particularmente estranho. Prefiro não dar spoiler, mas esta é uma simpática releitura de um dos personagens mais populares da literatura de terror.

"Escultura Negra em Noite Escura" de Roberto de Sousa Causo é a história mais pesada e com toques de terror clássico. Uma médica encontra uma estranha escultura à beira de uma estrada e descobre uma curiosa história a respeito do objeto.

Histórias (mais ou menos) assustadoras é uma porta de entrada divertida para conhecer a escrita de “novos” autores brasileiros. Passa longe de ser um livro assustador, por outro lado os momentos cômicos e as diversas homenagens e referências ao terror clássico surpreendem por fugir do clichê com tramas que tomam rumos inesperados.

site: https://jornadaliteraria.com.br/historias-mais-ou-menos-assustadoras/

Tati 30/10/2021

Entrega o que promete...
Nunca um título de um livro foi tão real... Alguns contos foram poucos assustadores e outros foram mais assustadores, tão bem escritos que deixaram um gostinho de quero mais... Foi uma boa curadoria que realmente entregou o que prometeu.

joovana 28/10/2021

Eu a m e i . Talvez tenha ido com poucas expectativas por conta de uma resenha que li e por isso gostei tanto, mas foi simplesmente fantástico! Não teve um conto que não tenha gostado.
O primeiro já foi super impactante com uma reviravolta assustadora. Passei quase o tempo todo amando e querendo ser a personagem, no final.... bom, não era mais o que eu queria kkk
Adorei que teve uma grande mistura de romance, terror, suspense, comédia, aaaa maravilhoso!
Minha parte favorita do livro foi do conto que se passa na Itália e o vampiro explica como é difícil ser um vampiro na Itália, eu morri de rir.

5 estrelas!

Tay 24/08/2021

Com uma variedade tão grande de histórias, fiquei surpresa ao me dar conta que não há nenhuma que eu não tenha gostado.
Lógico, isso não quer dizer que entre elas não há algumas preferidas.
“Bolas de Sorvete por um Real” é o tipo de história que te pega pela mão e te faz acreditar que você sabe exatamente para onde ela está te levando, mas que no final te faz descobrir que você não sabe é de nada.
“A Casa Bem Assombrada” é aquela história que deixa o coração quentinho (mesmo que isso pareça estranho no meio de um livro de histórias quase assustadoras).
“Um Dia a Eternidade Acaba” é quase um alívio cômico.
“Flora” me deixou apenas triste por ser humana.
Alguns contos são mais enrolados, outros a leitura é mais fluida, mas é um livro muito bom!

julisianthus 27/06/2021

Foi a minha primeira experiência com um livro de contos e achei bem divertido. Como a temática era um ?meio terror? eu ficava ansiosa durante a leitura tentando adivinhar qual era o foco de terror no conto.

Alguns contos me incomodaram por parecer muito o resumo super resumido de outra obra com pinceladas de originalidade.

Gostei bastante do primeiro conto, ele foi de longe o meu favorito. Adoro histórias criativas, com muitos pingos de humor e que me pegam de surpresa no final!

Ana Luiza Silva 25/05/2021

A seleção de histórias nessa coletânea é muito boa. É sempre revigorante ler autores nacionais que conseguem causar terror, suspense e empatia no leitor. Alguns eu já havia lido de outras coletâneas, dentre eles Roberto Fideli e Roberto Sousa Causo, e cujas escritas me cativaram. Recomendo a leitura demais!

starling lecter 20/01/2021

Muito bom mesmo, gostei de todos os contos. Muito bem escritos. Me surpreendi.

Fernanda2168 26/12/2020

Gostei
Acredito que cada um dos contos tenha mexido comigo de uma forma diferente. Meus preferidos com toda a certeza foram: "A casa bem-assombrada" e "Inquérito N° 2017505: Papa-figo". Cada um deles me encantou a seu modo e adorei cada um dos personagens desses contos.
Dentre os outros, no entanto, acredito que alguns tenham sido legais, como "Dez bolas de sorvete por um real", "Fogo no céu" e "Flora". Os que menos gostei foram "1999" e "Escultura negra em noite escura".

Pytlakbr78 23/12/2020

As criaturas das histórias de terror permaneceram quase iguais com o passar dos anos. As historia parecem conhecidas com o decorder da leitura. Os autores dão uma nova interpretação a mitos e criaturas clássicas desse gênero. Eu gostei das duas ultimas historias, mas todas são de poucos terror.

joaopdro 03/11/2020

eu achei massa
Em Histórias (mais ou menos) Assustadoras conhecemos 8 contos, totalmente independentes, que trazem uma nova roupagem à alguns clássicos do terror e também trazem mitos e lendas populares nacionais. Segue o título dos contos junto com minha avaliação:

? Bolas de Sorvete por um Real: 4.0/5.0
? Inquérito Nº 2017505: Papa-figo: 5.0/5.0
? Fogo no Céu: 4.5/5.0
? A Casa Bem-Assombrada: 3.5/5.0
? Um Dia a Eternidade Acaba: 2.5/5.0
? 1999: 1.0/5.0
? Flora: 3.0/5.0
? Escultura Negra em Noite Escura: 2.5/5.0

Os primeiros contos foram os melhores, inclusive alguns poderiam até tomar rumos maiores, eu ia achar muito massa. Tem fantasma, bruxa, lobisomem, aliens... O que mais gostei aqui foi a inclusão de lendas do folclore brasileiro, particularmente as acho bem interessante e infelizmente não encontro com facilidade livros que trazem essas histórias.

Se você tá afim de ler algo pro lado sobrenatural mas nada tão terror ou sangrento, acho que esse livro pode ser uma ótima opção, fora que ele é curtinho (só 207 páginas). Fica a indicação!

POST ORIGINAL NO @CURTAUMLIVRO

Rafa 29/10/2020

Terror na medida certa
Quem escreve sabe o quanto pode ser difícil dar nome a um livro. Às vezes, o nome não tem nada a ver com a história e o autor acaba prejudicando a obra.
No caso de Histórias (mais ou menos) assustadoras isso não aconteceu. O título carrega muito bem a essência dos contos.

Como é uma antologia com diversos autores, o estilo dos contos varia bastante. É normal ter um conto ou outro que não te agrade. Mas no geral, gostei muito de ter lido todos eles.

Eu amei alguns contos dessa seleção, em especial "Dez bolas de sorvete por um real", "Fogo no Céu" e"A Casa bem assombrada". Além de bem escritas, o estilo delas me agradou bastante. Além disso, elas conseguiram adicionar pontos únicos na narrativa.
Recomendo bastante!

Myrla 22/10/2020

recomendo
A antologia apresenta 8 contos de autores nacionais com uma pegada de terror e suspense, mas que ? como dito no título ? não vão te fazer morrer de medo.

Os contos apresentam temas e os estilos diferentes de cada autor. Com algumas narrativas leves e outras mais densas, uma grande qualidade da obra é a presença de personagens casualmente diversos protagonizando suas histórias. Ao pular de um conto a outro, é perceptível a mudança na escrita, as histórias prendem a atenção e a leitura segue um ótimo ritmo.

Meus contos favoritos foram:

??A casa bem-assombrada ? Uma garota no espectro autista descobre que fantasmas podem te ajudar no serviço doméstico se gostarem de você.

??Um dia, a eternidade acaba ? Uma brasileira trabalhando para um vampiro italiano cheio de alergias tentando viver nos tempos atuais.

??1999 ? Com inspiração em a Bruxa de Blair, nesse acompanhamos um grupo de amigos investigando a existência de uma bruxa numa realidade bem tecnológica.