Flavia de Luce e O Mistério da Torta

Flavia de Luce e O Mistério da Torta Alan Bradley

Resenhas - Flavia de Luce e O Mistério da Torta

Roger 30/11/2010

O Mistério da Torta.
O livro é uma narrativa em primeira pessoa. A personagem principal, Flavia de Luce, é uma garota determinada, persuasiva, egocêntrica, sarcástica e irônica. Tudo gira em torno de indas e vindas à Bishop's Lacey, a aldeia e em Buckshaw a Mansão dos "De Luce". Com Flavia em Buckshaw moram: Suas irmãs Ophelia (a mais velha) e Daphne (a do meio, com 13 anos). Também o seu pai, o Coronel de Luce. A cozinheira Sra. Mullet e o Faz-Tudo, Dogger. A vida em Buckshaw era absurdamente monótona até o dia em que ocorre um assassinato na misteriosa Mansão. O homem que foi morto, para Flavia era um desconhecido, assim como para a maioria das pessoas, porém, não para todos. E com isso, com as investigações, o principal suspeito torna-se o Coronel de Luce. Mas... Se não foi ele quem matou o "estranho" quem o fez? Sobra para Flavia a árdua função de descobrir o assassino, o motivo de ele ter matado e como ele fez isso.
Em suma, o livro para mim foi uma leitura surpreendentemente agradável, empolgante e marcante. Nenhum livro me proporcionou tanto prazer como este. Fiquei extramamente impressionado com o modo de como o autor abordou este assunto. Apesar de algumas coisas serem explicadas somente mais tarde, o prazer não diminuiu e se me permitem até aumentou. "Flavia de Luce e o Mistério da Torta" é uma ótima opção para presentear e divertir-se lendo. Foi de um prazer enorme lê-lo e espero que hajam outros volumes, pois uma coisa tão boa não pode parar em um volume.

Lili 19/11/2010

Improvável é o mínimo que você pode dizer de Flavia de Luce e o Mistério da Torta.

Eu havia lido a sinopse e achado uma gracinha, imaginando uma versão infantil para mistérios e descobertas, protagonizado por uma detetive que se aproxima de desenhos animados. Estava completamente enganada. Esqueça Scooby Doo, momentos atrapalhados e vilões que roubam doce de criança. Há assassinatos de verdade, investigação, suspeitos, cadeia, polícia e todos os elementos que um mistério pede.

Flavia é uma investigadora obstinada, destemida e inteligente. Demasiadamente obstinada, destemida e inteligente, é preciso dizer, para os poucos 11 anos. Ela surpreende pela atitude e ousadia – infinitas vezes maior do que das suas irmãs mais velhas chatinhas e maldosas, Daphne e Ofélia – o que torna alguns trechos um pouco difíceis de engolir. Além disso, Flavia também conhece química profundamente e mantém sozinha um laboratório lindíssimo muito bem equipado em uma das partes esquecidas da mansão da família.

Entretanto, acredito que, se você conseguir ignorar esses pontos, vai gostar muito de Flavia. Divertida, dinâmica e inquieta, a pequena vai te levar para percorrer Bishop’s Lancey na busca pela solução do crime que desestabiliza sua família. É ela quem narra a trama, com riqueza de vocabulário, recheado de humor sutil e sarcástico, típico britânico (o autor, Alan, é canadense). O tempo da narrativa é muito interessante, quase em tempo real. Tudo que a srta. De Luce faz está no livro, de diálogos a espionagem, cada fase da investigação e tudo que passa pela sua cabeça. Com isso, você lê diversas páginas e ainda está na mesma cena, ou no mesmo diálogo. Não é exatamente dinâmico, mas não chega a ser cansativo.

Todos os personagens são bem construídos, com personalidades bem marcadas, diferenciadas entre si. O pai de Flavia, a empregada, o jardineiro, as irmãs, os policiais, e até os “figurantes” são indivíduos no enredo, que foge das generalizações usando descrições um pouco caricaturadas. Neste ponto, enxerguei um pouco de crítica social disfarçada de piada, aproximando-se dos personagens da grandiosa Jane Austen de certa forma.

Mesmo com uma protagonista de 11 anos, Flavia de Luce não é um livro para essa idade. Há sutilezas gostosas de perceber nas entrelinhas, uma ironia refinada na maneira que a história é conduzida. Eu provavelmente deveria ter vergonha de admitir isso, mas tenho certeza que não captei todas as sutilezas escondidas nas páginas, na pressa de seguir a narrativa.

Toda a história é cheia de reviravoltas e o final é um deleite a parte.

Bem construído e descomplicado, O Mistério da Torta é a mistura perfeita de diversão com requinte.

Evy 13/10/2010

Cativante!
Flavia de Luce e o Mistério da Torta é um livro apaixonante. Escrito de forma fantástica por Alan Bradley, traz muitos detalhes (mas de forma alguma se torna monótono ou chato em decorrência disso) sobre a protagonista, uma garota de 11 anos apaixonada por química, sua família, a mansão em que vive na Inglaterra e a comunidade que os cercam. As personagens foram muito bem construídas e se integram as situações narradas de forma espetacular.

A história gira em torno de um crime que acontece no jardim da casa de Flavia e pelo qual seu pai, o Coronel de Luce, um homem viciado por selos antigos e que se tornou bastante recluso após a morte da esposa Harriet, é acusado. Para tentar ajudar o pai, Flavia começa a investigar o crime por conta própria, num estilo pré-adolescente de Sherlock Holmes. Entre uma enrascada e outra, Flavia ainda tem que lidar com suas duas irmãs mais velhas: Ophelia e Daphne, o esquisito jardineiro Dogger, cujo passado misterioso Flavia desconhece e a Sra. Mullet, cozinheira da casa cujos dotes culinários são terríveis.

As personagens são apaixonantes e as situações impecavelmente narradas formam um conjunto que é impossível parar de ler. Cada capítulo te faz ter mais vontade de ler o seguinte. Flavia de Luce é cativante e eu recomendo a leitura para todas as idades!
Gabi Pescarolo 24/06/2011minha estante
Adorei a resenha!!!! Como sempre, impecável, Vê!!!

Rafa 02/10/2010

Flavia de Luce e o Mistério da Torta
O meu interesse no livro veio ao saber que a personagem principal, Flavia de Luce, era uma aspirante a química de 11 anos. Como eu sou uma nerd, resolvir colocar na lista e comprei...

Desde o começo já gostei do livro. Ele é muito bem escrito e realista. Flavia chama sei pai de "pai" mesmo e não de "papai" como os livros infanto-juvenis costumam colocar.

A estória toda se baseia na astuta investigação do assassinato de um "desconhecido" onde o principal suspeito é o pai de Flávia. Ela desvenda todo o mistério de forma muito interessante.

Como sua principal paixão são os venenos, de certa forma a história também se baseia neste assunto, com muitas citações de compostos químicos, mas sem ser uma leitura técnica e chata.

O livro é realmente muito bom e estou anciosa pelos próximos volumes.

Antonio Caetano 04/06/2010

Flavia rules!!!!!!!!
bom...
Estou completamente espantado com a Flavia, um dos personagens mais marcantes e carismáticos que já conheci!

Ela vale cada palavra!

Camila 17/10/2010minha estante
concordo plenamente com o que voce disse: Ela vale cada palavra *-*

Camila 17/10/2010minha estante
concordo plenamente com o que voce disse: Ela vale cada palavra *-*

Quemlefazfilme 15/05/2010

Flávia de Luce e o Mistério da Torta por www.quemlefazseufilme.com.br
O coronel De Luce após a morte de sua esposa Harriet criava sozinho suas três filhas : Ophélia de 17 anos, Daphne de 13 e Flávia de 11 anos. Triste e completamente solitário, o coronel gostava mesmo é de selos postais.

Flávia, de longe, era a garota prodígio da casa.

Ao encontrar um antigo livro chamado "Um Estudo Elementar de Química", que um dia pertenceu a sua mãe Harriet, Flávia se encontra no mundo.

Olhe esses trechos:
" em minutos ele me ensinou que a palavra iodo vem de um termo que significa "violeta", e que o nome bromo deriva de uma palavra grega que significa "mau cheiro". Pág 18

" Nele estavam detalhados todos os metais alcalinos: alguns com nomes fabulosos, como lítio e rubídio; os terrosos, como estrôncio, bário e rádio. Vibrei em voz alta quando li que uma mulher, Madame Curie, descobrira o rádio." Pág. 18

A caçula dos De Luce foi ao céu, quando descobriu instruções precisas para manipulação de venenos. Dentro da química, de longe seus prediletos.

Apaixonada por química e profunda admiradora de Marie Anne Lavoisier e Robert Bunsen, tinha um laboratório de química inteirinho ao seu dispor em uma ala da mansão chamada Buckshaw. Sabe qual é o apelido de seu laboratório ? Sanctum Sanctorium ou simplesmente Santo dos Santos.
Seu laboratório era o lugar onde, além de estudar sua grande paixão, Flávia também preparava experimentos especiais destinados especificamente às suas irmãs.
Tais experimentos são descritos com riqueza de detalhes e ganham destaque especial em um diário para registro das reações adversas.

Mas nem só de química era feita a vida dessa garota prodígio. Ao encontrar um homem em seu suspiro de morte, na sua horta de pepinos, Flávia trava uma verdadeira odisséia para desvendar esse crime colocando em prática seus dotes de detetive. Sua curiosidade era importante, mas mais importante que isso, era livrar seu próprio pai das acusações de um crime acontecido dentro dos portões de Buckshaw.
Nem os dramas dos tempos de colégio de seu pai nem os selos valiosos roubados de seus donos impedem Flávia de cumprir seu objetivo: Desvendar o Mistério .

Alan Bradley nos leva a uma Inglaterra antiga e nos apresenta Flávia de Luce, uma garotinha muito à frente de seu tempo, que sabe como desvendar mistérios e enlouquecer policiais. Os estudos de Flávia e suas traquinagens a fim de desvendar o mistério da torta são descritos com uma linguagem leve e a riqueza de detalhes é impressionante. Esse livro já encantou leitores de mais de 27 países e certamente encantará você !

O livro em uma palavra: interessante.

Como quem lê faz seu filme, eu fui levada a uma aula de química tão gostosa que pude até esquecer que não gostava dessa matéria. Ser apresentada ao pensamentos de Flávia me fez acreditar que química é a revelação de tudo. Incrível não é ?
Mas não pára por aí ! Essa garotinha dá um verdadeiro show ao explicar detalhadamente ao policial qual seria o melhor exame para a autópsia do tal defunto do jardim de pepinos. Só digo uma coisa: É impossível não visualizar a cara de bobo do policial !

Lu 15/05/2010

Um livro maravilhoso, cheio de mistério e aventura...
Inglaterra, 1950.

Flavia Sabine de Luce é uma garota de 11 anos, com um humor sarcástico, inteligente e apaixonada por Química. Vive na mansão de Buckshaw com seu pai, o Coronel de Luce - um homem completamente viciado por selos antigos que se tornou bastante recluso após a morte da esposa Harriet -, suas irmãs: Ophelia de 17 anos (que passa o tempo todo pensando em maquiagem), Daphne de 13 anos (uma adolescente viciada em livros) e Dogger, o jardineiro esquisito com um passado misterioso que Flavia desconhece. Não poderíamos deixar de fora a Sra. Mullet, a cozinheira da casa cujos dotes culinários são um dos piores que existem.

A vida de Flavia sempre foi tranqüila, passava uma grande parte de seu tempo em seu velho laboratório criando alguns experimentos inofensivos como Venenos (tipo aquele que ela colocou no batom de Ophélia, como uma pequena vingança) e descobrindo maravilhas sobre o mundo da química.

Mas um dia a vida de Flavia começa a mudar...

Todo começou no dia em que um pássaro Jack Snipe com um selo raro espetado no bico foi deixado morto na porta da mansão Buckshaw. Na noite daquele mesmo dia, Flavia ouve seu pai discutindo com um estranho no escritório, o que é muito suspeito.

Mas o pior de tudo ainda estava por vir...

Para concluir a noite bizarra, Flavia encontra aquele estranho praticamente morto no jardim da sua casa, sendo a pessoa a ouvi-lo pronunciar sua ultima palavra: Vale (Adeus).

Eu gostaria de poder dizer que meu coração ficou chocado, mas ele não ficou. Eu gostaria de poder dizer que meu instinto foi sair correndo, mas isso não seria verdade. Em vez disso, fiquei olhando maravilhada, saboreando cada detalhe: os dedos se agitando levemente, a quase imperceptível turvão bronze-metálico que aparece sobre a pele, como se, diante dos meus próprios olhos, ela estivesse sendo bafejada pela morte.
E, então, a quietude total.
Eu gostaria de poder dizer que fiquei com medo, mas não fiquei. Muito pelo contrário. Aquela era, de longe, a coisa mais interessante que me acontecera na vida inteira.

Em meio a esse turbilhão de acontecimentos, nossa pequena heroína ainda terá que lhe dar com a prisão do seu pai, Coronel de Luce, que se torna o principal suspeito do assassinato.
Mas a pequena detetive não irá ficar em casa esperando que um milagre aconteça, nem que o Detetive Hewitt “consiga” descobrir o que realmente aconteceu. Flavia irá atrás de respostas, pois acredita que seu pai não seria capaz de matar uma pessoa.

Muitas perguntas surgem e poucas respostas aparecem...

Que é o estanho morto?

Quem o matou?

O que seu pai estará escondendo?

O que o pássaro morto com o selo no bico significa?

Será que o veneno que Flavia colocou no batom de Ophelia terá o resultado esperado?

Para saber todas essas perguntas, você terão que ler e se juntar a Flavia nessa grande aventura...

Recomendo! É um livro excepcional, que prende a atenção do leitor do início ao fim.
Vale a pena ler e ter uma leitura muito, mais muito agradável.
Flavia de Luce com certeza conquistará vocês...

Mandy Porto 15/05/2010

Ótimo! *-*
Resenha se encontra em meu blog: http://www.mylittleworldofbooks.blogspot.com/

=)

Ingrid 22/04/2010

FLAVIA DE LUCE E O MISTÉRIO DA TORTA
A ARX traz para o Brasil série da detetive mirim publicada em 27 países e eleita pela revista Times como um dos lançamentos “mais quentes” nos Estados Unidos.

FLAVIA DE LUCE E O MISTÉRIO DA TORTA é o primeiro volume de uma série inspirada nos clás¬sicos livros de detetive, publicada em 27 países. Entrou na lista de mais vendi¬dos da Amazon e do NY Times em 2009 e recebeu a indicação de melhor audiobook de 2009 do iTunes e da Amazon, além de ter sido eleito pela revista Times um dos livros mais “quentes” de 2009. A obra é ganhadora do prêmio Original Voices e aparece com frequência na lista semanal da Indie Next List Great Reads.

Antes mesmo da publicação dos livros, Flavia de Luce já possuía um fã-clube. Neste ano, mais um volume da série será lançado pelo selo ARX, da Editora Saraiva.

Flavia de Luce é uma garota de 11 anos que vive numa man¬são em estilo vitoriano na Inglaterra da década de 1950. Especialista em venenos, é uma versão pré-adolescente de Sherlock Holmes, o célebre per¬sonagem de Conan Doyle. Torna-se detetive a partir de um crime que acontece dentro de sua casa, tema do primeiro volume da série.
Para os leitores interessados em mais informações sobre a obra e vídeos da personagem pelo mundo, a Editora criou um site especialmente para Flavia de Luce: www.editorasaraiva.com.br/flaviadeluce.

Sobre o autor: Alan Bradley é canadense, formado em Engenharia e, no início de sua carreira, trabalhou em rádio e TV. Ingressou na literatura com divertidas e ousadas histórias para crianças. Presidiu associações de escritores no Canadá e foi membro-fundador da The Casebook of Saskatoon, clube dedicado ao estudo das aventuras de Sherlock Holmes. Ganhou o prêmio da Crime Writers Association's, o Debut Dagger 2007 (prêmio britânico concedido aos escritores de romances policiais e de suspense) por Flavia de Luce e o Mistério da Torta, antes mesmo da publicação do livro. Mora em Kelowna, British Columbia, com a mulher e dois gatos.

FLAVIA DE LUCE E O MISTÉRIO DA TORTA
Autor: Alan Bradley