Da síndrome do cavalo-marinho à metáfora do beija-flor

Da síndrome do cavalo-marinho à metáfora do beija-flor Cadu Nascimento

Resenhas - Da síndrome do cavalo-marinho à metáfora do beija-flor

Miguel 08/11/2019

Um livro para toda a família
Durante muitos anos, o serviço da escuta tornou-se o eixo central do meu trabalho de prática terapêutica e do meu ministério sacerdotal: sinto-me vocacionado à escuta. Tento dar o melhor de mim e deixo que a palavra venha sempre depois do exercício da escuta. Confesso que, muitas vezes, não precisei falar e tudo que fiz foi oferecer meus ouvidos e meu coração.

Tenho lidado com pessoas confinadas no medo, debilitadas pela ansiedade e dominadas pela culpa. Percebo que um número crescente de líderes sofre de depressão e crises de ansiedade. Também vivi um período de escuridão e aridez. Esse fato tornou-se um divisor de águas na minha história. Eu, que sempre cuidava das pessoas, precisei fazer a experiência de ser cuidado. Assim, meu coração que já estava sensibilizado, convenceu-se que devia comunicar minha experiência pessoal, compartilhando meditações e métodos práticos para a superação da depressão.

A ansiedade e a depressão têm várias intensidades. São reações do ser humano diante de um perigo que ameaça a sua existência. Elas não são somente uma questão emocional, mas, também, um adoecimento do cérebro e do corpo com alterações do humor, do apetite, do sono, etc. Em geral, as pessoas não sabem identificar com precisão de onde vem a ameaça; e sem saberem onde se encontra o perigo, não sabem como combatê-lo e para onde fugirem. Através dos pensamentos de morte ou suicídio, a ansiedade e a depressão podem levar à morte.

Nesse livro, desejo fazer uma ponte com os que se encontram em qualquer estado de isolamento por causa de algum drama existencial. Escrevo para os que passam por depressão. Escrevo principalmente para você que sofre alguma enfermidade na alma ou cuida de alguém nessa situação.

Cadu Nascimento