Ensaios de Patrício Casanova

Ensaios de Patrício Casanova Nathália Novikovas

Resenhas - Ensaios de Patrício Casanova

Nerd Leitor 23/02/2022

Fantasma pode ser sempre ruim?
Esse obra foi curta mas muito interessante.

Quando poderíamos pensar que um fantasma poderia ser alguém (?) tão legal e cativante?

Em poucas palavras vemos um ambiente muito divertido e bem construído. Seria legal se isso fosse igual na vida real.

Acredito que a questão trabalhada foi muito bem colocada.

A história é leve, fluida e mostra que a vida é uma grande surpresa.

Gabriel 19/10/2021

Ensaios de Patrício Casanova é uma noveleta romântica que aborda, através da figura de um protagonista desencarnado, elementos de uma fantasia existencialista de forma leve e bem-humorada — e nem por isso menos impactante. É a segunda obra da paulista Nathália Novikovas (25 anos, Ibirá-SP) que escreve e publica desde 2014 no Wattpad e teve contos selecionados nas antologias Cintos Astrais (2018), Notificação Preferida (2020) e Corações coloridos que pulsam (2020). Engajada na representação literária das lutas da comunidade LGBTQIA+, suas obras têm foco, sobretudo, na promoção da visibilidade bissexual.
A noveleta envereda pela realidade de Patrício Casanova, um fantasma anticapitalista cuja principal forma de enfrentar o tédio do pós-morte é atormentar a vida das pessoas que tentam o cargo de recepcionista na Escola de Música Casanova, que outrora fora sua residência. Tendo sucesso em diversas vezes, Patrício pôs para correr inúmeros novos funcionários em um curto período de tempo, dando um grande trabalho para sua prima, Amanda, atual proprietária do sobrado.
Patrício é então confrontado pela presença de Kaio, o novo recepcionista que, além de funcionário exemplar, não se deixa espantar pelas tentativas do fantasma de fazê-lo arredar pé da escola de música para nunca mais voltar. Ao contrário disso, Kaio, ao descobrir que está sendo alvo dos malassombros do protagonista, se vê de pouco em pouco atraído pelo desencarnado, o que o põe em uma situação complicada, pois mesmo correspondendo ao sentimento, entre eles há uma barreira inegável: a morte.
De forma bastante segura, Nathália apresenta um mundo pós-vida bastante consistente e divertido, onde as burocracias em muito lembram as dificuldades de nossa realidade enquanto encarnados. Através dos ensaios de Patrício, cada um representado por um capítulo, somos deliciosamente levados pelos pensamentos do fantasma a refletir sobre a condição humana: nossas oscilações conflitantes enquanto seres sentimentais, cheios de desejo, e nossa responsabilidade afetiva, com o reconhecimento de nossas obrigações e do quanto nossas decisões podem impactar os outros, à medida que também somos impactados.
Tudo isso se desenvolve de maneira descontraída, com diálogos verossímeis e instigantes e que nos fazem sentir, por completos, atrelados ao romance complicado em que Kaio e Patrício vislumbram adentrar. O final, devo adiantar, é trágico — mas, de forma alguma, inesperado. Os ensaios de Patrício Casanova foram uma surpresa muito boa neste ano cheio de altos — e mais ainda — baixos, que me conquistou em sua escrita despretensiosa e carregada de emoções e representações dos dramas cotidianos fantasticamente aumentados. Uma apaixonante história sobre quão assombroso pode ser o amor.

Grailson 10/08/2021

Uma leitura rápida, leve e divertida.
Comecei este conto sem fazer ideia do que se tratava, e com toda certeza foi uma surpresa muito agradável.
Em poucas páginas, a autora conseguiu criar uma história muito bem construída e que conquista o leitor rapidamente. A linguagem simples usada é um ponto muito bom, o que agrega muito mais afinidade com a leitura.
Confesso que, depois de iniciar a leitura, não sabia o que esperar do fim, e apesar de entender os motivos, ainda fiquei um pouco triste com o que aconteceu. Mas é uma leitura envolvente e que diverte muito, quando se busca algo rápido entre um livro e outro.
Com certeza, mais uma das leituras de contos para se terminar com a sensação de que facilmente poderia ser um livro completo, gostei muito.

chuwanning 01/08/2021

lindinho, fav
eu ADOREI o Patrício ele é SUPER doidinho e meio fofo, o Kaio coitado não merecia as tendências espectrofílicas que vão deixar ele sozinho, mas o que me pegou mesmo foi a linguagem meio despretensiosa. adorei.

rsntl_ 14/07/2021

"Gostar de alguém quando se está morto é muito bom pra saúde. O coração continua sem bater, pressão zero por zero e não há borboletas no estômago."

kaiê ê ê 06/07/2021

3,5 - Muito bom.
Eu comecei essa leitura sem ter a menor ideia do que me esperava - uma experiência que adoro fazer e ir descobrindo aos poucos a narrativa. Posso admitir que, mesmo sem esperar nada, o livro me surpreendeu bastante!! A história, no início, ficou um pouco confusa para mim e eu demorei um pouco para engatar de fato no ritmo de leitura dela, mas, assim que compreendi o que estava acontecendo, não pude não gostar do que li.

Na narrativa, conhecemos a Escola Musical Casanova que é assombrada pelo debochado fantasma Patrício Casanova, era ele o responsável por assombrar todos os recepcionistas da escola e, até então, tinha se saído bem nessa tarefa. Porém, com a aparição do novo funcionário, Kaio Sousa, Patricio começa a sentir coisas e emoções que um fantasma não deveria sentir, ao longo de todas as quase 30 páginas desse conto, acompanhamos a briga interna de Patrício com seus sentimentos por Kaio.

É uma leitura leve, calma e, sem dúvidas, o romance que eu precisava ler. Recomendo demais.

Howl 16/06/2021

Conto divertido e maravilhoso
Esse conto é maravilhoso. Ele é mega leve e divertido, pra se ler numa sentada só.

A narração de Patrício é descontraida e você se sente como ume amigue do personagem. Ele em si é um personagem muito legal de se conhecer, ele me fez me fez dar gargalhadas com seu jeito rabugento.

Ver o Kaio pelos olhos dele foi incrível. Podemos ver como Kaio é uma pessoa amável e esforçada, o que me fez me apaixonar por ele junto de Patrício.

Eu ADOREI a agência e a questão das estrelinhas dos fantasmas. Super divertido!

O final não há do que reclamar. Eu esperava isto, de certo modo. Ele particularmente foi perfeito para mim.

p4nzarini 02/05/2021

Esse conto foi incrível, uma pena não ser um livro completo.
A gente se depara com a história de um fantasma que vive (risos) para assombrar o lugar em que morreu, a escola de música Casanova. Patricio só não contava que iria se apaixonar pelo novo funcionário e com isso, perder a capacidade de assombra-lo.
O conto é rápido, engraçado e nos mantém interessados. Algumas inconsistências, a paixão muito rápida e um pouco mal desenvolvida, o conto poderia ser bem maior e mais aprofundado, a experiência teria sido perfeita.

Aline 19/04/2021

Fui com Deus
Tão curtinho e tão divertido!
Patrício me fez dar muitas gargalhadas com sua paixão e seu trabalho assustador.
Infelizmente o final me matou porque a autora não tem compaixão.

Barboza 08/03/2021

Ótima premissa, execução nem tanto
Gostei bastante da premissa do conto. Revisitar a ideia das relações de um personagem do além com outro deste mundo, seja lá qual for a abordagem, ainda me parece intrigante e com espaços para a criatividade.

Contudo, Novikovas não foi tão feliz no desenvolvimento. Existe uma quebra com a persona do fantasma no conto e não há problema nenhum nisto. O que incomoda é esta ruptura ser feita sem um contexto, sem uma base. Aí autora estabelece um contrato difícil para o leitor assinar.

Aliás, os rompimentos são sequências. De maneira que acabei a leitura sem referência e só entendi que terminei o conto quando meus olhos correram e não havia outra frase depois. Isto porque, penso eu, o conto progride pouco na história e menos na experiência estética.

Nem tudo são deméritos. Aliada a boa escolha da premissa, acho importante e corajosa esta renovação de como essas relações podem acontecer. Afinal, se acerta tentando.

Andy 17/12/2020

O conto acaba com cara de "quero que isso seja um livro"!
A autora desenvolveu, em tão poucas páginas e leitura fluida, uma personalidade irritante e cativante, uma história sobrenatural com naturalidade e um esboço de universo fantasmagórico que me peguei o tempo todo pensando "cara, PRECISO de mais disso! mais! agora!"
Uma delícia de ler!

Matheus 18/11/2020

Poucas páginas que não limitam
Este livro é a prova viva de que poucas páginas podem te envolver muito se a estória for bem escrita. ?Ensaios de Patrício Casanova: sobre amor & assombração? vai narrar a saga de um fantasma, preso a uma escola de música, cuja maior felicidade no pós-vida é assustar os recepcionistas da instituição.

No entanto, tudo muda quando Kaio aparece no local. Despertando sentimentos novos em Patrício?que não envolvem assustar alguém para ganhar um ?estrelinha? de seus fantasmas superiores?e gerando uma curiosidade no recepcionista, que parece não ter medo de nenhuma das investidas de Patrício, muito pelo contrário.

Mas como um relacionamento entre uma pessoa viva e uma morta pode funcionar? Numa rapidez sucinta, conhecemos detalhes importantes e temos até referências corretíssimas de cultura pop (obrigado por colocar Dorian Electra num livro!). ?Ensaios? é tudo o quê um conto rápido deveria ser e, como de costume, terminei ansiando por mais!

Alberuswife 17/11/2020

Eu adorei?? Achei super levinho e engraçado. Amei os personagens e eu só queria saber mais sobre eles.

Esse com certeza é um dos melhores nacionais que li esse ano.

Oceano 14/11/2020

Eu não tinha expectativas de encontrar um dos melhores contos que eu já li. Apesar do final ter sido frustrante, a autora ja confirmou uma continuação, o que é muito bom, pois tanto Kaio quanto Patrício são muito apaixonantes, e eu estou ansioso por vê-los mais. Estou dando 5 estrelas mas se pudesse, daria ainda mais.

Adriana781 09/11/2020

Os mortos sabem amar
Patrício Casanova um fantasma preso em uma escola seu único trabalho pelo resto da vida (morte) é assombrar. Mas um certo dia alguém muito especial chamado Kaio começa a trabalhar na escola e as coisas começam a mudar.
Se você quiser saber mais é só ler esse livro intenso de sensações.