Dr. Alex

Dr. Alex Rita Lee

Resenhas - Dr. Alex

Marie.Saiki 02/10/2023

À frente de seu tempo, como tudo em Rita.
Esse livro me lembrou por que virei vegetariana por influência da Rita Lee, no início da minha adolescência. É uma história curta e infantil e, levando isso em consideração, é genial que ela tenha falado de algo tão importante e contemporâneo com uma linguagem tão fácil e coerente, que é a luta dos direitos dos animais, que até pouco tempo atrás nem havia órgãos governamentais que os protegesse integralmente. E Rita foi importante pela luta dos bichos no Brasil. É uma mistura de fantasia e realidade, uma vez que a própria Rita resgatou um ratinho num laboratório e o apelidou de Alex, de onde então criou suas histórias que foram primeiramente contadas aos seus filhos, em seguida sendo publicadas oficialmente no meio dos anos 80. Essa reedição é fundamental e fiquei muito feliz pela aquisição, ainda que tardia, devido a demora do relançamento. É essencial na estante de fãs da artista, pois diz muito sobre quem ela é e pelo que luta, assim como para familiares que querem incentivar seus filhos, netos etc à prática da leitura e a construir um mundo melhor. Uma curiosidade é que a Rita revisou os textos e as imagens, acrescentando os apelidos de seus netos, onde antes apareciam só o nome dos filhos, interagindo diretamente com o leitor, o que o faz sentir mais próximo dela.

Letty/Lee 27/05/2022

Uma historinha Fofa!
Nunca pensei que leria uma historinha da Rita Lee haha.
Mais aqui estamos, uma história bacana para dar de presente para as crianças, fala sobre a conscientização ambiental e animal, nessa história o Doutor Alex tenta defender os ratinhos de testes laboratoriais, só que não sai bem como o Alex gostaria, acabam tentando matar o Doutor, para a ação não afetar o grande comércio de cosméticos. Só que um dos ratinhos decide então salvar o Alex, fazendo ele se transformar em um rato, porém a nova vida do Alex o impedia em realizar seu plano de libertar todos os animais de maus tratos e no final ele teve que começar a libertação aos poucos então ele decide libertar todos os animais do laboratório e continuar sua busca de libertar os bichinhos como um rato.

mari 19/05/2022

não curti
as ilustrações são lindas e a mensagem que rege a história é bem bacana, mas senti que a história ficou tão orientada em atingir a moral que a trajetória desse livro acabou meio engessada e sem graça. não recomendo. :/

Lourena2 19/03/2022

Curtinho mas muito bom!
Rita Lee aborda o tema sobre testes em animais, a importância da preservação do meio ambiente.
Terminei em menos de meia hora, é um livro infantil mas com temas importantes a serem questionados.
Leria sem dúvidas os outros dela. Recomendo.

Fernanda1605 28/02/2022

O ratinho cientista de Rita Lee
Primeiro livro da série do Dr. Alex. Achei bem interessante o tema ambiental, estou bastante curiosa para ler os outros volumes. Leitura de meia hora. Muito legal para as crianças aprenderem mais sobre defesa dos animais.

Aline 15/01/2022

Pelos animais?
Rita Lee levanta a bandeira da causa animal é isso não é novidade. Eu me encantei com a iniciativa desse livro e ele é super necessário. É um livro infantil e com uma mensagem forte. As crianças precisam ler!

Biblioteca Álvaro Guerra 13/01/2022

Rita Lee conta neste volume a saga de um cientista alemão defensor dos animais que se transforma em um ratinho para se livrar de um grupo de malvados que não respeita bichos e nem o meio ambiente.

A autora – que desde sempre lutou pela causa animal e ambiental – lançou a série entre 1986 e 1992. Dr. Alex conta com texto revisitado pela autora, novo projeto gráfico e ilustrações de Guilherme Francini, que também ilustrou Amiga Ursa. Mais três volumes completam a coleção: Dr. Alex e os Reis de Angra, Dr. Alex na Amazônia e Dr. Alex e o Phantom.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525068088

TamirisRomer 12/01/2022

Livro infantil, adorei ??
Tia Rita com muita sensibilidade aborda um tema muito importante, ela fala dos testes em animais. Expõe essa realidade de forma leve, divertida com muita criatividade, sem deixar de passar a mensagem para reflexão! Minha filha amou, principalmente as ilustrações.

rsntl_ 25/12/2021

rita lee, como sempre, arrasando em tudo que se propõe a fazer nesse livro importantíssimo pro futuro da causa ambiental

Min 20/07/2021

Necessário
Livro muito fofinho, que aborda de forma sensível o combate aos testes em animais, excelente para já ir criando crianças conscientes. Só não dei 5 estrelas, porquê achei que tem palavras um pouco complicadas, pra minha filha de 6 anos, foi preciso algumas pausas para explicações.

Renata 26/03/2021

A história é voltada para o público infantil, porém a temática é bastante pertinente. Tendo como enredo o tratamento dado aos animais em laboratórios! Meu filho com 6 anos adorou a história!

Lud 18/12/2020

Ótimo para todas as idades
Vovó Ritinha ensinando de uma forma bem lúdica sobre respeito a todas as espécies.

Hugo107 24/11/2020

Livro infantil
O livrinho é infantil, curtinho, mas com muita sensibilização. Aborda sobre testes em animais. Muito bom!