Dr. Alex

Dr. Alex Rita Lee

Resenhas - Dr. Alex

Hugo107 24/11/2020

Livro infantil
O livrinho é infantil, curtinho, mas com muita sensibilização. Aborda sobre testes em animais. Muito bom!

rsntl_ 25/12/2021

rita lee, como sempre, arrasando em tudo que se propõe a fazer nesse livro importantíssimo pro futuro da causa ambiental

Lud 18/12/2020

Ótimo para todas as idades
Vovó Ritinha ensinando de uma forma bem lúdica sobre respeito a todas as espécies.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/01/2022

Rita Lee conta neste volume a saga de um cientista alemão defensor dos animais que se transforma em um ratinho para se livrar de um grupo de malvados que não respeita bichos e nem o meio ambiente.

A autora – que desde sempre lutou pela causa animal e ambiental – lançou a série entre 1986 e 1992. Dr. Alex conta com texto revisitado pela autora, novo projeto gráfico e ilustrações de Guilherme Francini, que também ilustrou Amiga Ursa. Mais três volumes completam a coleção: Dr. Alex e os Reis de Angra, Dr. Alex na Amazônia e Dr. Alex e o Phantom.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525068088

Lourena2 19/03/2022

Curtinho mas muito bom!
Rita Lee aborda o tema sobre testes em animais, a importância da preservação do meio ambiente.
Terminei em menos de meia hora, é um livro infantil mas com temas importantes a serem questionados.
Leria sem dúvidas os outros dela. Recomendo.

Marie.Saiki 02/10/2023

À frente de seu tempo, como tudo em Rita.
Esse livro me lembrou por que virei vegetariana por influência da Rita Lee, no início da minha adolescência. É uma história curta e infantil e, levando isso em consideração, é genial que ela tenha falado de algo tão importante e contemporâneo com uma linguagem tão fácil e coerente, que é a luta dos direitos dos animais, que até pouco tempo atrás nem havia órgãos governamentais que os protegesse integralmente. E Rita foi importante pela luta dos bichos no Brasil. É uma mistura de fantasia e realidade, uma vez que a própria Rita resgatou um ratinho num laboratório e o apelidou de Alex, de onde então criou suas histórias que foram primeiramente contadas aos seus filhos, em seguida sendo publicadas oficialmente no meio dos anos 80. Essa reedição é fundamental e fiquei muito feliz pela aquisição, ainda que tardia, devido a demora do relançamento. É essencial na estante de fãs da artista, pois diz muito sobre quem ela é e pelo que luta, assim como para familiares que querem incentivar seus filhos, netos etc à prática da leitura e a construir um mundo melhor. Uma curiosidade é que a Rita revisou os textos e as imagens, acrescentando os apelidos de seus netos, onde antes apareciam só o nome dos filhos, interagindo diretamente com o leitor, o que o faz sentir mais próximo dela.

Dani @oslivrosdadani 21/01/2020

Emocionante e reflexivo, independente da idade.
Esta poderia ser simplesmente mais uma linda história infantil de um pequeno ratinho chamado Alex, que garante que um dia já foi um renomado cientista alemão, que ao chegar no Brasil se indignou em saber que os animais eram utilizados para experimentos, e passou a protestar contra esse feito. Um ato que gerou um grande confronto contra aqueles que se aproveitavam da fauna do pais. Sendo assim Dr. Alex precisou se transformar em um pequeno roedor para salvar não somente sua própria vida, como das criaturas indefesas.

Mas esse livro vai além disso. Ele nos passa uma mensagem importantíssima com relação a prevenção do meio ambiente, tal qual todos somos responsáveis. Afinal, por muitas vezes somos os consumidores finais desses produtos que durante seu desenvolvimento são testados em animais.
Sendo assim, TODOS nós seres humanos precisamos compreender que a extinção da fauna e da flora automaticamente resultará na destruição da humanidade, uma vez que somos completamente dependentes delas.

Este livro teve seu primeiro lançamento na década de 80 onde a utilização de animais em laboratório era mais eminente.  Recentemente foi relançado pela Globo livros nessa linda edição, com ilustrações que enriquecem ainda mais a obra, com o intuito de reforçar a importância dessa causa.
Hoje a gama de produtos naturais, orgânicos e veganos está crescendo a cada dia, e isso já é uma grande conquista. Mas todos nós sabemos que ainda temos um caminho longo a trilhar. E se nos conscientizarmos desta causa e deixarmos de consumir itens que não atendem esses requisitos já estaremos colaborando de uma maneira significativa.

Uma leitura que em poucas páginas conseguiu atender seu objetivo em disseminar uma mensagem importantíssima. Me fez refletir sobre meus próprios atos e o que tenho feito com relação a isso. Sendo assim a classifico como uma leitura que deve ser feita por todos, independentemente da idade.

[...] apenas quando não houver mais peixes no mar, animais na fauna e árvores nas florestas é que o homem aprenderá que não se come dinheiro.
Autor desconhecido.

Beijos
Dani

Renata 26/03/2021

A história é voltada para o público infantil, porém a temática é bastante pertinente. Tendo como enredo o tratamento dado aos animais em laboratórios! Meu filho com 6 anos adorou a história!

Min 20/07/2021

Necessário
Livro muito fofinho, que aborda de forma sensível o combate aos testes em animais, excelente para já ir criando crianças conscientes. Só não dei 5 estrelas, porquê achei que tem palavras um pouco complicadas, pra minha filha de 6 anos, foi preciso algumas pausas para explicações.

TamirisRomer 12/01/2022

Livro infantil, adorei ??
Tia Rita com muita sensibilidade aborda um tema muito importante, ela fala dos testes em animais. Expõe essa realidade de forma leve, divertida com muita criatividade, sem deixar de passar a mensagem para reflexão! Minha filha amou, principalmente as ilustrações.

Letty/Lee 27/05/2022

Uma historinha Fofa!
Nunca pensei que leria uma historinha da Rita Lee haha.
Mais aqui estamos, uma história bacana para dar de presente para as crianças, fala sobre a conscientização ambiental e animal, nessa história o Doutor Alex tenta defender os ratinhos de testes laboratoriais, só que não sai bem como o Alex gostaria, acabam tentando matar o Doutor, para a ação não afetar o grande comércio de cosméticos. Só que um dos ratinhos decide então salvar o Alex, fazendo ele se transformar em um rato, porém a nova vida do Alex o impedia em realizar seu plano de libertar todos os animais de maus tratos e no final ele teve que começar a libertação aos poucos então ele decide libertar todos os animais do laboratório e continuar sua busca de libertar os bichinhos como um rato.

Fernanda1605 28/02/2022

O ratinho cientista de Rita Lee
Primeiro livro da série do Dr. Alex. Achei bem interessante o tema ambiental, estou bastante curiosa para ler os outros volumes. Leitura de meia hora. Muito legal para as crianças aprenderem mais sobre defesa dos animais.

mari 19/05/2022

não curti
as ilustrações são lindas e a mensagem que rege a história é bem bacana, mas senti que a história ficou tão orientada em atingir a moral que a trajetória desse livro acabou meio engessada e sem graça. não recomendo. :/

Gramatura Alta 19/01/2020

As vacinas e os medicamentos são indispensáveis para a saúde do ser humano. Esses produtos são descobertos e desenvolvidos após muitos estudos e experimentos científicos. Infelizmente, os testes que comprovam a eficácia e como agem em um ser vivo, são realizados em animais. Mas isso é realmente necessário? E se é, como são criados esses animais, quanto tempo eles ficam presos e servem de repositório de testes? O que acontece com eles?

Para uma enorme parcela dos cientistas, o uso de animais é indispensável. Eles afirmam que se existisse alguma outra forma de validar um medicamento ou uma vacina que não em animais, eles usariam. Mas, hoje, ainda não existem alternativas. Eles afirmam que o uso de animais é regido pelos princípios dos 3Rs: reduction (redução), refinement (refinamento) e replacement (substituição). De forma resumida, significa na redução do número de animais, uma melhora na condução dos estudos para minimizar o sofrimento e a busca de métodos alternativos que substituam os seres vivos.

Os camundongos é a espécie mais utilizada. Para se ter uma ideia, apenas nos EUA, são utilizados mais de 26 milhões de camundongos e ratos por ano, o equivalente a 98% dos animais utilizados em experimentos. Para se ter uma ideia, por exemplo, cachorros são utilizados para experimentos de vacinas contra a raiva, desenvolvimento de técnicas de cateterismo cardíaco, insulina e diabetes; galinhas são usadas para tratamento da deficiência de vitamina do complexo B; vacas no tratamento da varíola e tuberculose; gatos no desenvolvimento de anticoagulante e funções dos neurônios; macacos no tratamento de artrite reumática, febre amarela, cultivo do vírus da poliomielite e que levou ao descobrimento da vacina, quimioterapia para tratamento do câncer e tratamento da lepra; camundongos e ratos praticamente para todo o resto, como efeito da penicilina, estudo de DNA, drogas antidepressivas, sintese de proteinas, desenvolvimento de anticorpos monoclonais, terapia genética, entre muitos outros.

Entretanto, é justo que animais sofram para a obtenção de medicamentos que beneficiarão o homem? Ainda mais quando nem sempre os resultados obtidos em animais são os mesmo obtidos posteriormente em humanos? Sendo assim, não seria melhor testar diretamente em pessoas? Mesmo com os princípios éticos da COBEA, que você pode ler aqui, é certo explorar seres vivos em detrimento de outros? Não seria a principal escolha do uso de animais a questão de custos, sendo mais barato, do que investir em métodos computacionais ou outros de custo maior?

Em DR. ALEX, novo livro infantil e ilustrado da Rita Lee, um cientista alemão, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, parte pelo mundo para defender causas básicas de comportamento e existência, como a falta de amor para com as crianças, a falta de respeito com os mais velhos, o desmatamento ambiental, o perigo da energia nuclear e a defesa da causa animal. Ao passar pelo Brasil, ele fica sabendo da existência do Centro Biológico de Testes em Animais, situado em um bairro de São Paulo. Como ele é contra o experimento em animais, começa a desenvolver uma declaração de proclamação da independência do Reino Animal.

Mas o Dr. Alex não sabe que algumas pessoas má intencionadas planejam impedi-lo, uma vez que elas ganham muito dinheiro com a exploração animal, não apenas em testes, mas também em rodeios, vaquejadas, circos, zoológicos, aviários e muitas outras coisas. O plano é sequestrar o Dr. Alex antes que ele apresente sua declaração de independência.

Entretanto, um camundongo descobre os planos desse bando malígno e avisa seus companheiros. As cobaias se reúnem e decidem tentar salvar o Dr. Alex. Para isso, utilizam uma fórmula secreta que transformaria o Dr. Alex em um camundongo, e assim ele poderia ficar escondido do bando. Mas será que isso é o suficiente? E como será que o Dr. Alex e os animais irão enfrentar esses inimigos? Só lendo mesmo para descobrir 😉

Na verdade, DR. ALEX não é uma publicação inédita, uma vez que já foi publicado no Brasil, pela Rita Lee, entre os anos de 1986 e 1992, em quatro volumes. Agora eles voltam às livrarias, em um novo projeto gráfico, com novos desenhos e texto atualizado. Os dois primeiros livros já estão à venda. Vale muito a pena, principalmente para quem tem filhos, mas não só. A mensagem repassada é de compaixão para com os animais e planta aquela semente da consciência de que muito do que o homem faz hoje, é apenas por comodidade, por redução de custos, e todo o sofrimento desses animais, poderia ser evitado.

Leia e repasse a mensagem!

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/01/18/resenha-dr-alex-rita-lee/