Nosso último verão

Nosso último verão Ann Brashares

Resenhas - Nosso último verão

Rose 25/06/2023

O livro é focado nas duas irmãs e no amigo de verão delas, uma amizade que vai da infância a juventude. Esse amigo é quase um irmão para a mais velha... não tem como entrar em detalhes, para não dar spoiler.
Eles tem uma casa de praia em um lugar, tipo uma ilha, onde chegam de barco. O Paul (amigo delas), vem de uma família rica, porém, desestruturada, onde o pai faleceu quando ele ainda era criança, e a mãe não dá muita atenção a ele, mal se vêem. Ao contrario das meninas que vem de uma familia simples, mas unida.
O livro fala de lembranças de infancia, sentimentos da juventude, coisas que mudam ou não na mudança dessa fase. De família, amizade, relacionamentos e perdas... é um livro muito bom, porém, uma mistura de feliz e triste.

Lycia2 16/01/2022

Nosso último verão
Bem, o livro se passa na ilha onde moram e conta a história das duas irmãs Alice e Riley, e o melhor amigo de ambas, Paul. E a paixão entre ele e uma das irmãs.

O livro não me prendia em alguns momentos, mas quando rolava algum acontecimento era muito bom e dava muita vontade de ler mais.
A leitura é fluída, porém para mim não deu muito certo, demorei bastante para terminá-lo, acho q as páginas de folha branca foi um dos motivos...
Porém é um livro interessante, gostei bastante sim, recomendo.

Mariana 29/06/2020

Ótimo romance
Riley e Alice são irmãs. Riley é uma moleca e salva-vidas, sempre pronta para um mergulho à meia-noite, um velejo tempestuoso ou uma disparada de pés descalços ao longo da praia. Alice é doce, maleável, uma leitora e pensadora, e admiradora de sua irmã mais velha. As duas irmãs passam sempre suas férias de verão na casa de praia em Fire Island. Paul é o vizinho e eles se conhecem desde pequenos é o melhor amigo de Riley e a paixão platônica de Alice. Alguns anos depois de se verem eles se reencontram e Alice e Paul sentem uma forte atração um pelo outro e vivem um romance escondido de Riley. Mas uma séria doença toma Riley e ao mesmo tempo colide com o segredo descoberto por ela fazendo com que suas vidas mudem completamente. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

No começo achei o livro chato e abandonei por uns dias até terminar de ler outro. Mas insisti na leitura e a história fluiu e gostei muito mesmo! Então quem for ler, não desista, pois é um ótimo romance.

Bruna 19/03/2020

Esse livro me surpreendeu, no começo foi difícil engatar na leitura, mas depois eu não conseguia largar. É um livro muito bonito e emocionante.

Yasmin Silveira 08/11/2019

Pouco envolvente
A narrativa frequentemente retornanado ao passado através da memória das personagens é um recurso que trouxe uma total falta de ritmo para o desenvolver dessa história. Quando você pensa que algo vai acontecer, voltamos durante algumas páginas ao passado e no momento que retornamos ao tempo presente todo clímax já foi perdido. Isso me incomodou no começo do livro, e perceber que esse formato se arrastaria até o ultimo capítulo quase me fez abandoná-lo. Além disso as personagens são construídas de forma rasa e é difícil realmente empatizar por elas.

Danila 14/06/2016

Maravilhoso!
No começo achei que o livro seria chato, lento, confuso... Mas não demorou muito e vi apaixonada pela estória de Alice e Paul. De repente a Riley atropela tudo e me leva às lágrimas!
É uma linda estória de amor, de amizade, do medo do futuro, da vida adulta, de deixar o passado no devido lugar e seguir em frente. Tudo isso escrito de uma forma leve e ao mesmo tempo profunda.
Realmente lindo!!!

Ca Melo 27/03/2014

Ann Brashares sem calças ...
Esse é um dos livros da autora Ann Brashares após a quadrilogia "A Irmandade Das Calças Viajantes" uma das minhas séries preferidas na época em que eu li com 18 anos e um dos primeiros livros que eu comprei.

A história contada das irmãs Riley e Alice que passam todas as férias de verão na vila praiana de Waterby desde a infância junto com o amigo e vizinho Paul.

Após 3 anos de ausência Paul volta às férias e logo de cara eles percebem que esse verão é diferente e mais marcantes que os outros. As crianças cresceram e começam a descobrir um mundo novo e mais adulto com muitas surpresas, dores e perdas nesse novo ciclo.

Apesar de ser um pouco entendiante no começo, depois que o livro engrena não é mais possível parar de ler para descobrir qual será o destino desses três amigos.

Pra quem já leu a série "A Irmandade Das Calças Viajantes" se espanta um pouco com a nova linguagem do livro de Ann Brashares e as situações que cercam a vida de novos adultos.

Adorei o livro e pra quem estiver no começo não desista porque você terá uma linda história marcante.

#Recomendo

Ingrid 13/01/2014

Meu sentimento ao terminar o livro foi de cuidar, amar, as pessoas que realmente importam. Mesmo que pra isso eu precise deixar de lado o que as não tão importantes pensam ou querem. Apesar de ter pouco diálogo e muita narrativa misturando presente, passado e futuro gostei muito da leitura.
Bruna 14/01/2014minha estante
Parece bom, eu quero heuhuheu, é teu?

Ingrid 14/01/2014minha estante
Eu peguei na UCS... é da autora dos livros que originaram os filmes quatro amigas e um jeans viajante... é bom, pra ler rapidinho sabe? eu gostei...

Mafi 22/01/2013

Este livro é qualquer coisa de muito mau. Lembro-me que foi um dos primeiros livros editados pela Quinta Essência e mais uma vez, com uma capa tão bonita, pensei que seria um romance delicioso de se ler. Oh como fui enganada!

Conta a história de três amigos, as irmãs Riley e Alice e o melhor amigo de ambas, Paul para quem as férias de verão são a coisa mais importante do ano. Todos os anos, a vila de Waterby enche-se de turistas e é sempre nesta altura que as manas regressam à casa dos pais. Apesar do grau de parentesco, Riley e Alice não poderiam ser mais diferentes. A primeira é mais agitada e extrovertida enquanto Alice é tímida e insegura.

Juntamente com o regresso de Riley e Alice à terra, Paul também chega à pequena vila para passar um último verão. Os três amigos nunca imaginariam que com a chegada de Paul, para além das lembranças de infância e do companheirismo, segredos e mistérios também viriam com ele.

É um livro bastante confuso, pois é contado entre o presente e o passado mas sem qualquer ordem lógica. Ann Brashares desfila pelas quase 300 páginas do livro, um romance muito pouco apelativo com personagens planas que não criam empatia com o leitor. Para além deste aspecto, achei bastante confuso este triângulo não amoroso. A sério, por vezes reviro os olhos com tantos triângulos amorosos que para aí existem e aqui desejava que houvesse um. Era muito mais giro ver duas irmãs atrás de um gajo, do que um casal e a outra a fazer de vela.

É um romance que nos faz pensar em muitas coisas e uma delas é: porque é que eu estou a perder tempo com isto.

Mila F. @delivroemlivro_ 15/11/2012

Mexeu com meus sentimentos!
O livro Nosso Último Verão foi publicado em 2007 pela autora Ann Brashares, a mesma autora da famosa série de livros best-seller “A Irmandade das Calças Viajantes” que até já teve duas adaptações cinematográficas.
Entretanto este não é um romance adolescente como os d’A Imandade das Calças Viajantes, mas se trata do primeiro romance adulto da autora. Sem dúvida um romance encantador, com um lirismo pujante, e um erotismo sensível e agradável [por favor, erotísmo aqui é no sentido de ter, sim, cenas de sexo, mas nada vulgar ou tão descritivo assim. Estas parte tem uma beleza divina, então nada de querer comparar com 50 tons e outros livros eróticos que estão na moda por aí, não tem nada a ver].
Todos os verões Alice, sua irmã mais velha, Riley, e sua família iam para a ilha Fire Island e lá todos se encontravam com Paul, amigo de infância que esteve presente em todos os momentos da vida das duas irmãs, cultivando uma amizade única e singular. Com maestria a autora é capaz de transportar o leitor para o verão em Fire Island e nos fazer sentir o cheiro do mar e o gostinho do sal no rosto.
Os tempos passam e todos crescem, algo na amizade muda, vem à tona o primeiro amor, as descobertas dos prazeres, mas também o valor da amizade e a importância da família.
Um ponto imprescindível é que a autora construiu personagens densos e complexos, que carregam seus conflitos, sentimentos e particularidades. É praticamente impossível não se apaixonar pelas irmãs Riley e Alice. É impossível, também, não se envolver com a paixão devastadora de Paul e as vezes ficar com raiva dele por isso. Tá, não dá pra ficar só com raiva dele, mas também das duas irmãs ai de cima.
Nosso Último Verão não é um livro para ser lido, mas sentido. Um misto de sentimentos transpõem as páginas e deságuam na realidade que nos cerca. Um livro que celebra a amizade, e que mostra o amor nascendo, se quebrando, se reconstruindo e se envolvendo num manto de mentiras ou verdades ocultadas.
Ann Brashares, narra com maestria todos os fatos e sentimentos e realiza a proeza de mostrar os pequenos – e quase invisíveis – detalhes do amor, não toma o amor com ingenuidade e nem com a sedução carnal, mas a singeleza e os sentimentos nas palavras nos mostram que amor é, sobretudo, renuncia e esperança. Como é saboroso ver a autora nos mostrar fatos da história que nem mesmo os personagens estão cientes, e como é lindo ela nos fazer amar todos os personagens e em alguns momentos querer esganá-los. Tal como na vida real os personagens fictícios criados por Ann estão longe de ser perfeitos!
A história poderá emocionar os mais sensíveis, não tenho dúvida, já os que não são tão sensíveis assim com certeza ficarão encantados com a construção da narrativa. O quanto o livro é cheio de sentimento desde a primeira à ultima palavra.
Posso dizer que me apaixonei, sofri e amei. Pretendo realmente ler outras obras da autora, pois sinto-me extasiada por Nosso Último Verão, já se tornou um favorito, daqueles que a gente necessita reler, e eu tenho certeza absoluta que eu estava preparada para esse livro: o li no tempo certo e isso me deixou ainda mais comovida.

Camila Márcia

Juju 06/05/2012

Sem Palavras
Voces já perceberam como é muito mais difícil fazer uma resenha de um livro que voces gostaram muito do que um que voces odiaram? Voce tem que se controlar para nao falar demais e estragar, e aqui vou eu...

Eu já conhecia Ann Brashares por ela ter escrito a série das CAlças Viajantes, e quando descobri que havia outro livro dela por aí, corri e comprei.
Ann Brashares descreve muitos de seus sentimentos, descreve história sobre amizades, tao belamente, que nao dá para descrever.
Estava na minha semana de provas e nao podia le-lo, era só estudo. Ele me encarava, todo dia, toda noite, não aguentei abri.
O ínicio é maravilhoso, voce começa a entender os personagens, pouco a pouco, voce se torna cada um deles e se indentifica. A história vai rolando, e voce nao sabe o que fazer. As minhas maos não paravam de virar aquelas páginas cheias de palavras que juntas formam uma linda história de amor, amizade, companheirismo, e muitas outras coisas. O livro desperta sentimentos em voce, com muita facilidade. Em um segundo eu estava sorrindo, e em outro nao conseguia parar de chorar, e em outras ardia der aiva de alguns personagens. Era tão maravilhoso. A cada página, o livro ficava mais envolvente, mais perfeito! Se é que consegue.

Eu totalmente recomendo o livro, ele vale a pena cada centavo pago.
Eu amei e amei. Só me arrependo de uma coisa: li o livro em um dia. Nao conseguia parar. Queria ver o que acontecia depois mas também nao queria acabar aquele belo livro. fiquei a madrugada inteira lendo, e mesmo após dias após ter acabado o que aquele livro me passou, o que ele me ensinou continuava me afetando de uma forma positiva, que poucos livros afetaram.

Lariane 09/03/2012

Após três anos de ausência, Paul finalmente estava voltando para a pequena ilha em que passou grande parte dos verões de sua vida e iria logo reencontrar-se com as duas irmãs, Riley e Alice.

Vizinhos praianos, Riley e Paul sempre foram melhores amigos, até que a pequena Alice nasceu e Riley resolveu “emprestar” sua irmã para ele também. Longos anos foram passando, os três jovem adultos mantendo a bela relação. Mas tudo iria mudar naquele longo verão...

“Não havia nada de novo em amar Alice. Sempre a amara, mesmo
quando era mau com ela. Ele sempre se lembrava disso,
e isso também lhe tinha sido dito. Ele a amara antes mesmo que
ela sequer percebesse. Não era essa a forma
mais fácil de amar uma pessoa? (...)

Aos 4 anos, quando seu pai morreu, ele soube que não
teria irmãos ou irmãs da maneira tradicional,
e Riley compreendeu a mesma coisa.
- Tudo bem – Riley lhe disse. – Podemos dividir Alice.
Riley era sua igual, sua rival, seu reverso e sua melhor amiga.
De algumas maneiras, achava difícil distinguir-se dela. (...)” (P. 27)

Paul e Riley, quando menores, haviam formado quase que um pacto, o qual estabelecia que entre eles só haveria honestidade, nada mais que isso. De tal forma que, durante todos os anos que foram passando, Paul sabia que, por mais que vivesse a maior parte de sua vida longe da ilha, o que era de real em sua vida acontecia no verão.

Já o relacionamento das irmãs, apesar de ser forte e impregnado de amor, estava aos poucos se transformando. Alice sabia que estava amadurecendo, sabia que não seria mais a mesma, que logo muitas coisas passariam a ter mais importância em sua vida, que estava mais preparada a enfrentar seus problemas como adulta. Contudo, sabia também que Riley estava estagnada e, fiel a seu coração, continuando a ser o que era.

Ainda que Paul sempre tivesse sido mau com ela, vivesse pegando no pé e fazendo brincadeiras duvidosas, Alice sempre fora perdidamente apaixonada por ele. No reencontro, depois de anos separados, Paul e Alice logo notam que uma forte atração estava fulminando ambos. Mas, e a amizade? E o forte laço que mantinha os três unidos?

“Mas como ele poderia? E se ele arruinasse tudo? E se
ele destruísse a melhor coisa que tinha? Era para isso
que ele vivia. Preferiria protegê-la, para o resto da ida como o curador de um objeto inestimável, do que considerar perdê-la” (P. 104)

O primeiro beijo dos dois foi doce demais, anos se amando e se desejando, até que, enfim, puderam selar o lindo sentimento existente. Lindos encontros começam a suceder, Alice e Paul não conseguem mais deixar de ser amar.

E Riley? Um trágico acontecimento mudará completamente a vida dos três amigos, muito sofrimento e grandes descobertas sobre suas vidas irão acontecer. O amor será grande para suportar?

Primeiramente, deixem eu gritar: QUE ROMANCE FOFO. Pronto, posso continuar sem surtos. (risos)

Depois de ler de forma alucinada a série A irmandade das Calças Viajantes (logo haverá resenha dos quatro livros da série), ao descobrir que esta autora possuía mais um livro aqui publicado, corri feito alucinada para ler mais esta obra dela. Precisava ler, precisava me conectar mais uma vez a sua narrativa tão bem elaborada e impregnada de emoções.

Não me decepcionei, eu AMEI o livro com paixão! Ora, tem todas as características que muito me apetecem, um enredo simples, narrado de forma poética e recheado de reflexões e belos pensamentos.

A primeira surpresa que tive, confesso, foi o fato de ser quase um livro de memórias e, consequentemente, com um ritmo muito lento. Vários e vários trechos, intervalados com o presente no livro, narram o passado do trio na pequena ilha.

No entanto, este fato não pode ser encarado por mim como negativo, já disse inúmeras vezes que adoro livros mais reflexivos e norteados pelo sentimentalismo, de tal modo que me apaixonei por Nosso Último Verão, talvez, principalmente por isto. Mas temo que justamente o que me agradou seja o motivo que faça muitas pessoas desgostarem dele...

Os personagens são outro ponto que muito me agradou. Posso estar sendo controversa, pois em que pese estar esperando que fossem um pouco mais amadurecidos, condizentes com as prováveis situações que já teriam vivido, muitas vezes senti que pareciam ser mais novos que o descrito no livro. No entanto, as memórias que a autora dispôs ao longo da trama, fez com que suas atitudes fossem totalmente críveis.

Só temo em dizer que, mesmo o livro tendo desandado para o choro, não verti uma lágrima sequer. Nos momentos mais cruciais, nos ápices das emoções, creio que a Ann Brashares deveria ter intensificado as emoções, dado uma atenção maior a todos os sentimentos que culminaram as páginas finais.

Peço que leiam os livros da Ann Brashares. Nosso último verão é um romance formidável, extremamente cativante.

Mais resenhas acesse www.leiturasedevaneios.com.br

Kennya 20/01/2012

Um dia eu estava na biblioteca e me interessei por esse livro li a sinopse, gostei,li, e se transformou em um dos meus livros fsvoritos. Amei o final...E o livro inteiro...
Muito lindo ...