O evangelho de Coco Chanel

O evangelho de Coco Chanel Karen Karbo

Resenhas - O evangelho de Coco Chanel

Mendonca_mai 22/01/2024

Uma das mulheres mais influentes do século XX.
Coco Chanel emergiu como uma figura verdadeiramente emblemática, não apenas devido às suas criações vanguardistas na indústria da moda, mas também por desafiar intrépidamente as normas sociais vigentes numa era marcada por severas restrições impostas às mulheres.

Neste contexto, Karen Karbo oferece uma visão sobre a vida e o legado da icônica estilista Coco Chanel. Karbo habilmente combina biografia, análise cultural e conselhos práticos. A autora destaca não apenas os triunfos e conquistas de Chanel, mas também suas lutas e desafios, proporcionando uma visão mais completa e humanizada da estilista.

Ao longo do livro, Karbo examina a influência duradoura de Chanel na moda, destacando suas inovações que revolucionaram o vestuário feminino. Além disso, a autora explora a vida amorosa complexa de Chanel, suas relações interpessoais e os altos e baixos de sua jornada pessoal.

Entretanto, à medida que avançava na leitura, percebi que a fluidez da narrativa não atendia completamente às minhas expectativas. Em certos momentos, apresentava uma cadência arrastada, o que contribuiu para uma sensação de lentidão. Apesar disso, é importante ressaltar que, de modo geral, a experiência de leitura não foi desagradável.
SophFearless 13/03/2024minha estante
qr mtt ler!

miinscarlos 20/02/2022

comecei essa leitura após ver uma citação a ele na internet e não me arrependo nem um pouco.
não sou muito afeita a biografías, mas "o evangelho de Coco Chanel" é super motivador e inspirador.
entendo que muita gente comenta que esse livro vai contra o feminismo, mas é sempre bom lembrar que por mais que Coco fosse muito mais a favor da "feminilidade" do que tudo, ela ainda conseguiu tudo o que conseguiu em um tempo onde as mulheres tinham menos direitos do que hj.
acredito que não seja uma leitura que se encaixe para todo mundo, mas com certeza agrega muito a quem o escolher.

NatyNatalia 20/08/2023

Esperava mais
Comecei o livro com muitas expectativas. Acho que por isso me decepcionei um pouco... a escrita é bem arrastada

Pagliuca 27/03/2024

Elegante como tudo que envolve Chanel
Um livro rápido, gostos de ler e muito irreverente.
No início do século XX, Paris era Chanel, a vida ela agitação, elegância e luxo. Neste livro encontramos lições que deveríamos decorar e seguir ao pé da risca.

Angelica75 10/06/2023

3,5 Gostei.
O livro não é uma biografia tradicional. Conta muito da sua vida, seus amores e sobre sua carreira. Mas de maneira leve e bem amarrada e, cheia de boas lições de vida em cada capítulo. É como se uma amiga nos tivesse contando sobre a convivência com Coco Chanel.

Os capítulos são dividisos em temas como elegância, paixão, dinheiro, sucesso, com comentários divertidos da autora e ilustrações lindas.

Léli 24/04/2011

É garotas, a resenha de hoje vem com lições de vida da mulher mais elegante do mundo, Coco Chanel! Aquela que revolucionou a história da moda e nos deixou, além de peças muito caras, os belos casaquinhos Chanel, as calças de montaria e o maravilhoso pretinho básico, além de um legado de luxo e conforto.

Não quero estragar o livro da Editora Parceira Pensamento-Cultrix/Seoman para quem for ler, mas darei uma pincelada da história. Gabrielle Bonheur Chanel nasceu de uma família humilde, e isso é tudo o que precisamos saber, pois ela gostava confundir e embelezar as informações a respeito do seu passado. Aos 20 anos ela saiu do orfanato (o qual foi junto com suas irmãs quando sua mãe morreu) e tentou trabalhar em diversos lugares, ela quase foi cantora! Até conhecer o primeiro de seus vários amantes, Etienne Balsan, um homem muito rico que levou-a a abrir sua primeira loja de chapéus e abriu as portas para o que viriam ser os maiores amores da vida de Chanel: os cavalos e Boy Capel. A propósito, foi esse quem a Chanel mais amou, e quem mais a ajudou, pois ao contrário de Balsan, Capel acreditou no potencial dela e financiou toda a sua primeira coleção de roupas (e com uma parte do lucro, ela devolveu todo o dinheiro emprestado por ele) que claro, foi sucesso total. Para resumir, depois disso a vida de Chanel foi puro luxo. Devo dizer que não basta ter talento, tens que estar na hora certa, lugar certo com as pessoas certas e ser a pessoa certa. Exagero meu? Nada! Foi o que aconteceu com Coco Chanel. Em toda a sua vida, ela conheceu pessoas que lhe apresentaram a outras pessoas e quanto mais isso ia acontecendo mais ela ficava conhecida pelo mundo por artistas, pessoas famosas e pessoas muito ricas.

Mas afinal, o que a torna uma mulher tão importante?

O simples fato de ter libertado as mulheres dos corpetes, maravilhosos, hiper apertados, das varias e longas saias, dos chapéus pesados, que, por mais belos que parecessem, eram insuportaveis para as mulheres, além de muito trabalhosos. Tudo isso na época da Primeira Guerra Mundial, onde as mulheres precisavam se vestir com mais conforto e versatilidade. Ela sempre esteve a frente do seu tempo, revolucionou todos os padrões de moda enquanto ela viveu. Era uma mulher teimosa que se dedicou apenas a sua carreira, sem casamento, sem filhos e com poucos amigos. Claro que sua carreira teve tempos de pausas, mas ela sempre voltava com tudo. E assim foi toda a sua vida, mesmo aos 87 anos já no fim, ela estava trabalhando em uma coleção, a sua última.

Enfim, o livro é muito bom meesmo, vale a pena conferir. Karen Karbo, a autora, fez um trabalho de pesquisa maravilhoso e conta a historia com muito bom humor, é uma leitura deliciosa! Sem contar nas imagens que tem em cada novo capítulo, os desenhos da Chesley McLaren são uns amores! Recomendadíssimo!

Confira essas e outras resenhas minhas no Blog do Roma! www.blogdoroma.com.br

Rose 30/08/2021

Moda eterna
As roupas clássicas da Chanel, assim como seu perfume n°5 são iguais as boas músicas, nunca morrem.
O livro fala um pouco sobre sua vida, do início ao fim, suas produções, sua vida amorosa, seu gênio não muito fácil, e acima de tudo, suas maiores lições.
Leitura obrigatória para o pessoal que trabalha com moda, e para curiosos de plantão como eu, rsrsrs.

"O luxo precisa ficar invisível, mas precisa ser percebido. O luxo é simples, é o oposto de complicação"
"Algumas pessoas acham que o luxo é o oposto da pobreza. Não é. É o oposto da vulgaridade. O luxo é o oposto do status. É a capacidade de ganhar a vida sendo você mesma. É a liberdade de recusar viver de acordo com o hábito. Luxo é liberdade. Luxo é elegância".

Elaine Messias 14/05/2020

O Evangelho de Coco Chanel é um cativante olhar sobre o estilo , a fama e o talento de um doa maiores ícones da moda. Dividindo a biografia de Chanel em capítulos temáticos que sutilmente ensinam lições de vida , com comentários divertidos e maravilhosas ilustrações de Chesley Mclaren , Karen Karbo irá inspirar os leitores com uma história impressionante de reinvenção, confiança e determinação.

Bruna.Luiza 23/03/2021

Comecei a leitura por pura curiosidade. Confesso que alguns momentos não entendi direito qual a mensagem por traz do livro. Entretanto, conhecer um pouco mais das mulheres que lutaram antes de nós para ter direitos simples como ter ser negócio, ter seu próprio dinheiro, não querer depender de ninguém e ser reconhecida pelo seu trabalho é incrível. Esse livro termina com uma mensagem forte e deixando bem claro do porque ele mereceu ser lido.

Helenzinha 15/01/2022

Resenha de O Evangelho de Coco Chanel
Faaaaala meu povo, demorei pra falar deste livro incrível né? Mas hoje eu vim aqui contar tudo pra vocês.
Acho que todo mundo já ouviu falar sobre Gabrielle Chanel, que é mais conhecida como Coco Chanel. Está bonita é dona de uma das marcas mais conhecidas e mais cobiçadas do mundo e é responsável por revolucionar a moda feminina.
Claro, a nossa francesa não fez nada sozinha, ela teve suas inspirações. Ela se baseou em adaptar a moda masculina para nós mulheres, isso porque nossas roupas eram extremamente desconfortáveis e nós impediam de muita coisa. Sendo assim, Chanel que nunca foi de se dobrar a nada, também não se dobrou a este tipo de moda imposta pela sociedade.
Chanel criou as calças com bolsos para mulheres, trouxe o nosso "pretinho básico", jogou pra bem longe aqueles chapéus enormes e nada confortáveis e muitos outros. Sinônimo pra Chanel é elegância e confortabilidade.
E é isso que o livro traz. Karen, que é grande fã da Chanel, fala da forma que Chanel via o mundo. Não é uma biografia, muito menos um livro de autoajuda, mas conselhos de Chanel pra se vestir bem.
Inclusive, Chanel não era amiga dos altos preços viu? Ela gostava de algo barato.

Sendo bem sincera, eu acho que toda mulher deveria ler esse livro, principalmente as cristãs. Uma vez que consumimos todo tipo de moda que nos jogam, é bom ter uma noção do que é a verdadeira moda e como ela se desenvolve e este livro traz isso.

Por fim, o único motivo pro livro ter ganhado 4 e não 5 estrelas é porque achei que a Karen oprimiu o lado "cruel" de Chanel. Pra quem conhece a história dela sabemos que nem tudo são flores.

_pamsabrina 28/11/2022

Esperava mais?
O livro é bom, mas esperava uma coisa totalmente diferente, esperava uma biografia da Chanel, mas recebi algumas lições da vida da mesma. Mesmo tendo gostado de algumas partes, achei bem enrolado.

mylittlepony 31/03/2024

Muito bom!!!
Chanel tinha seu jeitinho peculiar mas era sem dúvidas adorável ao ponto de vista sobre elegância

Caju.rosa 21/03/2024

.................................................................................................................. só me fez gostar mais de chanel

Eduarda96 26/07/2023

Ótima biografia!
Uma ótima opção para quem deseja conhecer a vida da Coco Chanel, e ainda aprender um pouco com a sua trajetória, excelente leitura!