Flavia de Luce e O Mistério da Torta

Flavia de Luce e O Mistério da Torta Alan Bradley

Resenhas - Flavia de Luce e O Mistério da Torta

Flavia 22/06/2012

Muito bom!!
"O Mistério da Torta" é o primeiro volume da coleção "As Crônicas de Flavia de Luce".
Flavia, é a caçula da família de Luce, que vive na mansão Buckshaw na cidadezinha de Bishop's Lancey. A menina é super inteligente, nerd e observadora, tem um senso crítico além do normal, não desgruda de Gladys, sua bicicleta que herdou da mãe, é determinada, do tipo que não descansa enquanto não alcança seus objetivos, e é apaixonada por química e venenos!

Pude observar que talvez por Flavia ter crescido sem a a mãe, que faleceu enquanto ela ainda era um bebê; não ter tanta atenção do pai, que é um colecionador de selos fanático e se tornou uma pessoa extremante fechada e reclusa após a morte da esposa; e viver sendo perseguida pelas irmãs mais velhas, Daphne e Felinha, a menina desenvolveu uma frieza e calculismo que ao meu ver é um pouco assustadora, já que ela só tem 11 anos de idade, principalmente por sempre se referir à mãe pelo nome (Harriet) alegando que não a conheceu e assim sendo, não pode chamá-la de mãe. Mas se não fosse por essas características, talvez ela não seria tão cativante e única. Ela me lembra a Vandinha, da Família Adams, tanto na frieza e sarcasmo, quanto no jeito gótico de se vestir.

A vida de Flavia se resume a estudar química e bolar planos mirabolantes para se vingar das irmãs (do tipo que envolve colocar compostos químicos em um batom só para ver o que vai acontecer com a boca da irmã, dentre outras coisas pavorosas) além de viver fugindo dos pratos feito pela pior cozinheira do mundo, a Sra Mullet.
Até que um belo dia, um pássaro morto aparece na soleira da porta com um selo raríssimo espetado no bico, um pedaço da torta intragável e nem um pouco comestível da Sra Mullet desaparece (o que nos leva a pensar "quem foi o maluco que se arriscou a comer esse troço nojento?"), e no dia seguinte, um homem desconhecido, a beira da morte, é encontrado por Flavia. O problema maior, é que tudo indica que o assassino é o pai da menina!
Diante da distância entre pai e filha e por não conhecê-lo tão bem, Flavia fica intrigada, em cima do muro, sem saber se o pai realmente seria capaz de tal atrocidade, e devido a ele ter sido acusado de assassinato pela polícia, a menina decide investigar o caso por conta própria, seguindo pistas e desvendando os mistérios que acercam esse caso. Quem e por que mataram esse estranho?

Acredito que o autor tenha usado uma narrativa (que a propósito é em 1ª pessoa) que lembrasse a época em que a história se passa, e confesso que achei floreada e um pouco difícil. E quando a leitura não flui de forma fácil, ela se torna arrastada pra mim. O livro e cheio de referências históricas e geográficas, além das várias informações sobre compostos químicos.
Mas a forma como Flavia se comporta a fim de tentar provar a inocência do pai, é completamente fora do comum e incrível.
Só tirei uma estrela por causa do estilo da narrativa, que não é minha favorita e foi um pouco cansativa pra mim, mas é um livro que recomendo, principalmente aos fãs do gênero. Não se enganem com a capa "fofa" e o título "infantil". O livro é voltado para o público adulto.

Wagner Fernandes 16/06/2021

Uma grata surpresa!
FLAVIA DE LUCE E O MISTÉRIO DA TORTA é um livro que me surpreendeu. Achei que fosse só mais um título infantojuvenil com uma trama simples. Ledo engano.
Conheci esse livro por indicação da Beatriz Paludetto, se não me engano. Ela o indicou em seu canal e saí à procura dele, encontrando-o para troca aqui no Skoob em junho de 2019 (dois anos já! Nossa!).
Me encaminhando para o final deste primeiro volume, fui presenteado com uma trama que prende a atenção. E é uma garotinha de 11 anos narrando em primeira pessoa a história de como desvendou um crime e salvou sua família.
Devo dizer que FLAVIA DE LUCE é encantadora? Sim. Historinha deliciosa, cheia de surpresas, tiradas sarcásticas, esperteza, uma trama bem bolada e uma escrita fluida. É um livro que agrada leitores de qualquer idade sem ser infantil, previsivo ou clichê. Pela capa, logo me lembrei da "Família Adams" e "Coraline", mas Flavia de Luce passa looonge (é o que dá julgar um livro pela capa!... Se bem que a CAPA é belíssima. Linda ilustração, cores, composição). Nada sobrenatural. Apenas uma pequena e esperta detetive amante da química, de música e cinema. A referência a várias obras musicais é um charme a mais. Você para a leitura, procura pela música que Flavia cita e acompanha com ela a melodia enquanto continua a leitura. Uma grata experiência.
Ah, o correio acaba de entregar o volume 2 dessa adorável personagem!
Mais uma para minha lista de favoritos!

Evy 13/10/2010

Cativante!
Flavia de Luce e o Mistério da Torta é um livro apaixonante. Escrito de forma fantástica por Alan Bradley, traz muitos detalhes (mas de forma alguma se torna monótono ou chato em decorrência disso) sobre a protagonista, uma garota de 11 anos apaixonada por química, sua família, a mansão em que vive na Inglaterra e a comunidade que os cercam. As personagens foram muito bem construídas e se integram as situações narradas de forma espetacular.

A história gira em torno de um crime que acontece no jardim da casa de Flavia e pelo qual seu pai, o Coronel de Luce, um homem viciado por selos antigos e que se tornou bastante recluso após a morte da esposa Harriet, é acusado. Para tentar ajudar o pai, Flavia começa a investigar o crime por conta própria, num estilo pré-adolescente de Sherlock Holmes. Entre uma enrascada e outra, Flavia ainda tem que lidar com suas duas irmãs mais velhas: Ophelia e Daphne, o esquisito jardineiro Dogger, cujo passado misterioso Flavia desconhece e a Sra. Mullet, cozinheira da casa cujos dotes culinários são terríveis.

As personagens são apaixonantes e as situações impecavelmente narradas formam um conjunto que é impossível parar de ler. Cada capítulo te faz ter mais vontade de ler o seguinte. Flavia de Luce é cativante e eu recomendo a leitura para todas as idades!
Gabi Pescarolo 24/06/2011minha estante
Adorei a resenha!!!! Como sempre, impecável, Vê!!!

Núbia Esther 23/04/2011

Sempre gostei de literatura policial, um bom romance investigativo pode ser deveras divertido se você se empenha na descoberta do meliante. Esse lado do meu gosto literário foi alimentado por vários títulos da Coleção Vagalume e outros tantos da Grande Rainha do Crime e mais recentemente por algumas aventuras do Sr. Holmes. Então, vejam bem quando me falaram sobre uma nova série de investigação na qual a mente dedutiva pertencia a uma garota de onze anos eu me interessei. Pensava comigo, que mesmo que a história fosse fraquinha, que eu conseguisse descobrir o assassino antes valeria a pena pela diversão. Diverti-me lendo Flávia de Luce e o Mistério da Torta, mas mais do que isso me surpreendi com a mente acurada de nossa pequena Holmes/Poirot e me impressionei com a sua paixão pela química. Deixe-me contar-lhe um pouco mais dessa série, quem sabe isso não te anima a lê-la também…

Estamos na Inglaterra de 1950 sob a regência do Rei George VI. Somos apresentados na mansão Buckshaw à excêntrica família de Luce. O pai é um viúvo taciturno, colecionador obsessivo de selos; Ophelia e Daphne são as irmãs mais velhas que vivem implicância; Dogger o jardineiro esquisito em que parece faltar um parafuso; a Sra. Mullet a cozinheira cujos dotes culinários deixam muito a desejar e finalmente Flávia, a caçula apaixonada por química e mais especificamente por venenos que apresenta uma leve (se é que enfileirar ervilhas no prato o seja) tendência ao TOC (transtorno obsessivo compulsivo).

A garota teve seu encontro com a química por acaso e teve a sorte de poder contar com um laboratório super equipado em sua casa, laboratório herdado de um finado de Luce que adorava química tanto quanto ela:

“[...]meu pé escorregou e um livro pesado foi ao chão. Quando o peguei para alisar suas páginas amarrotadas, vi que ele estava repleto não apenas de palavras, mas de dúzias de desenhos também. Em alguns deles, mãos sem corpo despejavam líquidos em curiosos recipientes de vidro, que pareciam instrumentos musicais de outro mundo.”

A vida de Flávia em Buckshaw resumia-se a viver às voltas com compostos químicos e bolar planos para se vingar das irmãs. Mas, um dia um pássaro morto com um selo espetado no bico foi encontrado na soleira da porta de Buckshaw, acontecimento que deixou o pai muito nervoso. Mais tarde um estranho homem ruivo faz uma visita ao pai. E no outro dia cedo, um pedaço da torta de creme da Sra. Mullet está faltando (e ninguém em Buckshaw come sua torta) e um moribundo em seus últimos suspiros de vida estava no jardim. Um corpo encontrado por Flávia… o corpo do cara de cabelo vermelho. Flávia ao começar a suspeitar que seu pai possa estar envolvido no acontecimento começa a empreender sua própria busca pela verdade. Passamos então a acompanhá-la em sua aventura, a garota desconhece limites e faz de tudo e mais um pouco para dar cabo a sua investigação então, prepare-se para muitas cenas de ação.

Mas, não foi só o lado investigativo puro e simples que me cativou. A história de Bradley é repleta de referências históricas e literárias e eu tenho que confessar que eu adoro referências. Temos curiosidades filatélicas, muitas informações químicas (aliás, todas as deduções de Flávia originam-se de analogias químicas), evolutivas e várias referências literárias. Afinal, Daphne é uma leitora voraz ambulante e se ela andasse um pouco menos com Ophelia e tratasse nossa protagonista com um pouco mais de camaradagem eu poderia gostar dela, ela vive com um livro nas mãos e esquece até do que está ao seu redor por causa deles… É, rolou uma identificação. Mas, as referências literárias não ficam só por conta de Daphne, Flávia também é dona de um arcabouço literário invejável e suas observações sobre o hábito da irmão, apesar de algumas eu considerar mordazes demais em outras deixa a história bem divertida.

“Dafi estava lendo nos últimos tempos Pelham, de Bulwer-Lytton, algumas páginas todas as noites antes de dormir, como seu livro de cabeceira, e até terminá-lo nós provavelmente seríamos fustigadas diariamente na hora do desjejum com frases obscuras em um estilo de prosa tão rígido e inflexível quanto pôquer de salão”.

Tem como não gostar de uma garota de onze anos capaz de fazer observações como essa? Eu adorei conhecer Flávia, me encantei com seus conhecimentos químicos (ainda que eu preferisse que eles fossem biológicos) e acompanhei vorazmente o desenlace de sua investigação. Bradley soube criar uma protagonista carismática e observadora, e não deixou de lado os outros personagens do livro mesmo que travemos conhecimento com eles através de Flávia. É assim que aprendemos um pouco mais sobre o pai e que Dogger passa a fazer um pouco mais de sentido e até nos encantar em alguns momentos. Quem gosta de um romance policial e não tem preconceitos em aceitar que uma “garotinha” seja a mestre de cerimônias, Flávia de Luce e o Mistério da Torta não deixa nada a desejar aos romances mais adultos. Enfim, a série promete e espero que a Arx não demore muito para publicar o segundo volume, já estou com saudades da pequena cientista.

[Blablabla Aleatório]-http://feanari.wordpress.com/2011/02/21/flavia-de-luce-e-o-misterio-da-torta-alan-bradley/

Luce.Clara 02/05/2021

Maravilhoso.
Antes de tudo, preciso dizer, leia. Esse livro é incrível, com personagens únicos e uma história perfeitamente interligada. A Flávia é uma menina esperta, curiosa e aventureira e me diverti demais com todas as peripécias dela. Todos os acontecimentos vão se dando com um efeito dominó inacreditável e a resolução do mistério é satisfatória. A essência de alguns personagens é ainda desconhecida por nós, mas de forma agradável. Mesmo não sendo por palavras, vemos a afeição da Flávia pelas pessoas próximas a ela. Adorei essa leitura.

Quemlefazfilme 15/05/2010

Flávia de Luce e o Mistério da Torta por www.quemlefazseufilme.com.br
O coronel De Luce após a morte de sua esposa Harriet criava sozinho suas três filhas : Ophélia de 17 anos, Daphne de 13 e Flávia de 11 anos. Triste e completamente solitário, o coronel gostava mesmo é de selos postais.

Flávia, de longe, era a garota prodígio da casa.

Ao encontrar um antigo livro chamado "Um Estudo Elementar de Química", que um dia pertenceu a sua mãe Harriet, Flávia se encontra no mundo.

Olhe esses trechos:
" em minutos ele me ensinou que a palavra iodo vem de um termo que significa "violeta", e que o nome bromo deriva de uma palavra grega que significa "mau cheiro". Pág 18

" Nele estavam detalhados todos os metais alcalinos: alguns com nomes fabulosos, como lítio e rubídio; os terrosos, como estrôncio, bário e rádio. Vibrei em voz alta quando li que uma mulher, Madame Curie, descobrira o rádio." Pág. 18

A caçula dos De Luce foi ao céu, quando descobriu instruções precisas para manipulação de venenos. Dentro da química, de longe seus prediletos.

Apaixonada por química e profunda admiradora de Marie Anne Lavoisier e Robert Bunsen, tinha um laboratório de química inteirinho ao seu dispor em uma ala da mansão chamada Buckshaw. Sabe qual é o apelido de seu laboratório ? Sanctum Sanctorium ou simplesmente Santo dos Santos.
Seu laboratório era o lugar onde, além de estudar sua grande paixão, Flávia também preparava experimentos especiais destinados especificamente às suas irmãs.
Tais experimentos são descritos com riqueza de detalhes e ganham destaque especial em um diário para registro das reações adversas.

Mas nem só de química era feita a vida dessa garota prodígio. Ao encontrar um homem em seu suspiro de morte, na sua horta de pepinos, Flávia trava uma verdadeira odisséia para desvendar esse crime colocando em prática seus dotes de detetive. Sua curiosidade era importante, mas mais importante que isso, era livrar seu próprio pai das acusações de um crime acontecido dentro dos portões de Buckshaw.
Nem os dramas dos tempos de colégio de seu pai nem os selos valiosos roubados de seus donos impedem Flávia de cumprir seu objetivo: Desvendar o Mistério .

Alan Bradley nos leva a uma Inglaterra antiga e nos apresenta Flávia de Luce, uma garotinha muito à frente de seu tempo, que sabe como desvendar mistérios e enlouquecer policiais. Os estudos de Flávia e suas traquinagens a fim de desvendar o mistério da torta são descritos com uma linguagem leve e a riqueza de detalhes é impressionante. Esse livro já encantou leitores de mais de 27 países e certamente encantará você !

O livro em uma palavra: interessante.

Como quem lê faz seu filme, eu fui levada a uma aula de química tão gostosa que pude até esquecer que não gostava dessa matéria. Ser apresentada ao pensamentos de Flávia me fez acreditar que química é a revelação de tudo. Incrível não é ?
Mas não pára por aí ! Essa garotinha dá um verdadeiro show ao explicar detalhadamente ao policial qual seria o melhor exame para a autópsia do tal defunto do jardim de pepinos. Só digo uma coisa: É impossível não visualizar a cara de bobo do policial !

Antonio Caetano 04/06/2010

Flavia rules!!!!!!!!
bom...
Estou completamente espantado com a Flavia, um dos personagens mais marcantes e carismáticos que já conheci!

Ela vale cada palavra!

Camila 17/10/2010minha estante
concordo plenamente com o que voce disse: Ela vale cada palavra *-*

Camila 17/10/2010minha estante
concordo plenamente com o que voce disse: Ela vale cada palavra *-*

Ingrid 22/04/2010

FLAVIA DE LUCE E O MISTÉRIO DA TORTA
A ARX traz para o Brasil série da detetive mirim publicada em 27 países e eleita pela revista Times como um dos lançamentos “mais quentes” nos Estados Unidos.

FLAVIA DE LUCE E O MISTÉRIO DA TORTA é o primeiro volume de uma série inspirada nos clás¬sicos livros de detetive, publicada em 27 países. Entrou na lista de mais vendi¬dos da Amazon e do NY Times em 2009 e recebeu a indicação de melhor audiobook de 2009 do iTunes e da Amazon, além de ter sido eleito pela revista Times um dos livros mais “quentes” de 2009. A obra é ganhadora do prêmio Original Voices e aparece com frequência na lista semanal da Indie Next List Great Reads.

Antes mesmo da publicação dos livros, Flavia de Luce já possuía um fã-clube. Neste ano, mais um volume da série será lançado pelo selo ARX, da Editora Saraiva.

Flavia de Luce é uma garota de 11 anos que vive numa man¬são em estilo vitoriano na Inglaterra da década de 1950. Especialista em venenos, é uma versão pré-adolescente de Sherlock Holmes, o célebre per¬sonagem de Conan Doyle. Torna-se detetive a partir de um crime que acontece dentro de sua casa, tema do primeiro volume da série.
Para os leitores interessados em mais informações sobre a obra e vídeos da personagem pelo mundo, a Editora criou um site especialmente para Flavia de Luce: www.editorasaraiva.com.br/flaviadeluce.

Sobre o autor: Alan Bradley é canadense, formado em Engenharia e, no início de sua carreira, trabalhou em rádio e TV. Ingressou na literatura com divertidas e ousadas histórias para crianças. Presidiu associações de escritores no Canadá e foi membro-fundador da The Casebook of Saskatoon, clube dedicado ao estudo das aventuras de Sherlock Holmes. Ganhou o prêmio da Crime Writers Association's, o Debut Dagger 2007 (prêmio britânico concedido aos escritores de romances policiais e de suspense) por Flavia de Luce e o Mistério da Torta, antes mesmo da publicação do livro. Mora em Kelowna, British Columbia, com a mulher e dois gatos.

FLAVIA DE LUCE E O MISTÉRIO DA TORTA

lys 05/12/2019minha estante
Porque só uma estrela?

Rafa 02/10/2010

Flavia de Luce e o Mistério da Torta
O meu interesse no livro veio ao saber que a personagem principal, Flavia de Luce, era uma aspirante a química de 11 anos. Como eu sou uma nerd, resolvir colocar na lista e comprei...

Desde o começo já gostei do livro. Ele é muito bem escrito e realista. Flavia chama sei pai de "pai" mesmo e não de "papai" como os livros infanto-juvenis costumam colocar.

A estória toda se baseia na astuta investigação do assassinato de um "desconhecido" onde o principal suspeito é o pai de Flávia. Ela desvenda todo o mistério de forma muito interessante.

Como sua principal paixão são os venenos, de certa forma a história também se baseia neste assunto, com muitas citações de compostos químicos, mas sem ser uma leitura técnica e chata.

O livro é realmente muito bom e estou anciosa pelos próximos volumes.

Tathy 09/03/2011

Flavia de Luce e o Mistério da Torta de Alan Bradley
Para ler a resenha completa com imagens e links ativos, visite o blog Eu sou assim (www.tathy.com.br)

Comecei o ano lendo Flavia de Luce e o Mistério da Torta do Alan Bradley, publicado pelo selo ARX da editora Saraiva. Um livro que já estava na minha estante fazia um tempo. E eu, esperando sempre a oportunidade certa pra ler. Não sei vocês, mas antes de ler algum livro eu fico com ele nas mãos um tempinho pensando se aquele é o momento certo para aquele livro. Coisa de gente louca, eu sei. Mas as vezes, em certos momentos, é como se eu não estivesse aberta pra certos tipos de histórias, então deixo pra depois, quando este sentimento mudar. Com este foi assim. Pura besteira, claro. Depois que peguei o livro eu pensei: Caraca, porque não li antes? Mas no fundo eu sei que aquele era o momento certo. É sempre assim…

Como a sinopse diz, Flavia de Luce é uma garotinha que, se não fosse pela descrição e pela forma como as irmãs mais velhas a tratam, você não imaginaria que ela tem apenas 11 anos.
Ela é inteligente, sarcástica, determinada, esperta, sagaz, expert em Química e muito (muito mesmo) ligeira.

Em O Mistério da Torta, Flavia encontra um desconhecido morto no jardim da mansão onde mora com os pais e suas irmãs. Aos poucos, ela percebe que existe uma ligação entre o pai e o morto e a polícia também percebendo esta ligação, acusa o Coronel De Luce de assassinato. Mesmo ela não tendo certeza de conhecer bem o pai e não ter certeza se ele seria capaz de cometer um assassinato, ela começa a investigar por conta própria, mas sempre acompanhada de sua Gladys, a bicicleta que ela herdou de Harriet, a mãe que faleceu quando ela tão pequena, que ela se recusa a chamá-la de mãe, pois pra ela, Harriet é apenas uma desconhecida. Sim, Flavia é uma garota fria…

No início, a leitura parecia não estar fluindo, pois as citações referente a época ou ao espaço geográfico onde a história ocorre são constante, mas depois que comecei a me acostumar e a identificar as descrições com mais facilidade, a leitura passou de boa para prazerosa. Também pudera, é como se o autor conduzisse a narrativa de uma forma tão impecável que somos levados a investigar o mistério junto com a Flavia. Como se sentíssemos raiva de suas irmãs todas as vezes em que elas a maltratam e como seu ríssemos junto com Flavia todas as vezes em que ela apronta alguma misturinha química básica para deixar os lábios da irmã inchados, por exemplo.

A capa é um show a parte. Eu já achava essa capa linda antes de ler o livro. Depois de ler, e entender cada elemento da capa, passei a gostar mais ainda. Cada pedacinho da capa tem relação com o livro e acaba fazendo parte da história.

Citações inesquecíveis:

Enquanto estava do lado de fora do Caminho das Vacas, ocorreu-me que o Paraíso deve ser um lugar onde a biblioteca fica aberta vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana.
Não… oito dias por semana.

A srta. Mountjoy revirou a gaveta da escrivaninha e desenterrou um anel com chaves de ferro que pareciam ter pertencido aos carcereiros de Edmond Dantès, em O Conde de Montecristo…

Flavia cita paixão por livros e O Conde de MonteCristo ♥ Tem como não amar?

Enfim, Flavia de Luce já entrou pro roll das minhas personagens preferidas :)

Meropa 22/04/2022

O livro é muito interessante desde o começo e Flavia é uma personagem muito interessante assim como a história. Recomendo.

Roger 30/11/2010

O Mistério da Torta.
O livro é uma narrativa em primeira pessoa. A personagem principal, Flavia de Luce, é uma garota determinada, persuasiva, egocêntrica, sarcástica e irônica. Tudo gira em torno de indas e vindas à Bishop's Lacey, a aldeia e em Buckshaw a Mansão dos "De Luce". Com Flavia em Buckshaw moram: Suas irmãs Ophelia (a mais velha) e Daphne (a do meio, com 13 anos). Também o seu pai, o Coronel de Luce. A cozinheira Sra. Mullet e o Faz-Tudo, Dogger. A vida em Buckshaw era absurdamente monótona até o dia em que ocorre um assassinato na misteriosa Mansão. O homem que foi morto, para Flavia era um desconhecido, assim como para a maioria das pessoas, porém, não para todos. E com isso, com as investigações, o principal suspeito torna-se o Coronel de Luce. Mas... Se não foi ele quem matou o "estranho" quem o fez? Sobra para Flavia a árdua função de descobrir o assassino, o motivo de ele ter matado e como ele fez isso.
Em suma, o livro para mim foi uma leitura surpreendentemente agradável, empolgante e marcante. Nenhum livro me proporcionou tanto prazer como este. Fiquei extramamente impressionado com o modo de como o autor abordou este assunto. Apesar de algumas coisas serem explicadas somente mais tarde, o prazer não diminuiu e se me permitem até aumentou. "Flavia de Luce e o Mistério da Torta" é uma ótima opção para presentear e divertir-se lendo. Foi de um prazer enorme lê-lo e espero que hajam outros volumes, pois uma coisa tão boa não pode parar em um volume.

Lili 19/11/2010

Improvável é o mínimo que você pode dizer de Flavia de Luce e o Mistério da Torta.

Eu havia lido a sinopse e achado uma gracinha, imaginando uma versão infantil para mistérios e descobertas, protagonizado por uma detetive que se aproxima de desenhos animados. Estava completamente enganada. Esqueça Scooby Doo, momentos atrapalhados e vilões que roubam doce de criança. Há assassinatos de verdade, investigação, suspeitos, cadeia, polícia e todos os elementos que um mistério pede.

Flavia é uma investigadora obstinada, destemida e inteligente. Demasiadamente obstinada, destemida e inteligente, é preciso dizer, para os poucos 11 anos. Ela surpreende pela atitude e ousadia – infinitas vezes maior do que das suas irmãs mais velhas chatinhas e maldosas, Daphne e Ofélia – o que torna alguns trechos um pouco difíceis de engolir. Além disso, Flavia também conhece química profundamente e mantém sozinha um laboratório lindíssimo muito bem equipado em uma das partes esquecidas da mansão da família.

Entretanto, acredito que, se você conseguir ignorar esses pontos, vai gostar muito de Flavia. Divertida, dinâmica e inquieta, a pequena vai te levar para percorrer Bishop’s Lancey na busca pela solução do crime que desestabiliza sua família. É ela quem narra a trama, com riqueza de vocabulário, recheado de humor sutil e sarcástico, típico britânico (o autor, Alan, é canadense). O tempo da narrativa é muito interessante, quase em tempo real. Tudo que a srta. De Luce faz está no livro, de diálogos a espionagem, cada fase da investigação e tudo que passa pela sua cabeça. Com isso, você lê diversas páginas e ainda está na mesma cena, ou no mesmo diálogo. Não é exatamente dinâmico, mas não chega a ser cansativo.

Todos os personagens são bem construídos, com personalidades bem marcadas, diferenciadas entre si. O pai de Flavia, a empregada, o jardineiro, as irmãs, os policiais, e até os “figurantes” são indivíduos no enredo, que foge das generalizações usando descrições um pouco caricaturadas. Neste ponto, enxerguei um pouco de crítica social disfarçada de piada, aproximando-se dos personagens da grandiosa Jane Austen de certa forma.

Mesmo com uma protagonista de 11 anos, Flavia de Luce não é um livro para essa idade. Há sutilezas gostosas de perceber nas entrelinhas, uma ironia refinada na maneira que a história é conduzida. Eu provavelmente deveria ter vergonha de admitir isso, mas tenho certeza que não captei todas as sutilezas escondidas nas páginas, na pressa de seguir a narrativa.

Toda a história é cheia de reviravoltas e o final é um deleite a parte.

Bem construído e descomplicado, O Mistério da Torta é a mistura perfeita de diversão com requinte.