Sonetos

Sonetos Luís de Camões

Resenhas - Sonetos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Karol 21/02/2022

Li obrigada, apenas porque vou prestar vestibular. Não curto esse tipo de livro, sonetos não é comigo.

lenamendes 09/01/2022

só a UERJ pra fazer eu reler esse inferno. nada contra, chega até algumas horas sem agradável, gostoso e é curto. mas se eu pudesse não reler tbm seria ótimo

Giu 05/01/2022

Faltou algo...
Li esse livro pois irei prestar um vestibular agora em março e esperava mais dos sonetos... Poucos me tocaram e a maioria me deixava com preguiça de terminar o livro.

NicholasJade 03/11/2021

Do amor à lamúria, por sua musa e por sua pátria, Camões
Camões em seus sonetos não apenas lamenta por sua pouca fortuna, mas relata ora de forma racional, ora de forma sensível, seus amores por Isabel e Dinamene, o luto pela morte desta e a rejeição por parte daquela.
É uma leitura agradável e instigante, onde também pode-se perceber a glória alcançada por Portugal no viés da mais importante figura para sua identidade nacional, e também seu lento declínio, que culminou no mesmo ano da morte do poeta, quando o país se tornou parte da Espanha.

Lisboa 20/09/2021

Trágico
Trágico é a palavra que define camões, ele teve uma vida cheia de dificuldades e soube expressar isso em seus sonetos.

Apesar de lindos poemas, não são para mim. Camões criou uma nova métrica para seus poemas, uma que muitas vezes na minha cabeça não fez sentido, portanto, não entendi a maioria. Ao ler o segundo verso, já havia esquecido o assunto do primeiro.

Não me julguem, sei que camões é maravilhoso, mas pra quem o compreende. Adorei estudar a história dele e vou estudar mais sobre a métrica pra ver se consigo me acostumar. Só que no momento, não é pra mim.

Brianna 11/09/2021

Leitura difícil para mim
Gente, sofri para ler ? Eu achava que era alfabetizada até ler esse livro ? Eu gostei de ver o quão romântico Camões era, provavelmente, iriam chamar ele de [*****]hoje em dia.
Recomendo que leia esse livro com bastante calma e paciência. Pena que estou lendo ele para o vestibular, mas acho que se não houvesse a pressão do vestibular eu teria desistido. Admiro você que já consiga entender esse tipo de escrita, ainda não cheguei nesse patamar. Você tem dicas?
E aí, o que achou do livro?
Qual o livro clássico que você mais teve dificuldade para ler?
Para mim foi esse, eu lia e parecia que não tinha lido nada.
Rafael 24/12/2021minha estante
Dica: Escolha uma boa edição como a da Ateliê que ajuda bastante na leitura.

Leandro 14/08/2021

Bom para estar a maestria com que Camões utiliza tanto a língua portuguesa como a estrutura do soneto.

astramourr 02/07/2021

li por causa da escola e odiei.
muito entediante, não entendi nadakkkkmnj
enfim não gosto muito de clássico e poema

Kath 21/06/2021

Livro de cabeceira ????
Meu livro de cabeceira, o que fazia meus amigos me perguntarem qual era o meu problema por ficar lendo e relendo os sonetos na hora do intervalo e aulas de exatas kkkk
Foi por meio de Camões que decidi cursar Letras na faculdade.
Apaixonante!

Julhaodobem 20/06/2021

Um Vestibulando Vs Camões
A poesia é um gênero que nos últimos anos não esta sendo muito valorizada por jovens contemporâneos, pessoas que estão a cada dia ligadas com a tecnologia e tudo que for "moderno". Não são todos os jovens que são desta maneira, existem os jovens amantes da poesia ou àqueles que lêem por um propósito maior, como o vestibular por exemplo, que é o caso deste que vós escreve. Por mais que eu seja um leitor universal em minha bolha, ler poemas sempre foi uma dificuldade, antes não entendia o porque de poucas palavras no papel até ter a curiosidade de conhecer está escrita. Li um Pessoa aqui, um Gregório ali e até um Polêmico Bilac, até chegar a este clássico e importante Luis vaz de Camões que mais me fascinou sua possível história de vida para depois ler seus versos, algo que todos novatos deveriam fazer antes de ler o livro de um poeta pois tendo conhecimento de suas vidas fica mais fácil quando lemos suas obras. Camões faz parte da época literária denominada Classicismo, uma era de embate entre o antropocentrismo e o teocentrismo, o homem acima de tudo e o segundo com deus acima de tudo. Uma época com grandes navegações com o unicio dos desbravadores portuguêses em novas terras e uma tentativa da humanidade de reescrever a história bebendo do passado com o império romano e sua mitologia. No livro relaciona-se com a escrita no qual percebe-se três pontos principais , o belo com uma escrita entre belas palavras para dar um corpo ao poema que junto com o segundo ponto importante, a harmonia se faz com o belo, quando lido com uma história e sentimentos interessantes do homem liga-se com o terceiro, o equilíbrio que juntos formam uma linguagem com poemas poderosos que ao mesmo tempo transparece pela sua linguagem com estes três objetivos. Assim Luis de Camões torna-se um poeta interessante de ser lido pois passa-se em uma época onde a humanidade estava olhando para si enquanto criticava coisas divinas que há séculos o controlavam perante a forma que o homem se comportava, excluindo suas vontades e sua forma de escrita que com isto teve a chance de criar novas formas de se expressar, principalmente nos poemas.

Como todo poema, a rima e o ritmo são importantes para a compreensão da leitura. Com isso a leitura dos poemas fica mais fluida quando colocamos este ponto, em Camões temos que respeitar as pontuações impostas com as figuras de linguagem, isso quer dizer, não ler respeitando as regras torna a leitura cansativa e desgastante para um vestibulando e para um estudante. Mas, quando o faz corretamente conhecemos a métrica deste poema que por mais que tenha uma linguagem antiga começa a ser compreendida para o jovem. Portanto durante a leitura quando equilibramos este conhecimento e respeitamos as regras, como resultou comigo, compreende-se Camões e como ele interpretava o mundo em seus versos profundos e amorosos nas páginas do livro. Um amor sofrido onde é retratado em alguns poemas, tornando-se um marco na literatura que parece para alguns uma passagem para o Barraco, a escola literária seguinte, por meio do Maneirismo, uma revisão dos valores clássicos abordado pelos Renacentistas, tornando o amor de formas difíceis como a perda de sua esposa em um naufrágio, uma mulher chamada Dinamene onde é citada em grande parte dos poemas com várias interpretações, como uma referência, outras vezes escondida em palavras de amor ou citando seu nome dizendo que a amava e que carregará o peso de sua perda até seus últimos suspiros poéticos, trazendo assim o amor como um sentimento importante para Luis de Camões, um homem que paira sobre ele várias teorias da morte de sua amada que o assombra em seus versos e que estão presentes neste livro.

Com todo este amor por causa de uma perda, percebo um embate interessante que faz um reflexo com a época que Luis de Camões estava vivendo, o Neoplatonismo e o amor carnal. O primeiro que é um amor platônico mais ligado a igreja, uma forma na qual explica que quanto mais longe estamos de Deus mais voltamos para as origens do ser humano, mais amamos está divindade e encontramos o verdadeiro amor, a atração de Jesus Cristo. Já o amor carnal é o amor do toque, totalmente humano e sexual onde diz que o verdadeiro significado do amor é a sensação da carne, o cheiro de sua amada ou amado junto com seus corpos se tocando para encontrar a resposta do porque estar neste mundo doloroso. Portanto com estas idéias percebe-se um choque entre os poemas no qual Camões parece criticar ambos e usurfluir destes dois objetivos em seus versos como uma forma de se expressar com seus sentimentos e ânsia do amor, no qual o autor usa praticamente em todo o livro a Metalinguagem como uma âncora entre os poemas, isto aumenta o poder sentimental construído ao longo da obra, fazendo que nós leitores e leitoras entendam esta paixão extrema enquanto lêem os versos, sentem essa tristeza e a saudade do passado com as palavras que são colocadas da maneira certa que acabam fluindo durante a leitura, como um tempo que anda por si mesmo.

Portanto, há nesta passagem de tempo uma preocupação escondida entre os versos. Com um medo do tempo passar mais rápido do que se imagina, percebe-se que existe um recuo com isto, como se fosse o vilão ou algo a ser ultrapassado por uma barreira temporal que todos nós, homens e mulheres passamos em nossas vidas , nossas preocupações, trabalhos e vícios que pairam entre nós como um problema que pouco nos importamos mas quando percebemos a existência do tempo em nossos sentimentos carnais, temos medo daquilo chegar ao fim e destruir aquilo que nos faz humano. Com o tempo transforma-se tambem nos poemas uma instabilidade do mundo, um lugar onde nada é certo e nada ira se concretizar totalmente, um lar onde a qualquer momento tudo pode ser distruido. Assim, percebe-se um medo de Camões com o passado, pois a lenda onde se diz que a morte da sua amada ele poderia salva-la mas acabou salvando o manuscrito de seus poemas, tornando-o um hipócrita e egoísta mas que talvez nos dê a resposta que amarre entre todas as características deste livro, a epoca onde ele viveu e a forma de sua escrita que conseguiu sobreviver até hoje tornando-se um dos maiores poetas da literatura em toda história humana. Assim, Sonetos de Camões por mais que seja um livro complicado de ser lido na era contemporânea, principalmente por jovens, é uma obra que se esforçarmos para entende-la conheceremos uma forma de sonetos que mudam a perspectiva do que é ler obras literárias com uma linguagem mais rebuscada, tirando esse preconceito que Brasileiros mileniuns tem em qualquer obra que seja antiga pois não tiveram curiosidade e a ajuda de uma educação de qualidade. Desta forma por mais que foi uma leitura peculiar, Camões me mostrou uma forma interessante da história humana e como fazer experiências com as palavras entre seu sofrimento e o remorso no amor.

Gostou da minha Resenha?, Leia mais no meu blog com textos Nerds e poemas ruins: https://jornalficticio.blogspot.com/?m=1

Me siga no Instagram: @jornal_ficticio

bren 09/06/2021

a l.o me conquistando de novo
Camões é maravilhoso. Só a unicamp mesmo para estar me fazendo ficar apaixonada pelos clássicos

Pry 08/06/2021

Gostei mais ou menos, um livro de poesia não tem muito o que esperar, mas... Li! Por ser Camões, mas confesso que não tô muito animada pra ler Lusíadas, no geral não sou muito fã de poesia, até gosto de crônicas mas poesia não é muito meu forte, talvez por isso eu não gostei tanto assim.

Keell 29/04/2021

Me perguntei se realmente tinha sido Camões a escrever "O amor é fogo que arde sem se ver", a maioria dos sonetos só falam de morte, luto e etc, mas ainda assim, não tirando o valor da obra. Destaque para o soneto, O tempo acaba o ano, o mês e a hora, foi muito pontual, realístico e atual.

Luiza 29/04/2021

Maior poeta da língua portuguesa. Simplesmente perfeito em cada palavra de seus sonetos

Elexandra.Amaral 08/04/2021

Busque, Amor...
Dizem que Camões amou muito e, por isso, escreveu tanto sobre o tema. Não posso atestar a veracidade dessa afirmação, porém dizer o óbvio sobre seus sonetos: são belíssimos, esplêndidos!

1 | 2 | 3 | 4 | 5