Homem-Aranha: Azul

Homem-Aranha: Azul Tim Sale

Resenhas -

Vinícius Tyrone 14/03/2024

Piorar antes de melhorar
Uma HQ bem simples e profunda. Uma narrativa diferente e mais poética.
Vai contar a história de como Peter e gwem se apaixonaram através das memórias de Peter.
É uma história de esperança, amor e paixão, com um tom de azul.
Pra quem gosta do homem aranha, é essencial para entender como Peter se sente após a morte de seu amor.

Hospital City 05/02/2024

Depressão
Essa HQ me deu depressão. Que história incrível, meus amigos! Mas muito triste (óbvio), terminei na terapia.

Vicente Tavares 17/12/2023

Um trabalho sobre a tristeza
Peter Parker decide gravar algumas fitas falando sobre a Gwen Stacy, sobre como a conheceu e como se apaixonou por ela. Uma série em 6 edições com roteiro excelente de Jeph Loeb e arte deprimente de Tim Sale (e o deprimente não é pra combinar com a história, não, é porque eu acho ruim mesmo). Durante as gravações (que são como o narrador falando nos quadros recordatórios) o Aranha vai enfrentando alguns de seus vilões clássicos e mostrando seus relacionamentos com Harry Osborn, Tia May, Flash Thompson, Jonah Jameson, MJ e é claro, a própria Gwen.
Como eu disse o roteiro é exclente mostrando toda a tristeza que o Parker está sentindo e como a gravação de cada uma das 6 fitas (uma a cada edição, toque sutil e bem feito) acaba sendo um processo de terapia para ele.
Uma pena não ter tido um ilustrador melhor.

dro-nunes27 01/11/2023

Homem-Aranha: Azul
Tão bom quanto ler um bom quadrinho de "herói", é ler algo que nos permite se emocionar. Em Homem-Aranha: Azul, Tim Sale e Jeph Loeb entregam uma das melhores histórias do personagem ao abordar o amor e a dor da perda ao encarar o luto.

A história tem uma premissa simples, focando em como Peter Paker e Gwen Stacy se apaixonaram e toda dificuldade do herói em poder alinhar a vida de "herói" com seus dilemas pessoais. A experiência de leitura atinge um nível brutal de imersão em uma montanha de sentimentos.

Em cada capítulo vamos conhecendo um pouco da relação de Peter e Gwen, mas não podemos deixar de lado o belo aprofundamento nos outros personagens da história. Preciso falar sobre a dualidade amorosa de Peter e Mary Jane que muitas vezes consegue se equiparar a sua relação com Gwen Stacy.

A arte tem seu charme próprio, com um toque conceitual e uma leve pitada expressiva, seu traço acrescenta uma profundidade sublime ao lado de uma paleta de cores que vale ser muito destacada. Em alguns momentos eu cheguei a me questionar o porquê do "azul"? Mas com um olhar mais apurado, entendo a nítida referência a cor "azul", cor essa utilizada pelo mestre Pablo Picasso em um momento conturbado e triste de sua vida, nomeado de "fase azul".

Homem-Aranha: Azul, figura facilmente entre meus quadrinhos favoritos, uma história que vai muito além de uma simples leitura, deixando uma bela reflexão e um vazio no peito. Será que damos o devido valor a quem amamos? Afinal, hoje ela está aqui e amanhã pode não estar mais.

Asta100 06/10/2023

Uma HQ obrigatório para qualquer fã do cabeça de teia, adoro o aranha desde que era criança e vias seus desenhos.

Vitor16Hq 10/07/2023

As emoções do aranha
Homem aranha azul é um quadrinho muito aclamado, e como fã do personagem, deveria ler esse quadrinho pelo menos uma vez.

A morte de Gwen Stacy é um acontecimento que deixa os leitores impactados até hoje, esse quadrinho é basicamente Peter Parker fazendo uma gravação e colocando seus sentimentos para fora.

A palheta de cores acrescenta aos sentimento de tristeza, na primeira página, com a cena toda em tons de azul, já mostra que tipo de história será narrada.

A HQ não recria a cena da morte, só mostra o que ocorre antes, mostra como Peter e Gwen se apaixonam e mostra o que ocorre um pouco depois.

A proposta do quadrinho de ir mais para o emocional funciona muito bem.

CaioNM 03/02/2023

Uma história de saudade
Já ouvi muita gente falando bem desse quadrinho. Não vou desmentir essas pessoas mas, ao mesmo tempo, não vou apoiar...

É uma história com vários defeitos mas muitas qualidades também. Uma história sobre saudosismo e luto.

Não faz bem o meu estilo, mas fica a recomendação pra quem gosta desse tipo de história misturado com super-heróis

Vertinho0 05/01/2023

O Peter...
Continua sendo a melhor história do homwm aranha...Nada de muita luta e pancadaria desnecessária, apenas o bom e velho enredo e um Peter mostrando que ainda não superou a morte da gwen.

Djeison.Hoerlle 26/11/2022

Eu sempre fui um poser de super-heróis.
Eis o porquê...

Na digo essa frase por não conhecê-los bem, tampouco por ter algum tipo de desinteresse pelo conceito, embora eu admita um certo saturamento em épocas recentes.

O ponto é que, por definição, o heroísmo carrega consigo ideais de bravura e coragem, os quais costumam ser manifestados em páginas de quadrinhos por meio de sequências de combate e violência, e isso me desperta pouco ou nenhum interesse. Sou um apreciador, sobretudo, de tragédias e dramas humanos e massaveios acabam correndo por fora.

Creio que por esse motivo, são raras as histórias do gênero que realmente despertam algo de especial em mim. Mas Homem-Aranha azul foi uma dessas exceções.

Como a própria cor escolhida pelos autores denota, a história é permeada por dois dos sentimentos que, pelo menos na minha experiência de vida, são alguns dos mais intensos: a nostalgia e a melancolia.

À medida que Peter vai narrando as semanas que antecederam o dia de São Valentin que uniu ele e Gwen, fica evidente que muito mais do que a saudade, o texto de Jeph Loeb se preocupa em evidenciar todo um lado existencialista do herói. Desta corrente filosófica, máximas como "o indivíduo é o único responsável por suas próprias escolhas." e "as escolhas levam, inevitavelmente, a perdas" parecem ter sido adotadas como mantras criativos.

E ok, o luto por Gwen é provavelmente o tema mais batido da cronologia do Aranha. Mas o mérito do texto de Loeb é não se limitar a essa abordagem. Por mais que esse ainda seja o ponto de partida da narrativa, ela passeia por muitos outros sentimentos que enriquecem a percepção do Peter como um ser humano complexo. Para se ter noção, ele sente até mesmo um orgulho velado, em certo ponto, por ter tanto Gwen como Mary Jane "comendo em sua mão", nas palavras de Harry.

Esse, talvez, seja o ponto mais desconfortável da narrativa. Nada nela parece justificar a existência de um triângulo amoroso. É até estranho o fato do narrador falar tanto (talvez até mais) sobre MJ do que as suas percepções iniciais sobre Gwen.

Como bom teórico dos comportamentos questionáveis que (acho que) sou, nada me tira da cabeça que se trata apenas de mais uma dentre tantas fantasias de poder que parecem orbitar as histórias do Homem-Aranha. Já é bacana, enquanto jovem sem sal, se imaginar sendo um herói se balançando por Nova York, quem dirá podemdo escolher entre duas super gatas (que é 200% mais do que normalmente se dispõe?!).

Mas passada a microdissertação sobre o tema mais espinhento da narrativa, cabe dizer que ele não a diminui em relevância, já que, sendo sincero, não existe nada mais existencialista do que essas alegrias temperadas com culpa ou esses "e se?" que nos pegamos pensando mesmo estando contentes com a vida que estamos vivendo.

E pra quem aprecia, é óbvio que tem boas sequências de ação, todo tipo de pirueta e posições anatomicamente desconfortáveis no maior estilo Steve Ditko. Além, é claro, das piadinhas. A diferença aqui é que na maioria das vezes, essas sequências são completadas com alguns recordatórios recheados de pesar, o que traz um contraste bem interessante.

Pelo que vi, tá meio ruim se achar esse quadrinho, mas se por ventura encontrarem em uma dessas peregrinações pela OLX ou Shopee, digo que vale a pena!

Kevinppato 21/09/2022

Talvez o melhor das histórias de personagens e cores/emoções
Essa história fala sobre como o Peter tem passado após a morte da Gwen, coisa que era bem recente e bem um ponto ótimo do Homem-Aranha é o seu jeito de ser que faz a gente sentir a perda dele de uma maneira muito humana, aqui não tivemos uma ressureição, apenas uma morte, tratado de um jeito respeitoso.
É uma ótima história para se ler numa tarde e pensar, indico demais, ainda pra quem é bastante fã do Aranha.

Marcola_0023 25/08/2022

Uma verdadeira história de amor.
Uma das melhores hqs do Homem-Aranha, onde num pequeno gravador velho, ele decide gravar um pouco de como foi sua vida e seu amor por Gwen, emocionante e fascinante a cada página.

Sam 17/08/2022

Spider-Man Blue
Uma das melhores senão a melhor hq que já li do miranha, nossa que run fantástica e trágica, cheguei a encher os olhos de lágrimas no finalzinho.. sempre gostei mais da Gwen Stacy do que da Mary Jane Watson... Jamais vou superar seu destino

Sra Spider Girl 16/06/2022

Top 3,sim.
Primeiro, essa hq trás um conteúdo muito bom, tem melhores (óbvio) mas o valor sentimental conta mais alto.
Essa hq foi presente de uma das pessoas especiais que não se encontra mais no plano físico, então guardo com muito carinho.
Sempre que possível estou relendo ela.
É uma hq que me mexe muito comigo e sempre me trás boas lembranças de uns anos atrás.
Segundo, o conteúdo dela é muito bom, basta ler com o coração e mente aberta que não irá se arrepender.
Não troco e não vendo, levo para o túmulo comigo. E sim, está no meu top 3 de hqs.

Flavio - @geekcorp303 13/02/2022

Experiência diferente
Uma carta de amor a Gwen Stacy, nos mostra como o Peter tem lidado com a morte da Gwen, e tbm conta como os 2 se apaixonaram.

Alexandre 13/02/2022

Emocionante
Até o momento a melhor HQ do Homem-Aranha, totalmente fora da caixa, fora das tradicionais histórias de heróis. Foco grande nas personagens femininas MJ e Gwen que dão toda a emoção e sentido a história elas estão incríveis. Mostra um lado humano ao personagem e como ele conhece o grande amor e como está enfrentando o luto.
Simplesmente Maravilhosa a leitura