As Gémeas de Auschwitz Eva Mozes Kor

Resenhas - As Gémeas de Auschwitz

Elizabeth 20/04/2024

Perdão
Apesar de tudo o que Eva passou na antes, durante e depois da guerra, ela foi grande em perdoar. Que mulher grande.

Alexandre 22/03/2024

Em 20 dias, estarei visitando Auschwitz, e este livro foi uma contribuição valiosa para meus estudos prévios à viagem. A leitura é intensa, porém, o que traz algum conforto, mesmo que mínimo, é a perspectiva da libertação das gêmeas. Contudo, ler sobre as atrocidades dos experimentos feitos pelo médico Mengele em gêmeos e crianças é profundamente perturbador. Auschwitz é, sem dúvida, uma dolorosa lição sobre a capacidade humana para a perversidade.

Liana60 10/02/2024

As Gémeas de Auschwitz
É um livro muito fácil de ler para quem está habituado ao tema e para quem gosta de livros sobre Holocausto.

É uma história muito parecida com "O Tatuador de Auschwitz", só que mostra outro lado do campo de concentração Auschwitz-Birkenau: os gémeos de Mengele e as suas experiências para com estes.

É uma história verídica em que o amor e a vontade de viver falam mais alto do que a dor e a perda.

MaLu 22/09/2023

Emocionante
O livro conta a triste história de Eva e sua irmã gêmea Miriam durante a segunda guerra mundial, onde gêmeos foram usados em experimentos nazistas na tentativa de gerar mais pessoas consideradas de "raça pura" por eles.
Fiquei impressionada com a força e a coragem dessa menina que além de se manter viva ainda cuidou da irmã.

FlAvia.Pedro 29/07/2023

Este livro é um pouco "pesado", principalmente porque fala sobre duas meninas de apenas 10 anos que se viram obrigadas a separar-se dos pais e serem submetidas a imensas experiências.... mas a escrita é muito simples fazendo com que percebamos tudo o que é descrito. Admiro muito a força de vontade e coragem que Eva e Miriam tiveram para sobreviver a tudo pelo que passaram, e a todas as experiências que Mendele as submeteu.
Este livro é dedicado a todos os jovens, com uma mensagem muito bonita...

romanciando 08/07/2023

Que não haja mais Auschwitz
Comecei a ler acreditando ser o relato de uma vítima e terminei o livro tocada com as palavras de uma mulher.

Um livro curto do qual não tenho nenhuma prioridade para resenhar já que a dor do outro não pode ser medida em palavras mas como alguns livros esse é um daqueles em que certa página vai se encaixar perfeitamente com algo pelo qual você está passando.

Em determinado momento parecia que as apalvras saltavam das páginas direto para minha alma e isso já é motivo suficiente para dizer que é mais do que um livro.

"Ninguém podia dar-me esse poder e ninguém mo podia tirar. Isso fez-me sentir poderosa. Fez-me sentir bem ter algum poder sobre a minha vida enquanto sobrevivente. Comecei a escrever a minha carta e cheguei a várias versões, trabalhando através de muita dor."

Brenda Lucas 09/05/2023

Fortíssimo
Escrita fluída e temática super forte. O livro fala sobre as experiências do "anjo da morte" para com os "seus gémeos" dando destaque a visão de Eva e sua irmã, Miriam, que sobreviveram a essa tragédia.

Joana Gonçalves 05/05/2023

Sinto-me mal por dar uma nota à história de vida de alguém. Há de muita gente na verdade. Então dei cinco estrelas. Sei que talvez muita gente não consiga ler este livro mas acreditei que está escrito de uma forma bem leve. Se puderem, ou conseguires, leiam. É simplesmente necessário.

Deise.Maria 26/07/2022

Comovente e inspirador
Sobre o livro;As memórias escritas de uma família judia , narradas pela sobrevivente Eva Mozes kor ,Uma judia que morava na pequena cidade de Portz na Romênia, quando foi tomada pelos Nazistas no ano de 1939 até então Eva e sua família não sabia mas começa aí um processo para o extermínio dos judeus em toda a Europa.A narrativa da Eva possui elementos ricos em toda a trajetória de quando começou a guerra até sua prisão em Auschwitz.Eva tinha apenas 10 anos foi levada a Auschwitz junto com sua irmã gêmea Miriam. Mesmo não sabendo o que iria acontecer Eva com sua personalidade forte e destemida usou toda sua garra e coragem aprendidas durante anos convivendo com os destempero do pai para sobreviver ao horror dos campos.Eva não só lutou por si como pela sua irmã Miriam que até então seria sua única família, Eva perdeu os pais e suas duas irmãs mais velhas Aliz e Edit nas câmeras de gás. A comovente história de Eva toca do começo ao fim não só pela descrição dos campos e os acontecimentos ali cometidos , como as experiências pelas quais os gêmeos eram submetidos como a luta de Eva pela sobrevivência. E no final Eva não só consegue a liberdade vinda pelos soviéticos já como 11 anos , mesmo perdendo toda sua familia ela retorna para a casa em busca de recomeço. A Europa não era mais a mesma mas Eva não se permitiu desistir de viver er a única coisa que poderia usar contra os Nazistas, a sua resistência é o seu perdão era única liberdade que os nazista não poderia aprisionar.
O que achei; As memórias de Eva são uma inspiração para todos que lutam por algum ideal, a história de luta dela é emocionante pq a Eva não permitiu que Um campo de extermínio privasse seu direito de viver e muito menos deixou de lutar por sua irmã que ra seu único elo do que era uma família, do que era casafiwuei fascinada com a descrição que ela faz dos acontecimentos da guerra e do pós também. O relato dela sobre a família sua perca foi comovente e emocionante , principalmente quando ela fala sobre os crematóross onde milhares crianças morreram.Da 8200 judeus que seriam seriam Campos na marcha da morte , 1200 morreram num so disso 7000 sobreviveram. A visão sensata e só senso de realidade que Eva tinha sobre a realidade do que os judeus passavam é tocante por de tratar de uma criança desprotegida sem seus pais.

Henriques Chacôto 15/03/2022

As Gémeas de Auschwitz
Um livro ótimo para quem se interessa sobre o assunto, porém com descrições muito pesadas do que faziam com as pessoas.
Contém imagens da época como documentos, fotos das duas gémeas, fotos dos campos, etc......

Ana 15/02/2022

Não é uma resenha, é um comentário. O livro é chocante. De revirar o estômago. Para nunca esquecermos as atrocidades do nazismo, e que a humanidade nunca cogite em reprisar qualquer mínimo ato similar ao praticado. A autora e sua irmã foram verdadeiras heroínas.

Juliana 06/11/2021

Bom livro
Um bom livro, curto e rápido de ler, sem deixar de emocionar. A história é doída, como todas as histórias sobre Auschwitz, e me vi chorando por diversas vezes.

Fernanda 10/08/2021

Apos ler o livro deu para perceber que o mesmo foi escrito com o intuito de abranger uma faixa etária mais jovem de leitores, uma leitura real do que aconteceu mas para quem já tenha lido livros sobre este tema vai notar diferença na forma como foi escrito.