Sonetos

Sonetos Luís de Camões

Resenhas - Sonetos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lau 01/03/2021

Eu me achava pessimista, mas Camões é muito pior. Uma excelente fonte de citações sobre calamidade e desesperança.

Bella 26/02/2021

Diferente
Foi uma leitura bastante diferente para mim. Achei um pouco chato, mas como é um livro curto, apenas sonetos, ou seja 4 estrofes em geral, eu li bem rápido. Sobre Camões, ele é bastante inteligente, consegue colocar em poucas palavras contextos históricos, filosofias sobre a vida, mitologias e faz isso bem, só não é uma leitura que me fascine. Mas para quem gosta desse tipo de conteúdo, será muito agradável de ler.

JAlia 05/02/2021

Reflexão atrás de reflexão
Por conta da linguagem ser bem diferente da qual usamos hoje, algumas palavras, expressões e abreviações, foram necessárias algumas pesquisas ao dicionário. Fora isso, uma leitura que revigora, poemas intensos da forma que Camões sabe falar bem. Gostei!

Ize 29/11/2020

Livro de poesia
"Para tão longo amor tão curta a vida."

Sabrina466 28/11/2020

Só a Unicamp pra me fazer ler poesia... Mas gostei pq é Camões
Muito amorzinho

M. T. Mota 18/08/2020

Espetáculo
Aqui eu apenas estou registrando a resenha para cumprir o desafio dos livros. Depois eu farei as resenhas adequadas :)

_maricobucci_ 29/05/2020

Bíblia do Classicismo
Nas aulas de literatura, eu sempre ouvia que os modernistas tinham rompido com os modelos clássicos, mas não tinha entendido exatamente o que isso queria dizer até ler ?Sonetos?.

Ver Camões invariavelmente usando a métrica e a rima é prova de que a estrutura clássica pode ser o caminho tanto para a perfeição quanto para a artificialidade. Alguns poemas são maestria pura, combinação perfeita entre lírica, retórica e musicalidade. Outros sonetos são simplesmente forçação de barra, dá a sensação que eles foram escritos só por escrever.

De qualquer forma, não há como negar a importância dessa obra para a língua portuguesa. Dizem que é sempre bom conhecer as regras para depois saber quebrá-las. Pois bem, essa é a bíblia do Classicismo.

Leo 01/05/2020

Essência do classicismo
Influências classicistas são claras em sua obra principal, Os Lusíadas, porém ganham as nuâncias líricas nesta coletânea de sonetos que o épico não tinha. Trata-se principalmente dos tema da efemeridade da vida (que envolve o carpe diem, remetendo ao poeta clássico Horácio e outros) e o amor em diversas abordagens, novamente remetendo a antiguidade.

Magda14 24/04/2020

Eu sempre tive muita vontade de ler os sonetos de Camões. Na faculdade cheguei a ler um trecho de Os Lusíadas e também aqueles sonetos mais famosos (Amor é fogo..., etc). Quando o Skoob me indicou esse livro no tbr, pensei: "ufa, vai ser um descanso", afinal, eu tinha vindo de leituras um pouco volumosas e até densas, considerando que o último que eu li foi "Utopia". Mas me enganei ao achar que seria tranquilo ler esses poemas. De fato, a leitura foi mais rápida, mas o modo de escrita de Camões, principalmente por não estar acostumada a ler textos em português "antigo", me fez ler os sonetos com um pouco de cautela: se eu lesse rápido demais, não conseguiria compreender a essência daqueles textos. Tirando um ou outro poema em homenagem a uma pessoa ilustre, todos são poemas de amor, onde o eu-lírico sofre a ausência da mulher amada, considerando-a maior que tudo e todos. Por isso, é comum a referência a seres mitológicos gregos, como as ninfas, a Fortuna, Vênus, Cupido, etc. É uma leitura que recomendo, principalmente se você é daqueles que sofre por amor. Hehe.

Dri 22/04/2020

Expoente do Classicismo
Sonetos de Luís Vaz de Camões, é uma obra da Língua Portuguesa que reúne versos que narram grandes obras empreendidas pela sua nação. As obras de Camões tem influência tanto medieval quanto renascentista que aborda questões religiosas, filosóficas e amorosas. A busca era a de alcançar a perfeição na sua forma e no seu conteúdo. Luís Vaz de Camões é um representante do que de melhor há na poesia com suas redondilhas, sonetos e poesia épica, trazendo um registro da idade média para a reflexão na idade moderna. Vale muito a pena ter contato com esse expoente máximo da Língua Portuguesa é uma leitura que eu super indico.

Gabi 19/03/2020

Complicado
Super difícil de entender, porém cheio de um amor não correspondido. Lindo, melancólico, excepcional. Digno da sua atenção.

LisboaPB 12/12/2018

É Camões né. Camões e Camões. Belíssimo homem e belíssima habilidade. Só digo isso.

Douglas 31/05/2017

Sonetos, Camões
Sonetos são a minha preferida estrutura poética. E, como poeta e fã de sonetos, confesso ter demorado muito para me aprofundar em um dos maiores sonetistas do mundo (e o maior me língua portuguesa).
O atraso foi recompensado, no entanto, com a grandiosidade da obra de um poeta que se valia das mais belas estruturas que a língua portuguesa pode oferecer para contar sobre política, mitologia e, acima de tudo, amor.

Nesta publicação existem 166 poemas de Luís de Camões, e ao terminar o último, você imediatamente sente falta de um número 167.

Felipe Fleury 29/01/2016

Imprescindível
Leitura imprescindível para quem admira Camões, o maior poeta português. Sua sensibilidade, aliada à métrica perfeita, dão ao livro a perfeita combinação para todos aqueles que admiram a melhor poesia. Para ser lido, relido e apreciado.

pribt 27/07/2014

Indiscutivelmente um grande autor renascentista, seus poemas são perfeitos, tanto na escrita quanto na escolha das palavras...
Mas... Ao ler seus poemas senti grande pesar... é muito sofrimento... tem horas que parece que ele vai morrer de tanto amar...
Ela parece cruel e tirana, sem amor e ao mesmo tempo parece que o ilude. Sei que é um amor platônico... Mas Camões sofreu demais, talvez pelo confinamento não sei, mas fiquei muito melancólica apos a leitura ...

1 | 2 | 3 | 4 | 5