Menina feita de estrelas Ashley Herring Blake

Resenhas - Menina Feita de Estrelas

luaraevangelista 23/04/2024

"Por todas as meninas cujo o nome jamais saberei"
'Menina Feita de Estrelas' não é um livro fácil. Não é fácil por que ele nos lembra a todo momento verdades que são dolorosas de engolir.

Ele joga na nossa cara a realidade de que mulheres, e demais pessoas que são encaixadas na feminilidade, nunca estão 100% seguras. Nos lembra que nascer mulher é nascer com um alvo nas costas e tem que lutar durante a vida pra não ser atingido.

O livros nos lembra também, através do choque e decepção da personagem principal, de que abusadores não tem cara. De que todo homem é um abusador em potencial.

É angustiante acompanhar Mara percebendo que seu irmão gêmeo não é quem ela pensava. É angustiante ver Hanna, a vítima, ser constantemente desacreditada por todos ao seu redor por que o Owen é "um cara legal demais pra fazer algo assim".

A maior das angústias é perceber que essa história é real, acontece todos os dias, só mudam os personagens.

O livro é de fato uma leitura obrigatória, que mexe com o leitor da primeira até a última página.

Ingrid.Bertotti 21/04/2024

Relendo esse livro me fez lembrar o mix de sentimentos que ele nos faz experimentar, você fica com raiva, triste, feliz pela amizade e por tudo o que ela pode fazer por você, mas ele dói e muito, uma história tão real que nos faz relembrar como todos ainda temos muito a evoluir, amo esse livro e tudo o que ele representa

Fernanda311 31/03/2024

Menina feita de estrelas
"Pela Hannah, pela Charlie. Por todas as meninas cujo nome jamais saberei. Por mim. Uma menina de carne e osso"

Amanda 30/03/2024

Acho que já cheguei na fase em que livros com personagens adolescentes já não me aprazem tanto. Por vezes, eu julguei muito a Mara em suas decisões e ações ao longo do livro, e tinha que frequentemente me lembrar que ela é uma adolescente, ainda está aprendendo a viver nesse mundo e ainda vai errar pra poder aprender.
Fiquei incomodada com o final, apesar de ter entendido que foi intenção da autora de trazer a realidade, o jeito como o sistema é falho e por vezes auxilia o predador enquanto despreza a presa.
Em alguns momentos eu senti que foi muita coisa acontecendo ao mesmo tempo que nada era resolvido e tudo ficava uma bagunça. Não tem um adolescente que esteja bem nesse livro e minha resposta para todos seria "TERAPIA". Mas no geral foi uma leitura boa.

Julieper Lee 18/03/2024

Toca na alma
Por mim e por todas as meninas que não sei o nome.
O livro fala do medo de todas as meninas.
Ele acolhe as meninas que, infelizmente, sofreram e não foram ouvidas.
O livro toca na alma, este foi o motivo de favoritar

Giulia.A 27/02/2024

A gente está sozinha para lutar contra o mundo inteiro, Mara
Quando comecei a ler não estava esperando uma história tão profunda e tão real. Tão real…
Essa leitura deixa tanto espaço para reflexão e causa um infinito de sentimentos .
Os recados desse livro são extremamente necessários, como saber que as pessoas que mais amamos e consideramos incapazes de fazer coisas ruins podem ser a pior coisa na vida de alguém.
Termino essa leitura com revolta, pelas meninas que diariamente não são escutadas e amparadas.
Pela injustiça que é um estupro ser justificado pela sociedade, muitas das vezes.
A história apresenta muitos ângulos pra que a gente possa entender o que passa na mente de cada um, e isso é demais! A forma com que as coisas vão acontecendo me agrada, a escrita é fluida e o livro prende bastante.
leiam!!!

Algumas frases das muitas que eu favoritei:
- As melhores mentiras são disfarçadas no meio de verdades incontestáveis
-Quase dou risada ao lembrar de todos aqueles epitáfios que cacei no cemitério da Orange
Street. Qual seria o meu? Uma coisa tão clichê de se pensar, mas essa pergunta me dá a sensação
de ter levado um soco no estômago.
E, neste momento, a Irmã Gêmea respira fundo, absorvendo um universo cheio de
partirem do céu de uma vez por todas.

M_adonn 18/01/2024

"Ou estou morrendo, ou renascendo"
"E, neste momento, a irmã gêmea respira fundo, absorvendo um universo cheio de constelações, que leva consigo quando vai embora. Porque sabe que está na hora de ela e o irmão partirem do céu de uma vez por todas."

Toda a história é tão cativante. O medo de uma família ser destruída por um grande erro, torcer para que a família continue firme, ao mesmo tempo que quer que ouçam a vítima e deem a ela proteção, cuidado e justiça.

A história foi passada de forma tão responsável, que faz você realmente refletir a respeito do tema no mundo real.

Minha experiência com este livro... eu esperava mais, mesmo assim ele foi ótimo. Tirando a relação Charlie e Mara, não tenho do que reclamar (fofas e chatas)

Há bons personagens. Amei o Alex, Hanna, Mara

Eu fiquei com raiva do fato de ter uma mulher feminista, que apoia a sua filha nas suas ideias de empoderar as garotas da sua escola, e ainda sim, não tratar com a devida seriedade o que seu filho está sendo acusado de ter feito, mas condenar a filha por uma coisa que aconteceu, que está totalmente fora do comportamento que ela tem e nem se quer ouvir seu lado da história. Entendo o motivo dela ter escolhido acreditar no filho, só que ainda assim... senti falta de uma conversa entre a mãe da Mara e ela.

Eduarda 04/12/2023

Tao pitiquinho
Esse livro é perfeito, com um assunto tão sério sendo abordado, me identifiquei muita coisa com a mara em questão do jeito que ela lida e explode com as coisas que sente e como põe isso pra fora. é um livro que não para de acontecer coisas e você fica mt preso lendo, trata sobre escolher um lado, sendo os dois muito proximos de você, e como a escolha desse lado implica diretamente na relação com o outro, sobre como é difícil as mulheres denunciarem e se sentirem acolhida e até se sentir ela mesma e permitir que a conheçam de novo. tirei 0,5 estrela pois achei que o final ia ter alguma conclusao sobre a relação dela com o irmão e isso quebrou minhas expectativas, mesmo que essa era à intenção da autora, como ela fala no final.

Kmil4_7 29/11/2023

Leia! Follow me!?
Se você esperava que esse livro fosse de ficção, você estava muito errado. É um livro com ótima escrita, leitura rápida e reflexiva. Fala sobre adolescência, sexualidade, abuso sexual como foco. Deve ter coragem o suficiente para ler temas como esse. Esse livro é especialmente para pessoas: que ninguém acredita, que foram traídas por quem nunca se esperou, e para garotas fortes e empoderadas. Mesmo sendo uma trama adolescente clichê, acabou com muito choro e achei o final um pouco seco. Não é um livro que você bota muita atenção por não acontecer nada demais, mas quando se percebe já se passou vários problemas. Não indicaria para algumas pessoas, mas é um livro razoável.

larastonha 24/11/2023

Menina feita de estrelas
Esse livro trata de assuntos pesados e importantes, me emocionei muito, a escrita é muito bem feita. Acredito que irei guardar carinho por este livro por muito tempo, pelo fato de abordar assuntos necessários! Eu sinto que um dia verei esse mundo melhorar. Além disso, espero que todas as pessoas que passaram pelo mesmo que a Mara e a Hannah, consigam denunciar, mesmo que seja difícil! Saiba que tem pessoas que acreditarão e estarão do seu lado, mesmo que pareça que não.

Camila.Straubel 06/11/2023

Uma surpresa
Comecei a ler sem nenhuma expectativa, sem nenhuma pretensão, não fazia ideia do que esperar. Já aviso, se você for uma pessoa sensível a conteúdos como abuso e violência sexual NÃO leia, é um livro que aborda duas vítimas dessa violência e de uma maneira muito humana, muito verdadeira e real. Dos sentimentos mais profundos, desde a vergonha, a culpa, a raiva, tudo absolutamente tudo. Livro incrível, com o intuito de dar voz as mulheres e meninas, maravilhoso e ao mesmo tempo extremamente triste e doloroso.

saturno 23/10/2023

Eu demorei pra ler (por causa da ressaca literária ?) e acho que não consegui SENTIR ele inteiramente por isso, mas não deixa de ser menos significativo.

acho que esse livro serve de aviso e, principalmente, de inspiração para muitas pessoas ao redor do mundo. é triste saber que essa é uma situação muito recorrente, ainda mais nos dias de hoje, mas é bom saber que existem livros como esse que dão voz às vítimas desses atos cruéis.

a relação da mara com o owen, com a charlie, a hannah, o alex. acho que foi tudo muito bem trabalhado, principalmente com o owen. quando eu leio livros sobre irmãos, é perceptível quando o autor não tem um embasamento pra isso (ou eu que sou muito exigente por ter um irmão), mas esse aqui? nossa, eu consegui sentir na pele as emoções que a mara sentia com relação ao owen.

enfim, é um livro ótimo, mas eu estava de ressaca literária, infelizmente. no entanto, eu gostei de achar esse livro aleatoriamente na amazon, me rendeu uma boa leitura, apesar de demorada.

Gisele Aquino de Araújo 18/10/2023

Faltou justiça....
Por ser uma ficção esperava um final diferente. Tô cansada desse final na vida real.
Gostei de ver o lado da família do abusador e a forma como eles lidaram com isso, entre amor e ódio pelas atitudes desse monstro.
Adorei a escrita e a forma autêntica de cada personagem.
Quando decidi ler esse livro eu saberia q não teria como ter final 100% feliz depois de tudo pelo q as meninas passaram, mas esperava por um desfecho mais justo.
Em nota, a autora disse que o mundo em que vivemos não é assim. Então, ela entregou esse final que não aquece o coração com justiça. Sinceramente, ela deveria reescrever esse livro e mudar algumas atitudes dos adultos responsáveis (promotor, diretor de escola) gostaria MT de saber sobre as atitudes dos pais da Mara logo após sua confissão. Queria ver a rede de apoio funcionar de vdd e queria MT ver os responsáveis pagarem pelos seus atos...
Apesar do final o livro é MT bom. Escrita fluída e MT emotiva.