VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue

VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue Cesar Bravo

Resenhas - VHS: VERDADEIRAS HISTÓRIAS DE SANGUE

antonio.autor 13/02/2024

Três Rios NÃO é uma cidade (pequena)
"Dizem que segredos não sobrevivem por muito tempo em cidades pequenas".

A primeira frase da sinopse que fica atrás do livro já fisgou a minha atenção. Por ter crescido em uma cidade pequena fiquei esperando por certos elementos que são comuns nessas cidades, mas não tem nada disso em VHS.

Não tem aquela atmosfera de que todo mundo se conhece, de um tomando conta da vida do outros. As brigas políticas com os mesmos políticos de sempre. Ou as super personalidades que se atravessarem a fronteira ninguém conhece.

Inclusive, naquelas informações sobre a cidade no início do livro diz que ela tem uns 300 mil habitantes e, em um dos contos, um personagem fala que a cidade é grande.

Não sei se foi erro de quem fez a sinopse ou o escritor se esqueceu da própria proposta. De qualquer modo, a cada conto o problema fica pior, porque as ligações entre os contos é muito fraca. Alguns nem tem ligação entre si. Também não há elementos que caracterizem a cidade. São 19 contos e tudo que há para dizer de Três Rios é que é estranha.

No fim, Três Rios não parece ser uma cidade, tirando os contos do matadouro, o resto poderia se passar em qualquer outro lugar.

Tá bom, já entendi o seu ponto Antônio, mas os conto em si são bons?

Queria muito dizer que sim, mas só gostei de uns quatro, apesar de serem muito bem escritos, achei as tramas sem sal. Talvez quando César Bravo publicar um romance eu leia, ele escreve bem, porém não tô animado para mais contos dele.

@mchka 25/02/2024

Grata surpresa no final
Comecei o livro e acabei não gostando muito dos primeiros contos, mas depois comecei a perceber que tinham ligações por toda a história e os contos começaram a ficar mais desenvolvidos. Passei a apreciar mais, o final foi mais do que imaginei!!

pedr.santos 23/11/2022

Muitas histórias e eu amei assim!
Uma coisa que vi em uns livros da Drk é que tem toda essa coisa de mini histórias, breves e tals. Quero comprar mais livros dela assim. Sobre o livro em si, nada declarar de diferente... Capa linda, histórias horríveis (de um jeito bom) e como sempre prendendo o seu leitor até os últimos pontos. Drk não erra nunca e com essas edições lindas e maravilhosas, uma capa mais linda que a outra... não esperava menos e nem mais deste livro! Entregou tudo que tinha direito e mais, porque Bravo já está no seu 4º livro e é óbvio que quero todos na minha mesa para ontem!!!

ORION 12/03/2024

Não se engane pela nota, eu gostei do livro.

O que me impediu de dar 4 estrelas? Alguns contos me pareceram crus... Não na escrita – Essa que, de nenhuma forma é um problema, sendo o ponto mais forte do livro no geral, mesmo as histórias que não gostei tanto, têm uma imersividade muito forte, me fazendo até algumas vezes, esquecer das obrigações e só parar de ler após o ponto final – mas sim no desenvolvimento. Contos como "Jezebel" me deram a impressão de serem curtos além da conta, fazendo sentir falta de uma conclusão mais satisfatória.

É um estilo de escrita. E não é ruim, Só não funcionou tão bem comigo.

Meu top 5:

09. Torniquete;
05. Bicho Papão;
11. Lugar Algum;
02. Chuva Forte;
16. Whey Protein.

Ler essa coletânea de contos foi uma experiência incrível e não atoa já estou com a continuação, "DVD", para ler em breve.

Jnfer 04/12/2022

Eu gostei
Primeira leitura desse autor e estava com a espectativa lá no alto, alguns contos gostei mais que outros, mas no geral valeram a leitura, pois, eu fiquei extremamente envolvida mesmo nos contos que não gostei muito, comprei em 2021 pela Amazon por 33.90

_______ Muito SPOILER agora em_______________

Os contos que eu poderia comentar tanto positiva quanto negativamente são, "Quando as mariposas voam", senti uma empatia e medo muito grande eu saber da morte do velhinho, mesmo sendo inevitável; "Lugar Algum" eu senti muito aflição mas adorei muitoooo esse; "Jezebel" gente esse eu não gostei mesmo, a história até me prendeu mas não sei se por ser ele curto, me pareceu uma história inacabada sem grande desfecho, um conto bem ok, igualmente o "museu das sombras", ficou sem nexo e bem sem graça; "Peso do enforcado" esse foi o ápice de todos os contos, meu deus como eu acreditei que era um milagre divino, fui enganada até a última frase, quando no final foi mostrado que o padre salvou o Emílio meu mundo caiu; "Whey Protein" eu fiquei tipo Matou ou não matou????? Kk, adorei.

Linaldo 05/12/2022

O medo cria raízes
VHS: verdadeiras histórias de sangue pelo escrito César Bravo nós trás uma coletânea de contos após o ultra carnem, com histórias únicas com grandes referências ao fim dos anos 80 para os anos 90, nesta coletânea vamos a companhar a cidade de três Rios interior de São Paulo e seus habitantes, desde uma locadora de VHS com ideias de um novo negócios escusos a um matadouro maudito.

César Bravo nós da sangue,trasheira, fantasmas, maldições e muito demônio tantos nossos quantos religioso.
VHS e uma obra perfeita para os amantes de terror e horror que ama o gênero

Tais290 05/12/2022

Um livro bom
Uma leitura boa e fluida
Bem interessante, alguns contos deveriam virar filmes.
O conto que eu mais gostei foi Lugar algum.

Beatriz 13/12/2022

Do pó ao pó
Esse livro salvou meu ano, sério. Acho que é o único que realmente me fez sentir alguma coisa incrível em 2022. Os contos são bem diferentes entre si, enquanto alguns são mais psicológicos, outros tem gore. Uns tratam de humanos, outros de entidades. Simplesmente maravilhoso. Destaco os contos Quando as mariposas voam, Branco como algodão (a coisa mais assustadora que li em tempos) e Torniquete. Única reclamação pra fazer é sobre a revisão da editora, peguei vários errinhos durante a leitura, e por ser um livro nacional deviam ter mais cuidado com o texto de Bravo, pois o homem merece.

Vanderley.Candido 13/12/2022

Excelente livro
Verdadeiras histórias de sangue é contado em várias estórias, passando na cidade fictícia de três Rios, contando estórias de terror e algumas um pouco macabras, o livro no geral é interessante, não é cansativo e de leitura rápida e simples.

Lissa 19/12/2022

Laços do terror
Eu amei esse livro. Muito mais do que pensei que gostaria.
Já estava um pouco desiludida com o gênero de terror quando se tratava de literatura depois dos livros do Stephen King que li e o fracasso que foi Hellhouse e (um fracasso maior ainda) As Ruínas.
Meu pai me indicou esse livro. Ele insistiu muito que eu lesse alguma coisa do Cesar Bravo. Eu amava conversar sobre os livros que lia e os filmes que eu via com ele. Amava essas coisas pequenas, minusculas que compartilhávamos mesmo sabendo que ele não prestava muito atenção no que eu dizia. Quando fechei o livro, a primeira coisa que pensei foi que tinha que falar com o meu pai, precisava contar pra ele o que tinha achado. Demorei alguns minutos pra me dar conta de que isso não era mais possível. Talvez esse peso emocional também tenha contribuído pra que eu gostasse tanto desse livro.
A literatura brasileira é boa. Realmente boa. E precisamos valorizar mais isso. Esse livro é lindo. Magnifico não só pela forma com que as suas histórias variam mas pelo jeito tão absurdamente sutil que elas são interligadas. Ler esses contos em solo brasileiro (mesmo partindo de uma cidade que eu nem sabia que existia) foi ainda mais precioso. Cria um ar de realismo que eu não experimentei em nenhum outro livro.
Não consigo citar meus contos favoritos porque me apaixonei por todos, não na mesma intensidade, mas de alguma forma todos eles parecem um só. Quando terminei, tive o impulso de abrir a primeira página e ler tudo de novo, com menos sede de chegar ao fim da história logo e mais atenção aos detalhes.
Acho que seria exatamente isso que eu diria ao meu pai.
E acho que ele responderia um "É mesmo? Que bom que você gostou. Você tem que ler Ultra-Carnem"
Eu vou ler, pai. Prometo.

Rafa / @rafael.biasotto 31/01/2024

Uma bela obra nacional.
Após algum tempo lendo apenas Stephen King, terminei essa maravilha do César Bravo que foi minha primeira leitura nacional.

Quero ler os outros livros dele pra saber mais dessa cidade bizarra chamada Três Rios.

Cada conto é uma viagem diferente, que aos poucos vão se intercalando com outros e assim ficamos conhecendo mais sobre a cidade e seus moradores.

hmhenrique 23/03/2024

Viciante
Extremamente viciante e praticamente impossível de parar de ler. A leitura segue muito fluida apresentando contos fabulosos que prendem muito nossa atenção e muitos chegam a chocar com o encerramento.

A forma como César constrói a narrativa da cidade é incrível e cheia de suspense e emoção.

Muito orgulho de ter um autor como o César no nosso Brasil, apresentando livros incríveis para nós amantes do mistério/ terror.

Partiu ler o DVD e seguir impressionado com a narrativa de César Bravo.

Recomendo demais!!!

Lu Oliveira 31/01/2023

Verdadeiras Histórias de Sangue
"Minha avó me ensinou a não acreditar em nada e nunca duvidar de coisa alguma"

Foi seguindo essa máxima que eu li VHS - Verdadeiras Histórias de Sangue do Cesar Bravo.

Um livro de contos que se passam em cidades (fictícias?) do Noroeste Paulista, cheio de sangue e perturbação - seja por parte daqueles que já não pertencem a este mundo, seja dos viventes atormentados pelas consequências das próprias ações.

Dentre os mais pesados (que envolvem tortura) destaco o "Bicho papão", que fui ler antes de dormir e precisei procurar algo para (des)ver na Disney.

"Feitiço em você" também me deixou apavorada.

Porém, as histórias não causam apenas terror, trazem também reflexões.

Gostei muito, por exemplo, como em "O último centavo da senhora Shin" foi abordado o preconceito contra uma imigrante e a questão dela não se sentir "pertencente" ao lugar.

Em "Jezebel" tive a impressão de que ficou faltando alguma coisa... porém soube que ela retorna no livro "DVD".

Adorei "brincar" de encontrar conexões entre os contos.
E fiquei "de cara" quando o desfecho de "Firestar Videolocadora" apareceu.

Sobre a edição, a arte com os recortes de jornal tornaram a experiência ainda mais realista.
E me diverti relembrando as tecnologias (retrô) dos anos '80/'90.

Tive uma ótima experiência e quero ler mais Cesar Bravo, com certeza!

Para quem gosta ou, como eu, quer se aventurar no gênero Terror, recomendo demais a leitura!

site: https://instagram.com/lueseuslivros

ErikaSaanvi 08/02/2023

Medo
Morria de medo lendo cada conto, passei uns bons dias dormindo com alguma luz ligada no quarto. De todos os contos só não gostei muito de uns três ou quatro de resto amei todos.

Gabrielly 26/02/2023

A vídeo locadora de três rios
Esse livro tem um ar nostalgico, volta-se ao horror em uma forma conceitual. O pano de fundo, aquilo que liga todos os 18 contos desse livro, é a cidade de Três Rios e o VHS.

Temos nesse livro alguns contos excelentes, que me fizeram refletir sobre minha fé e conduta, alguns contos que me embrulharam o estômago e aterrotrizaram e outros que não foram tão bons.

O saldo ainda é positivo. É uma excelente antologia de contos. Viva os autores de terror nacional.