O Poço das Sombras

O Poço das Sombras Juliet Marillier

Resenhas - O Poço das Sombras

Naty 11/04/2020

Que livro!!!
Simplesmente muito bem escrito. Como sempre, a autora me mergulhou na história dela e me fez amar seus personagens como se eles existissem.
São muitos os personagens aqui e muitas as dificuldades. Mas o foco central, com certeza, é Faolan. Descobrir mais do seu passado e como está a sua família, etc. Ele descobre também uma jovem, chamada Eile, e sua filha Saraid, as quais enveredam em sua vida e Eile mostra que, apesar de pobre e simples, tem humildade, força de vontade, além de ser uma boa alma humana. Vê-los se conhecer e se transformar em mais do que amigos foi lindo.
Faolan deixa de ser o guerreiro sem passado e sem sentimentos. Mas ele também descobre que o amor gera pontos fracos e que ele terá de lidar com isso muito sabiamente.
Broichan também terá um papel em toda a trama, mas de forma mais passiva. Um segredo dele e de Tuala é revelado aos leitores e ele "meio que surta", mas reencontra sua família e a serenidade necessária para continuar.
Bridei, nesse livro, é um personagem mais distante. Apesar de acompanharmos suas dores e dificuldades de forma bem próxima e tocantes, o foco da história não é mais ele.
Enfim, tem muitas reviravoltas e histórias nesse livro. As maiores vilãs desse livro são nada menos que 2 mulheres. Ambas passaram por momentos difíceis e angustiantes, os quais não as tornaram mais fortes e sim revelaram partes malignas delas. Bem triste saber que existem pessoas assim.
Em resumo, um fim de trilogia fantástico. Dava ainda para seguir com mais livros nessa série aqui. Tipo Sevenwaters. O sentimento de família e de pertencimento foi bem parecido com o que senti nos 6 livros da série Sevenwaters dessa mesma autora. Uma história com Saraid e Delrei talvez. Quem sabe...

mara sop 18/01/2017

Presente do Destino
Com o coração destroçado, Faolan é enviado à sua terra natal com 3 missões, dar a notícia da morte de um amigo para a família, tentar se reaproximar de sua própria família após uma tragédia que o transformou no que é, e espionar o influente monge Colm, que quer que uma promessa feita pelo lado perdedor da guerra seja cumprida pelo rei de Fortriu. Só que essa viagem fará sua vida virar de ponta cabeça, ao dar de cara com uma jovem visivelmente maltratada e sofrida com uma criança de colo que precisa de sua ajuda desesperadamente.

Eile não é uma mocinha indefesa, ela é filha de seu pai, e numa tentativa de escapar dos abusos do tio, comete um crime e precisa fugir com a filha. Faolan sabe que precisa ajudá-las, não só por compaixão, mas também por honra, só que tudo dá errado quando ele reencontra os ecos do seu passado e se vê totalmente sem saída.

Enquanto isso, em Fortriu, Bridei e Tuala encontram um período de crise com a ausência do braço direito do rei e de Broichan, estando diante de imprevisíveis vassalos e de uma possível traição. As coisas ainda se complicam quando Tuala dá a luz à pequena Anfreda, um retrato da mãe, a deixando sem poder cuidar da educação do pequeno Derelei com seus dons mais que especiais, o que pode causar sérios problemas diante de uma corte tão instável.

O terceiro livro encerra a trilogia com chave de ouro, colocando o intrépido Faolan diante de uma situação totalmente inesperada. Uma história de almas torturadas em busca de redenção totalmente envolvente e inesquecível!

site: https://goo.gl/IKMBo7

Lili 12/04/2009

Em o Poço das Sombras fiquei encantada com os protagonistas Faolan e Eilie. Com muita emoção você vê a evolução deles: Faolan se tornando muito mais humano, depois de sua mais difícil jornada e Eile devido seu passado triste e traumático, tornando-se muito mais forte e corajosa. Foi maravilhoso ver essa transformação crescente e por ver claramente o quanto Faolan e Eile são reais.