Hans Hoppe e a insustentável defesa do Estado

Hans Hoppe e a insustentável defesa do Estado Dennys Garcia Xavier

Resenhas - Hans Hoppe e a insustentável defesa do Estado

Marcio527 14/01/2024

O autor começa por questionar a legitimidade e a eficácia do Estado como instituição para garantir a segurança e a ordem social. Com uma abordagem anarquista, Hoppe defende a descentralização do poder e a transferência da responsabilidade para a sociedade civil, enfatizando a importância da propriedade privada como uma forma de promover a paz e a cooperação entre os indivíduos.
Além disso, o autor critica o sistema democrático e acredita que, em vez de representar os interesses do povo, o Estado so serve para perpetuar o poder de uma elite política. Esta visão corajosa, embora controversa, despertou em mim um profundo questionamento sobre a nossa atual estrutura política e me fez repensar a minha visão sobre o papel do Estado na sociedade.

O livro é ótimo para quem está adentrando nesse mundo do libertarianismo, da defesa da propriedade privada e nas ideias de não agressão a indivíduos pacíficos.

Nany.Barth 08/08/2020

Questione a democracia e o politicamente correto, sempre!
QUE LIVRO fantástico...que livrooooo!!
Eu fico cada dia mais encantada com o poder de argumentação de Hans Hoppe. O cara é surreal!!
Meu primeiro livro dele foi "Uma breve história do homem" e depois eu li "O que deve ser feito" (ambos já postei aqui). Mas, esse aqui foi para complementar de forma brilhante tudo que já havia lido e compreendido sobre a visão desse grande LIBERAL, com letras maiusculas.
Como seria viver sem o papai Estado? Quem cuidaria das ruas, da segurança, da educação e de tantas outras questões que, hoje, estamos acostumados a recorrer ao Estado. HOPPE é fantástico em cada colocação e nos faz refletir sobre inúmeras possibilidades de viver em uma sociedade mais livre e responsável.
"Se as pessoas não pagassem impostos teriam mais renda disponível para poder comprar serviços que tanto precisam, para garantir o bem-estar para elas e suas famílias". (Pág. 131)
"São os consumidores, ao comprarem ou deixarem de comprar algo que decidem quais empresários serão bem-sucedidos"
"Hoppe considera que a cooperação entre as pessoas é fruto do reconhecimento de que a produtividade aumenta quando há divisão do trabalho". (Pág. 250)
"Uma instituição monopolista e com poder de cobrar tributos é incapaz de fornecer proteção justa e eficaz da propriedade." (Pag.264)
"Hoppe fornece elementos e bases para que seja superado o medo de questionar a democracia e elementos relacionados a uma visão "politicamente correta" de mundo, hoje imposta por um conjunto aparelhado de instituições. Algumas das ideias de Hoppe talvez sejam mais bem digeridas apenas com o tempo, assim como foi com Mises, Hayek, Rand e, Rothbard. É o preço que se paga por ter ideias à frente do seu tempo, mesmo que tão necessárias justamente nesse tempo." (Pág. 268)
"Libertários: Diligentemente planejando como dominar o mundo para deixar você em paz"
(Pág. 212).
?Hans Hermann Hoppe e a insustentável defesa do estado. Breves Lições - @prof.dennysxavier - Editora @lvmeditora