Império

Império Eduardo M. C.

Resenhas - Império

blacktonks 01/07/2021

É assustador imaginar essa linha alternativa do Brasil, pq ela poderia facilmente ter acontecido!

O livro é bem legal, fiquei 80% do tempo gritando "meu deus e agora" e eu gosto bastante de livros assim. Alerta aviso: não espere muita felicidade aqui (mas também o que esperar do Brasil né?

Eu adorei as críticas que o livro fez, amei o cenário que o autor criou. Porém senti falta de uma explicação mais aprofundada sobre a parte histórica do livro (talvez isso se deva ao fato de que eu sou estudante de história kkkk), por exemplo, quais legados de D. Pedro II o D. Pedro III revogou? Esse lance de pagar ao governo parte do salário do empregado surgiu em que momento?

Mas em um todo o livro é mt gostosinho de ler e sofrido tbm pq as reflexões que ele trás doemkkk

Débora 21/01/2024

Um livro curto, mas com uma mensagem poderosa. Como seria o Brasil se a escravidão não tivesse "acabado" mais cedo? E se a família real ainda tivesse ficado no poder por mais tempo?

Desireé (@UpLiterario) 02/12/2019

Um velho, não tão velho Brasil. (@UpLiterario)
O ano é 1942, mas o Brasil ainda é um império escravocrata, misógino e retrógrado. Cheio de preconceitos e atrasos morais, o reinado de D. Pedro III está chegando ao fim e, sem filhos herdeiros, a disputa pelo trono torna-se uma acirrada disputa entre primos, oligarquias e igrejas.
Isabel e Júlio são filhos do mesmo pai, e apesar de terem vidas completamente diferentes, possuem problemas e desafios semelhantes. Isabel é mulher e, portanto, precisa se casar para receber em herança os bens de sua família quando seu pai falecer. Além disso, toda mulher precisa da proteção de um homem e sua vida e liberdade estarão sempre atreladas a uma figura masculina.
"- E eu posso saber quem você quer ser, Isabel?
- Uma mulher livre."
Júlio, por outro lado, não conhece a liberdade. Ele é um escravo, filho bastardo, considerado um cidadão de terceira classe. Apesar de todos os privilégios que seu pai e patrão lhe garantiu - estudos, um cargo de confiança em seus negócios - Júlio sempre estará condenado às castas inferiores, mesmo caso seja liberto.
”O gerente o recebeu com um grande sorriso, e Júlio chegou a ficar incomodado com a sensação de não ser mais invisível."
Não bastassem os problemas de Júlio e Isabel, seu pai morre repentinamente, colocando todos em uma situação extremamente delicada e...perigosa. Qual será o destino destes irmãos nas garras de um país que os condenou no nascimento? E como sobreviver ao caos político que floresce no Brasil, pondo risco ao futuro do Império?
Uma obra que nos mostra um país completamente diferente do Brasil atual, mas que ainda se aproxima muito da nossa e de muitas realidades. Desigualdades, preconceitos, machismo, racismo, corrupção e traições. A sobrevivência é a palavra de ordem. E a liberdade é apenas um sonho.
”O futuro chegaria um dia, e ela só queria viver bastante para ter certeza."
Recomendo muito!

site: www.instagram.com/upliterario

Gabriel Justino 27/06/2021

E se... O Brasil tivesse tido uma história diferente?
Resumo: Rio de Janeiro, 1942. A escravidão não terminou, e a monarquia ainda sobrevive. Os dias do reinado de Pedro III estão contados, mas o que será do Império quando ele morrer?
Isabel e Júlio são filhos do mesmo pai, mas vivem vidas muito diferentes. Ela, criada como filha legítima, nunca pôde ser verdadeiramente livre por ser mulher. Ele, filho do senhor com uma criada, nunca terá seu talento e esforço reconhecidos enquanto for um cidadão inferior.
Separados um do outro após a morte do pai, os dois irmãos descobrirão que a chave para mudar tudo isso — e ditar os rumos do Império — pode estar em suas mãos.
Fonte: Fornecida pelo autor.

Através desse preâmbulo fornecido pelo autor, somos atiçados pela curiosidade do e se... e se a história do Brasil tivesse tomado um rumo diferente do que conhecemos, se Dom Pedro II não tivesse sido forçado a renunciar e se não tivéssemos seguido pelo caminho da República no Brasil?
É a partir desse pressuposto que o autor Eduardo M. C. desenvolve a sua história que se passa pela perspectiva de dois personagens: Isabel e Júlio. Dois irmãos que compartilham o mesmo pai, Nhô Hélio. Ambos tem que aprender o seu lugar nessa sociedade machista e preconceituosa. Isabel por ser mulher não tem muitos direitos, apesar disso seu pai a deixa ter algumas benesses que as mulheres dessa sociedade não tem, como poder sair sozinha e caminhar. Júlio por outro lado é filho de uma escrava e que não foi reconhecido como filho pelo seu próprio pai, porém lhe foi garantido os mesmos estudos que sua irmã teve, mesmo sendo visto como um cidadão de terceira classe. Após uma tragédia as vidas de Isabel e Júlio mudam completamente e esse enredo culmina em segredos que precisam ser revelados e que cruzam com a monarquia.
Tramas e conspirações envolvem Dom Pedro III e cercam o seu reinado. Sem filhos homens que possam seguir a linha de sucessão, os mais próximos para substituir o cada vez mais doente Imperador, são seus netos: Pedro Afonso e Pedro Manuel. Mas será que ele pode realmente confiar no seus netos e na Igreja Austral para continuar seu legado?
Império é um ótimo achado da literatura nacional e que nos presenteia com ótimos personagens. Mesmo não precisando de uma continuação, seria interessante que o autor escrevesse a respeito de como os fatos que antecederam aos eventos narrado permitiram a continuação da monarquia, trazendo uma mescla da real história do Brasil com esse Brasil ficcional.