Dr. Alex

Dr. Alex Rita Lee




Resenhas - Dr. Alex


18 encontrados | exibindo 16 a 18
1 | 2


Dani @oslivrosdadani 21/01/2020

Emocionante e reflexivo, independente da idade.
Esta poderia ser simplesmente mais uma linda história infantil de um pequeno ratinho chamado Alex, que garante que um dia já foi um renomado cientista alemão, que ao chegar no Brasil se indignou em saber que os animais eram utilizados para experimentos, e passou a protestar contra esse feito. Um ato que gerou um grande confronto contra aqueles que se aproveitavam da fauna do pais. Sendo assim Dr. Alex precisou se transformar em um pequeno roedor para salvar não somente sua própria vida, como das criaturas indefesas.

Mas esse livro vai além disso. Ele nos passa uma mensagem importantíssima com relação a prevenção do meio ambiente, tal qual todos somos responsáveis. Afinal, por muitas vezes somos os consumidores finais desses produtos que durante seu desenvolvimento são testados em animais.
Sendo assim, TODOS nós seres humanos precisamos compreender que a extinção da fauna e da flora automaticamente resultará na destruição da humanidade, uma vez que somos completamente dependentes delas.

Este livro teve seu primeiro lançamento na década de 80 onde a utilização de animais em laboratório era mais eminente.  Recentemente foi relançado pela Globo livros nessa linda edição, com ilustrações que enriquecem ainda mais a obra, com o intuito de reforçar a importância dessa causa.
Hoje a gama de produtos naturais, orgânicos e veganos está crescendo a cada dia, e isso já é uma grande conquista. Mas todos nós sabemos que ainda temos um caminho longo a trilhar. E se nos conscientizarmos desta causa e deixarmos de consumir itens que não atendem esses requisitos já estaremos colaborando de uma maneira significativa.

Uma leitura que em poucas páginas conseguiu atender seu objetivo em disseminar uma mensagem importantíssima. Me fez refletir sobre meus próprios atos e o que tenho feito com relação a isso. Sendo assim a classifico como uma leitura que deve ser feita por todos, independentemente da idade.

[...] apenas quando não houver mais peixes no mar, animais na fauna e árvores nas florestas é que o homem aprenderá que não se come dinheiro.
Autor desconhecido.

Beijos
Dani
comentários(0)comente



Gramatura Alta 19/01/2020

http://gramaturaalta.com.br/2020/01/18/resenha-dr-alex-rita-lee/
As vacinas e os medicamentos são indispensáveis para a saúde do ser humano. Esses produtos são descobertos e desenvolvidos após muitos estudos e experimentos científicos. Infelizmente, os testes que comprovam a eficácia e como agem em um ser vivo, são realizados em animais. Mas isso é realmente necessário? E se é, como são criados esses animais, quanto tempo eles ficam presos e servem de repositório de testes? O que acontece com eles?

Para uma enorme parcela dos cientistas, o uso de animais é indispensável. Eles afirmam que se existisse alguma outra forma de validar um medicamento ou uma vacina que não em animais, eles usariam. Mas, hoje, ainda não existem alternativas. Eles afirmam que o uso de animais é regido pelos princípios dos 3Rs: reduction (redução), refinement (refinamento) e replacement (substituição). De forma resumida, significa na redução do número de animais, uma melhora na condução dos estudos para minimizar o sofrimento e a busca de métodos alternativos que substituam os seres vivos.

Os camundongos é a espécie mais utilizada. Para se ter uma ideia, apenas nos EUA, são utilizados mais de 26 milhões de camundongos e ratos por ano, o equivalente a 98% dos animais utilizados em experimentos. Para se ter uma ideia, por exemplo, cachorros são utilizados para experimentos de vacinas contra a raiva, desenvolvimento de técnicas de cateterismo cardíaco, insulina e diabetes; galinhas são usadas para tratamento da deficiência de vitamina do complexo B; vacas no tratamento da varíola e tuberculose; gatos no desenvolvimento de anticoagulante e funções dos neurônios; macacos no tratamento de artrite reumática, febre amarela, cultivo do vírus da poliomielite e que levou ao descobrimento da vacina, quimioterapia para tratamento do câncer e tratamento da lepra; camundongos e ratos praticamente para todo o resto, como efeito da penicilina, estudo de DNA, drogas antidepressivas, sintese de proteinas, desenvolvimento de anticorpos monoclonais, terapia genética, entre muitos outros.

Entretanto, é justo que animais sofram para a obtenção de medicamentos que beneficiarão o homem? Ainda mais quando nem sempre os resultados obtidos em animais são os mesmo obtidos posteriormente em humanos? Sendo assim, não seria melhor testar diretamente em pessoas? Mesmo com os princípios éticos da COBEA, que você pode ler aqui, é certo explorar seres vivos em detrimento de outros? Não seria a principal escolha do uso de animais a questão de custos, sendo mais barato, do que investir em métodos computacionais ou outros de custo maior?

Em DR. ALEX, novo livro infantil e ilustrado da Rita Lee, um cientista alemão, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, parte pelo mundo para defender causas básicas de comportamento e existência, como a falta de amor para com as crianças, a falta de respeito com os mais velhos, o desmatamento ambiental, o perigo da energia nuclear e a defesa da causa animal. Ao passar pelo Brasil, ele fica sabendo da existência do Centro Biológico de Testes em Animais, situado em um bairro de São Paulo. Como ele é contra o experimento em animais, começa a desenvolver uma declaração de proclamação da independência do Reino Animal.

Mas o Dr. Alex não sabe que algumas pessoas má intencionadas planejam impedi-lo, uma vez que elas ganham muito dinheiro com a exploração animal, não apenas em testes, mas também em rodeios, vaquejadas, circos, zoológicos, aviários e muitas outras coisas. O plano é sequestrar o Dr. Alex antes que ele apresente sua declaração de independência.

Entretanto, um camundongo descobre os planos desse bando malígno e avisa seus companheiros. As cobaias se reúnem e decidem tentar salvar o Dr. Alex. Para isso, utilizam uma fórmula secreta que transformaria o Dr. Alex em um camundongo, e assim ele poderia ficar escondido do bando. Mas será que isso é o suficiente? E como será que o Dr. Alex e os animais irão enfrentar esses inimigos? Só lendo mesmo para descobrir 😉

Na verdade, DR. ALEX não é uma publicação inédita, uma vez que já foi publicado no Brasil, pela Rita Lee, entre os anos de 1986 e 1992, em quatro volumes. Agora eles voltam às livrarias, em um novo projeto gráfico, com novos desenhos e texto atualizado. Os dois primeiros livros já estão à venda. Vale muito a pena, principalmente para quem tem filhos, mas não só. A mensagem repassada é de compaixão para com os animais e planta aquela semente da consciência de que muito do que o homem faz hoje, é apenas por comodidade, por redução de custos, e todo o sofrimento desses animais, poderia ser evitado.

Leia e repasse a mensagem!

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/01/18/resenha-dr-alex-rita-lee/
comentários(0)comente



May Tashiro | @slcontagiante 06/01/2020

Blog Silêncio Contagiante | @slcontagiante
Olá, leitores!

Quando li Amiga Ursa, fiquei encantada. Posterguei escrever a resenha, não sabia bem como traduzir o que a Rita Lee queria passar para os adultos deste blog. Afinal, ela escreve do ponto de vista de uma avó para os netos. A linguagem é simples, mas a mensagem é poderosa e prima por educar uma geração mais consciente da barbárie que são os circos com animais. Por sua vez, Dr. Alex…


Bem, Dr. Alex é um cientista renomado, ganhador do prêmio Nobel e um grande defensor do meio ambiente. No Brasil, Dr. Alex decidi que é muito cruel que animais indefesos sejam usados como experimento para a fabricação de cosméticos e resolve escrever a proclamação definitiva de Independência do Reino Animal. Contudo, um grupo maléfico é contra seus planos e, para se salvar, Dr. Alex precisa se transformar em um ratinho para poder continuar com sua missão de vida.

"Sucesso nos anos 1980 e 1990, a série infantil Dr. Alex volta às livrarias. Com nova edição pela Globinho, selo infantil da Globo Livros, Rita Lee conta no primeiro volume a saga de um cientista alemão defensor dos animais que se transforma em um ratinho para se livrar de um grupo de malvados que não respeita bichos e nem o meio ambiente. A autora – que desde sempre lutou pela causa animal e ambiental – lançou a série Alex entre 1986 e 1992. Dr. Alex conta com texto revisitado pela autora, novo projeto gráfico e ilustrações de Guilherme Francini."

Gostaria de ter existido quando a primeira edição da série do Dr. Alex foi publicada! Como será que foi para Rita Lee hastear a bandeira do Cruelty-free em 1986? Novamente, é um livro com uma linguagem simples, voltado para crianças, mas com uma mensagem de impacto. É uma história rápida, mas também tem conteúdo. Fora que a edição pela Globinho ficou linda e ainda vem com marcador para destacar ❤

site: https://silenciocontagiante.wordpress.com/2020/01/06/indicacao-dr-alex-de-rita-lee/
comentários(0)comente



18 encontrados | exibindo 16 a 18
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR