A Fugitiva das Highlands

A Fugitiva das Highlands Marcia Pimentel

Resenhas - A Fugitiva das Highlands

Francassia 28/06/2020

Não rolou!
Apesar de ser um livro onde a autora descreve os costumes da época de forma bem explorada, nos levando a ver como a situação não era muito feliz para as mulheres. Elas não tinham poder de escolha ou independência, suas vidas eram regidas pelos homens, do Rei ao marido. Quem escolhia seu conjugue era seu pai, se não tivesse o pai, o irmão mais velho, e se o mesmo também já tivesse morrido ou não existisse, dependendo da hierarquia da mulher, quem escolhia seu futuro era o próprio rei, que fazia isso de forma política, onde pudesse tirar proveito dessa união.
É verdadeiramente angustiante em alguns momentos ver a impotência de Kristen, sua resignação, mas ainda assim é uma mulher forte, que se sacrifica pelo seu dever, sacrifícios que não deveria ter que existir, mas que apesar de tudo, ela nunca deixa de lutar pelo amor.
Mesmo assim, não foi uma história que me conquistou.
Li tentando ver se com o desenvolver da história, iria mudar de ideia, e se iria me deixar conquistar, mas simplesmente não rolou.
Houve momento em que sinceramente revirei os olhos, porque simplesmente não dava.
Deixo claro, que não significa que a autora não é boa, apenas que sua história não me tirou suspiros, sorrisos e encantos.

ThaisaScarpa 19/05/2020

Não consegui fugir!
Depois de iniciar a estória de Kristen, não tem como parar, ela é uma mocinha guerreira, determinada e sonhadora, tem irmãos que a amam e que estão dispostos a deixar ela decidir seu destino, uma reviravolta muda todos seus sonhos e ela é obrigada a tirar muita força de seu íntimo, porém, o destino tem nome e sobrenome.
Darach McGregor tem sua cota de sofrimentos e luta para sustentar seus familiares, um trabalho coloca Kristen em suas mãos e logo percebemos que os dois nasceram para ficarem juntos, porém o mesmo destino que provê, pode tirar o que mais amamos, em um ponto da leitura a autora realmente me surpreende e acredito que como eu, todos serão muito bem enganados! Gostei muito desse livro e realmente me surpreendeu. Boa leitura a todos!

Cailes Sales 22/11/2019

Na Escócia Medieval vamos conhecer Kristen MacGregor, filha do Chefe do clã MacGregor. O pai e os irmãos lutaram na guerra pela independência da Escócia e essa batalha trouxe consequências que mudaram a vida de Kristen e de todo o clã. Ela precisa se casar, pois seu povo necessita de um senhor que cuide da terra e das pessoas. No entanto, o primo que vem de uma família inimiga deseja forçar a união e Kristen precisa fugir. Em seu caminho ela encontra Darach MacGregor e lhe pede ajuda, não sabendo que o mesmo foi contratado para levá-la de volta ao castelo.
Ao longo da trama, vamos acompanhar a jornada e a construção de um relacionamento entre os dois. Boa parte do livro se passa entre as florestas e montanhas da Escócia, os protagonistas percorrem longas distâncias e é impossível não se sentir dentro das paisagens descritas. A ambientação é muito bem feita, o detalhamento dos castelos, as vestimentas e mesmo os costumes da época, tudo é feito com bastante cuidado pela autora. Ela se utiliza de fatos reais para desenvolver a narrativa, o que agrega muito ao enredo.
Uma das características que mais me agradam na escrita da Márcia é justamente como ela se apropria da História para dar vida aos seus livros. Como mencionei, os costumes da época são bastante explorados pela autora e por isso não vemos uma situação muito feliz para as mulheres. Elas não tinham poder de escolha ou independência, suas vidas eram regidas pelos homens, do Rei ao marido. É angustiante em alguns momentos ver a impotência da mocinha, sua resignação, mas ainda assim é uma mulher forte, que se sacrifica pelo seu dever, mas que nunca deixa de lutar pelo amor.
O Darach é um personagem complexo, com vivências que o transformaram em um homem solitário. O envolvimento com Kristen o instiga a repensar os seus ideais e a lutar pelo que acredita. A honra e o amor guiam ambos os personagens e a forma como eles se dedicam a cumprir cada um o seu papel é algo bonito e ao mesmo tempo triste de se acompanhar.
Mas não se preocupe, caros leitores(as), esse não é um livro triste, na verdade é emocionante e repleto de reviravoltas! Acontece muita coisa no decorrer da história, acontecimentos que me chocaram e outros que me deixaram de queixo caído por não esperar tal situação. Teve um momento no qual fiquei literalmente sem reação, procurando uma saída e não vendo alguma! Amei essa sensação de surpresa e tensão que foi construída até os últimos capítulos.
Darach e Kristen tem uma relação muito verdadeira, a autora soube construir um romance que não demora muito para acontecer, mas que se solidifica realmente com o passar do tempo. Adorei o casal e como eles lutaram para permanecer juntos.
Sem dúvidas, A Fugitiva das Highlands se tornou o meu livro favorito da Márcia.

site: https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com/