Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas - PONCIÁ VICÊNCIO

Drika.Zimmermann 21/03/2024

A vida era a mistura de tudo e de todos. ?????
Li esse livro em 2022 e reli para um clube do livro, destrinchando cada capítulo de uma forma incrível, assim fui descobrindo a história por trás da história. A oralidade, a ancestralidade, a religiosidade.

Ponciá é herança da sua gente, do embrutecimento que a sociedade impõe a todos.

"Eram secos de carinhos explícitos; entretanto, mesmo sem se tocarem nem se abraçarem, se amavam muito".

O amor para eles era a busca de cada um, para voltar a ser um todo, eles funcionavam juntos, cada um representando seu papel.

O vazio, o esquecimento é presente. Ponciá recorda, pensa, relembra o passado o tempo todo.

O nome não é ela, sua imagem não é ela. Que dor.

A saúde mental e a espiritualidade se abraçam o tempo todo.

A narrativa é cíclica, não é linear, vai e volta, confunde, desconfunde, dá um nó pra logo desatar e já atar novamente. Mas essa escrita de Conceição Evaristo é simples e fluída pra uma história tão pesada e complexa.

Que livro incrível!

crislane.cavalcante 08/03/2024

"Se a sua vida era a da terra, em que ela vivia, o que faria agora longe de lá? Entretanto se preparava para se afastar do lugar que havia nascido."

Poeticamente triste, tocante e real. Uma hora a sina será cumprida.

Rafa 06/08/2023

Um romance bem complexo e psicológico. Aborda questões sociais das personagens, mas também muito as pessoais. Por isso mesmo, uma leitura realista e muitas vezes triste. O vazio é uma abordagem constante... Muito interessante conhecer o estilo da autora.

Lica 13/06/2023

Li por ser uma das leituras obrigatórias do vestibular da UFRGS, achei q não ia me interessar mas no fim gostei bastante apesar de me perder bastante durante a leitura.

Ashley 24/05/2023

Não sei muito o que dizer, eu li mais por ser uma leitura obrigatória, mas o livro em si não é ruim, apenas achei difícil me manter concentrada em algumas partes

Paola.Grossl 24/03/2023

Camadas
Como foi dito pela editora "o texto aborda a exploração que ainda existe na zona rural, fala do trabalho em regime de semiescravidão, da exploração do trabalho do campo, do coronelismo, da migração do campo para as cidades, da indiferença da Igreja com os sem-casa, do trabalho das empregadas domésticas, do analfabetismo e da vida nas favelas."

studygaabss 26/01/2022

As Ponciás do nosso Brasil
Eu tenho tantas coisas para falar sobre esse livro, ele é tão necessário para discussão.
Esse livro se trata dos caminhos e do crescimento da protagonista, a Ponciá Vicêncio, onde você percebe a formação de sua identidade se entrelaçando com a do seu avô. Inclusive, o sobrenome de sua família veio do senhor de escravos que era "dono" de sua família antes da Lei Áurea (que é discutida com o seu ponto de vista e é incrível).
A obra mostra as escolhas que alguns membros da família de Ponciá faz, mas mostra muito bem como tudo é resultado de fatores sociais.
Seu avô, sua avô e seu pai se tornam lembranças que não deixam a cabeça de Ponciá. A relação com seu irmão e sua mãe parece muito fria, mas, conforme apresentam seus pontos de vista, vão ganhando um calor emocional e o leitor passa a torcer para que eles se encontrem o mais rápido possível.
Nesse romance raramente você identifica alguém como totalmente bom ou mau. Para aqueles que fizeram coisasa ruins é apresentado uma vida com problemas sociais e emocionais, mas isso não é usado como justificativa (o errado não deixa de ser errado) apenas mostra como outros também são vítimas do sistema.
Finalizando: recomendo essa leitura, pois além de ser rápida (você vai querer saber o final), ela é importante para conhecer a história de tantas Ponciás que temos no nosso país.

karlos 31/05/2021

O livro é bom, a história é interessante, foi o primeiro livro da Conceição Evaristo que eu li gostei bastante da escrita é bem fluída só demorei pois estava lendo pra escola e com data pra acabar... º?º

Fernandinha 28/02/2021

Meu primeiro encontro com Conceição Evaristo
Há anos venho ensaiando meu primeiro encontro com Conceição Evaristo, e finalmente ele aconteceu. Ah, Ponciá... parece que eu vi na sua história as muitas histórias ouvidas em casa, das minhas tias mais velhas, das mulheres do bairro onde cresci, das famílias das pessoas negras de origem rural que conheço, como as da minha família.

A trajetória de Ponciá Vicêncio nos conta sobre a intimidade dessas mulheres simples, caladas, que muitas vezes alcançamos tão pouco - e tão pouco nos é dado compartilhar do que vai dentro delas. Pude ouvir minha avó nos devaneios e lembranças da Ponciá.