Pausa

Pausa Rachael O'Meara

Resenhas -

Sara B. 26/12/2020

Como fazer pausas.
O livro é sobre como fazer pausas, a necessidade delas. Se isso é algo de que você tem precisado e não sabe como fazer, é o livro certo pra vc.

Marta Araújo 12/10/2020

O livro traz histórias que nós faz pensar como é importante uma pausa, seja ela de um minuto, de um dia, uma semana, um mês ou um ano! Trás exemplos do que pode ser fazer nessas pausas e a importância de cada uma delas!
Uma reflexão da importância de se cuidar!

Madalena.Leite 26/02/2020

Pausa = autocuidado
Nesse mundo maluco que vivemos, uma pausa é bem vinda. Mas como fazer isso? Esse livro dá uma estrutura e nos faz rever nossas crenças sobre parar, sobre não produzir. Necessário.

Rhay 11/11/2023

Assunto pertinente, mas
Me pareceu repetitivo em muitas partes, o que tornou exaustiva a leitura. Mas em contrapartida aprendi muitas coisas. O livro é para todo o tipo de pausa, mas por ela viver em uma área corporativa ela traz mais essa vivência, que eu particularmente não me interesso e não insiro, mas ainda assim é uma boa leitura.

Sabrina 01/12/2023

É um livro, que nos ensina a parar para pensar e deixar a criatividade acontecer, e dessa forma identificar o que realmente queremos fazer e ser. E não apenas fazer e trabalhar porque temos que fazer.

Muito bom!
Recomendo.

Cathy 29/04/2024

Pausa consciente e bem pensada. não simplesmente o ócio
O livro começa meio arrastado, mas a leitura engata bem depois. Os conselhos são extremamente práticos e factíveis, úteis principalmente na recente filosofia de que ‘fazer’ é sempre melhor que está ‘parado’, ‘pausado’. Explica o poder que a pausa consciente e com objetivo, quer grande, quer pequena e diária, pode ter sobre nosso corpo e, mais, mente, reestruturando conceitos mentais, nos convidando a ouvir nossa voz interior, que muitas vezes é calada pelo volume excessivo de afazeres e informações. Não prega a ioga, nem a meditação apesar de as mencionar.
CITAÇÕES DE RELEVO:
 O importante na pausa é tirar um tempo a fim de dar espaço para que a sua voz interior seja ouvida e para alinhar as suas ações com essa voz, e assim levar uma vida mais significativa e satisfatória. Pausar lhe oferece uma oportunidade de se lembrar daquilo que o ‘ilumina’ e lhe permite identificar seus anseios, modificar suas crenças limitadoras.
 A excelência jamais é um acidente. É sempre resultado de uma intenção vigorosa, um esforço sincero e uma execução inteligência; ela representa a escolha sábia entre muitas alternativas; é a escolha, e não o acaso, que determina o seu destino – Aristóteles.
 Quando você se permite tempo para uma pausa, mesmo que seja pelo período de um suspiro, você cria a oportunidade para que emerja um pensamento, uma emoção, um anseio ou um comportamento novo. Pausar ou alterar o seu comportamento pode ter um efeito profundo no que acontecerá a seguir.
 Pausar é uma maneira de se dar licença para se conectar profundamente com você mesmo, incluindo sentir e expressar emoções de maneiras que não imaginava serem possíveis.
O mergulho na pausa
 Toda vez que começa a pensa no futuro significava não mais estar presente.
 Mentalidade expansiva: atitude mental que enxerga os desafios como empolgantes, e não como ameaçadores. Partir para a ação, aprender e crescer. O único limite à nossa inteligência, habilidades ou capacidades de conscientização é a tampa que colocamos nelas.
 Estejamos no trabalho ou em outro lugar qualquer, pausar é uma habilidade que requer prática e um esforço consciente, principalmente para os perfeccionistas e aqueles que gostam de meter a mão na massa.
 As epifanias parecem vir do nada, mas em geral são produto da atividade mental inconsciente durante um período de inatividade.
 Ouvir a voz interior: Pode levar a admitir algo sobre mim que não estava preparada para admitir; forçar a escutar minha própria voz. Ficar o tempo todo sintonizando em como está se sentindo e em sua presença. Concentre-se em como o seu corpo se sente e familiarize-se consigo mesmo. Permita que sua mente sossegue. Absorva o que está ao seu redor usando todos os sentidos – visão, audição paladar, tato e olfato. Se os pensamentos voarem muito longe, principalmente para o futuro, tentar se concentrar na respiração para lhe trazer ao presente.
A arte da faxina mental
 A maneira como vivenciamos o apego com as primeiras pessoas que cuidaram de nós afeta o modo como lidamos com emoções e dá forma a nossos pensamentos, opiniões, autoestima e relacionamentos com os outros na vida futura.
 A neuroplasticidade é o potencial do cérebro para se adaptar ou criar novas vias neuronais à medida que aprendemos e crescemos. Os nossos circuitos de transformação são ativados com a alteração intencional de comportamento e com escolha de se fazer isso.
 Toda vez que capturar um pensamento que faz parte de um sistema de crença desatualizado, faça uma pausa, ainda que seja por um instante. Você pode conscientemente alterar o seu comportamento e passar de uma mente confusa para uma forma de pensar mais consciente.
 Finja até conseguir. Aja como se você fosse importante ou crie a nova crença de que você é importante e muito provavelmente você se sentirá desse jeito.
A pausa diária
 Com esse novo espaço, você pode desenvolver a presença por meio da percepção sensorial, notar sensações corporais ou observar com objetividade seus pensamentos e sentimentos no momento presente. Exemplos:
o Caminhada mesmo que curta
o Tomar chá/café sem distrações (telefone)
o Expressar gratidão por ao menos uma coisa ao final do dia.
o Dormir pensando no momento favorito do dia.
 Mindfulness: você está observando, usando todos os seus sentidos, não está simplesmente pensando, o que lhe distrairia, está pausando, está no momento presente.
 Pausas micromidfulness: 6 respirações profundas; palmas no rosto; duas palmas juntas.
 Os lugares que consciente ou involuntariamente evitamos ou reprimimos contém o nosso maior potencial de crescimento, cura e sensação de inteireza e completude.
A pausa para reduzir o ritmo
 Reduzir o ritmo para se concentrar torna-se a pausa. Você está reduzindo a marcha e ajustando seus estados mentais, psicológicos e emocionais para acalmar e clarear a mente. Concentrar-se fica mais fácil.
 Quando está confusa, incerta sobre uma decisão ou desorientada, a solução não é se empenhar mais, nem pensar mais. É se afastar e fazer menos. Só assim as respostas aparecem.
 É fora de nossa zona de conforto que florescemos; também é onde maximizamos nossa capacidade de aprender e crescer. Sentimo-nos vivos e presentes enquanto nos dedicamos a experiências novas e configuramos novas redes neuronais. Prepare-se para sentir medo e ansiedade.
 Quando você tira tempo para ficar sozinho, está se comprometendo com todas as coisas que são importantes para você. Não ter ninguém para priorizar a não ser você mesmo gera nova maneira de se concentrar naquilo que mais importa pra você.
As seis habilidades da transformação:
 Anseie: descobrir o que mais deseja, ouvir sua voz interior.
 Comprometa-se com seus objetivos.
 Revele-se em novos pensamentos.
 Liberte-se para novas experiências, sair da zona de conforto.
 Rematrize-se, criando novas vias neuronais pensando e fazendo coisas de forma diferente.
 Dedique-se para atingir a excelência.
 Fazer uma lista das coisas/atividades que lhe acalentam e das que dar adeus.