Jurassic Park

Jurassic Park Michael Crichton

Resenhas - O Parque dos Dinossauros

Daniel Pellegrino 27/01/2010

Simplesmente perfeito.
Eu sempre adorei o filme e quando descobri que tinha o livro também fiquei doido. Demorei um pouco mas acabei comprando e finalmente li \o/.

O primeiro filme foi baseado nesse livro, porém o livro (como sempre) é muito mais completo, com mais personagens, mais acontecimentos e até mesmo mais dinossauros. Na verdade nesse livro tem coisas do segundo e terceiro filme também, eles mudaram bastante nos filmes, acho que pra ficar mais comercial, e se o filme é bom, o livro é 100 vezes melhor.

Michael é um ótimo autor, esse sim pesquisa muito antes de escrever um livro, além da história que já prende sua atenção, ele fala bastante de genética (pra explicar como os dinossauros foram criados) e acaba falando um pouco de programação (informática), por causa dos programas avançados e modernos que o parque tinha. E isso foi uma das coisas que eu achei muito legal, ele explica as coisas com gráficos, tabelas, códigos ... enfim, o cara é foda hahaha.

Recomendo esse livro pra quem curte uma boa história de ficção. Apesar de muita gente pensar que o livro não tem graça, porque o legal mesmo é ver o dinossauro no filme, com todos os efeitos especiais, eu digo pra deixar esse pensamento de lado, pois a história é tão bem contada e os detalhes são tão bem relatados, que você passa a fazer parte da história, e vive todas as emoções hahaha.
Lidiane ** 03/06/2014minha estante
Sempre adorei o filme desde de pequena. Quando criança era viciada em dinossauros...quando descobri que existia esse livro..procurei logo ele em pdf pra ler...só li três capítulos e adorei...infelizmente consegui terminar de ler...quero comprar o livro e terminar a leitura..tô muito curiosa...esse livro é muito massa..!!!!

Jean Felix 22/04/2015minha estante
Adoro os filmes, li sua resenha e fiquei com muita vontade de ler o livro! parabens pela resenha!

Andrias 14/10/2018minha estante
Estou lendo e tenho a mesma impressão que você.

Gab 21/12/2020minha estante
Vejo muita gente falando que viu primeiro o filme... comigo não é diferente. Desde pequeno adorava os filmes e quando descobri que toda a franquia foi inspirada em um livro, fiquei com muita vontade de ler. Fico feliz em dizer que o livro não me decepcionou em nada. Foi uma leitura muito divertida, quando vi já tinha acabado as mais de 500 páginas.

Marllon 15/07/2022minha estante
O livro é fantástico

Gabriel1994 25/12/2023minha estante
Esse foi o livro q me fez gostar de ler é fantástico, sempre amei os filmes principalmente o primeiro mas o livro é fantástico, tem ótimas cenas de tensão, mortes brutais, e um vilão impressionante, diferente do filme esse livro NÃO É PARA CRIANÇAS

JAnselmo 29/12/2023minha estante
Comprei ontem. Leitura para 2024.

Cosmic 08/08/2021

Perfeito em todos os seus aspectos
Lançado em 1990, "Jurassic Park" foi concebido pelo célebre escritor de ficção científica Michael Crichton.
A leitura é fluida, e, a depender de seu ritmo, irá terminar rapidamente, pois o autor sabe muito bem como engajá-lo com as cenas de ação super bem escritas, além dos vários momentos de tensão capazes de tirar-lhe o fôlego, fator que, não obstante, tornou este livro o meu favorito, desde que o li pela primeira vez, aos 8 anos de idade - embora esta não seja a idade recomendada para a leitura deste, eu apenas o fiz por ter descoberto que meu filme favorito havia sido baseado nele, e sinceramente, eu não fazia a menor ideia de onde estava me metendo.
Crichton intenta criticar a vaidade da espécie humana, e como em sua constante busca por reconhecimento e por ser os próximos a realizarmos o próximo grande salto, a próxima grande mudança de paradigma, damos um passo maior que a perna, apenas para nos encontrarmos de cara no chão.
O autor tece críticas as rápidas mudanças causadas pelas descobertas científicas desenfreadas e não monitoradas, e como por muitas vezes são resultado de ações impensadas e irresponsáveis, que podem levar a fins catastróficos, e que ainda assim são patenteadas antes mesmo de seus descobridores saberem o que têm em mãos, e vendidas para alguém que não fez o menor esforço para obter aquilo e, portanto, não possui a disciplina necessária para utilizá-lo bem e de forma respeitosa - características refletidas em nosso bom velhinho, John Hammond e seu geneticista chefe, responsável pela grande descoberta e eventual fracasso em razão de seu orgulho, Henry Wu.
Ian Malcom, mais do que qualquer outro personagem, pode ser visto como a voz do autor dentro do livro, e vem sendo abertamente contrário à abertura do parque desde o início, elaborando modelos matemáticos com formas conhecidas como fractais, Malcom diz que a derrocada do parque é apenas uma questão de tempo. Não obstante, tornou-se meu personagem favorito do livro, e o responsável pelos trechos que mais capturaram minha atenção, nas mais de dez vezes em que li o romance.
Jurassic Park tem tudo que se pode esperar em um bom sci-fi, e recomendo tranquilamente para qualquer um, especialmente àqueles que têm "dinossauros na cabeça".
eu.karoliny 31/08/2021minha estante
Assino embaixo, esse livro dispensa palavras

Cosmic 31/08/2021minha estante
Não é a toa que virou o livro da minha vida kdkdkdkk

eu.karoliny 31/08/2021minha estante
Uma perguntinha, quê que tu achou do segundo livro? Tô pensando em comprar ele

Cosmic 01/09/2021minha estante
Eu adoro ele, quase tanto quanto o primeiro. Se vc gostou do primeiro, seria uma boa ler o segundo também

eu.karoliny 01/09/2021minha estante
Valeu, e a sua resenha tá muito massa

Cosmic 01/09/2021minha estante
Obrigado :))

Andre.Vieira 17/01/2024minha estante
Olá, qual o nome do primeiro livro?

Leandro423 17/01/2024minha estante
Opa, blz... entao, o primeiro livro é Jurassic Park, igual ao filme mesmo.

Andre.Vieira 17/01/2024minha estante
Vlw, nem sabia, iria pegar esse pensando que era único kkkkkk

Leandro423 18/01/2024minha estante
Não nao... esse é o segundo... e segue mais ou menos a linha dos filmes... nesse livro específico é o Ian Malcon indo buscar a namorada na ilha abandonada... o primeiro livro (Jurassic Park) conta toda a história de como foi desenvolvido o parque e os reboliço que deu.

Andre.Vieira 18/01/2024minha estante
Massa, obrigado!

Leandro423 18/01/2024minha estante
Disponha amigo... precisando não hesite rsrdr

Diego Lima 11/04/2022

O ser humano movido por suas ambições financeiras e da exploração da natureza pode chegar em patamares inimagináveis. Em Jurassic Park acontece justamente isso, através do estudo de DNA´s fosseis extraído de animais pré-históricos um grupo de investidores resolve apostar na recriação da vida extinta: Dinossauros.

Michael Crichton consegue nos levar para uma aventura em uma ilha repleta de Dinossauros e viver o sonho de muitos estudiosos e admiradores desses animais os quais não andam mais sobre a terra, mas ainda são objeto de muita curiosidade sobre o tempo passado aqui. Entretanto, a história não fica somente nisso, existe toda uma reflexão sobre bioética, ganância e a forma rasa do manuseio da natureza pelos homens (ler-se cientistas) - ou como são classificados: pseudointelectuais.

Para quem assistiu ao filme viverá uma nostalgia muito grande durante os capítulos do livro. Steven Spielburg foi bastante fiel a obra original, todavia, o livro trás bastante informações fundamentais para entender toda a tragédia a qual irá acontecer no enredo, principalmente sobre teoria do caos, desenvolvida de uma forma primorosa.
Ber 15/04/2022minha estante
O livro bom

Thami Zambrano 18/04/2022minha estante
Quero ler

Diego Lima 24/04/2022minha estante
É bom. E tem continuação também.

Larissa Souza 20/05/2022minha estante
Quero muito ler esse

Lilian Freitas 16/01/2022

Excelente leitura
O livro é muito interessante. Em nenhum momento é chato pra quem gosta de ciências e de ficção científica. Embora o filme Jurassic park seja bem massa. O livro é incrível!!! Com diálogos sobre ciências biológicas bem embasados!!!
Juh1908 16/01/2022minha estante
Nossa finalmente alguém q tbm leu esse livro, achei q fosse a única kkkkkkkkk

Lilian Freitas 16/01/2022minha estante
Você leu o segundo? Vou começar a lê-lo essa semana!!!

Juh1908 16/01/2022minha estante
Ainda não, mas pretendo ler em breve

Cleiber 22/07/2022

Intrigante
Um livro bom e bem intrigante, q nos faz ficar tensos iguais aos personagens. Tem uma escrita q enrola muito, deixando um pouco chato as cenas. Mas tirando isso, é um livro bem legal
QUEIJO460 22/07/2022minha estante
O filme e tão clássico que eu nem imaginava que existia um livro, igual ao caso do iluminado de King

Cleiber 22/07/2022minha estante
SIM KKK amo os dois livros mas só gosto do filme de Jurassic Park pois achei o Iluminado péssimo

QUEIJO460 22/07/2022minha estante
Entendi

Bruna | @bmartinssss 06/08/2021

Amei esse livro! Achei a narrativa fácil e rápida, curti o enredo e devorei esse livro. Não vejo a hora de ler o segundo livro.. super recomendo essa leitura. Um dos meus favoritos do ano!
Vanessa.Dalalibera 13/11/2022minha estante
Tem continuação? Não sabia...

Thays184 22/02/2023minha estante
Siim, Vanessa, tem o outro, se chama O Mundo Perdido.

Vanessa.Dalalibera 22/02/2023minha estante
Grata pela informação.

Mayara Valença 21/09/2021

Sensacional
Vai parecer clichê, mas preciso falar que é muito melhor que o filme.
A história se adenda, aprofunda, há muitas distinções e traz a reflexão sobre ética na ciência e até onde vai a real importância do homem para o planeta.
Jade 21/09/2021minha estante
Lembra que tem continuação aaaaa

Jade 21/09/2021minha estante
O final da um medo nesse livro

Mayara Valença 26/09/2021minha estante
Siiim! Quero ler também!

Dheyvison Jr. 16/01/2023

Surfando na arrogância de um milionário
A leitura do material de Crichton é muito simples e dinâmica, seu estilo é muito comparado ao de Dan Brown, embora ele claramente tenha mais conteúdo a discutir e estilo literário. A apresentação dos personagens é bastante rica e quando eles aparecem têm uma recepção calorosa, típica de rockstar, em especial claro, Ian Malcolm, o matemático que brinca com o estereótipo de James Bond.
O livro já começa agressivo, descrevendo um bocado de violência e já denotando um pouco do que Crichton esperava de seu romance. Aliás, há uma timidez atroz do texto em chamar as criaturas de qualquer coisa que não lagartos, uma vez que as primeiras criaturas descritas nessas páginas são bastante pequenas. Além disso, a Costa Rica era desmatada, o que provocava um êxodo de animais, o que propiciava também a chegada de novos moradores, os tais lagartos, que também eram acompanhados de outras preocupações, como a dos vírus que acompanham os lagartos, prejudiciais inclusive para os humanos.
Há um sub-capítulo, chamado Destruindo o Mundo, ele é dos mais curtos, tem apenas três páginas, mas tem nele das melhores discussões do livro, com Malcolm dando uma bronca em Hammond que teme que suas criaturas destruam o mundo. Para o matemático, o magnata é arrogante, acreditando que seus animais artificiais são capazes de dar fim a um planeta que sobrevive a bilhões de anos e que suas intervenções não seriam capazes de mudar isso agora.
Gleidson 16/01/2023minha estante
Excelente, Dheyvison! ??

Biaâ¡ 16/01/2023minha estante
Ótima resenha! Não espera que o livro fosse assim como descrito!??

Dheyvison Jr. 16/01/2023minha estante
Vlw Gleidson ?.
Pois é Biaâ¡, Esse livro é sensacional, Crichton fez uma pérola. Recomendo pra vcs essa leitura.

HBMofati 23/10/2016

Ficção científica, sangue e muita aventura
Quem nunca assistiu ao clássico Jurassic Park de 1993 dirigido pelo mestre Steven Spielberg? E você sabia que antes de virar filme, a obra foi inicialmente um livro escrito em 1990 por Michael Crichton, formado em medicina e paleontólogo por hobby? Pois é.

A Editora Aleph nos trouxe essa obra há algum tempo em uma edição impecável, com bordas vermelhas e um design gráfico diferente de qualquer outro livro que você tenha na sua estante. Não bastasse a beleza física do livro, afirmo que a leitura em si é muito prazerosa, divertida e interessante.

Crichton desenvolve seus dinossauros com maestria, detalhando cada aspecto biológico das espécies, além de nos dar uma verdadeira aula de genética avançada, clonagem, arqueologia e paleontologia, contando ainda, um pouco da história do surgimento das espécies no Planeta Terra.

Muito mais profundo que o (também excelente) filme de Spielberg, o livro trata ainda de discutir filosoficamente diversos aspectos matemáticos ligados à Teoria do Caos (conhecida para aqueles que já assistiram ao filme “Efeito Borboleta” ou “Sr. Ninguém”), e ainda traz diversas cenas que foram cortadas na transição do livro para roteiro do filme. Ainda na comparação entre as obras, o livro é muito mais sanguinário, violento, científico e até politicamente incorreto que o filme, que assume por sua vez um ar bem mais infantil e familiar típico das produções de Spielberg dos anos 1980.

O roteiro do filme foi escrito pelo próprio Crichton que colocou todo o seu amor e cuidado na obra, tratando que o filme fosse uma versão “Livre Para Todas as Idades” de seu livro, e como bônus, temos no fim dessa edição um extraordinário texto que explica cada uma das diferenças pontuais que surgem e divergem entre FILME X LIVRO.

Se você gosta de biologia, paleontologia, história, arqueologia ou mesmo se gosta de uma excelente história de aventura com doses de Ciência e discussões filosóficas, Jurassic Park é o seu LIVRO, mas se você gosta de uma aventura leve, descompromissada e ótimos efeitos especiais, Jurassic Park é o seu FILME.
KeylaPontes 23/10/2016minha estante
Amandooooo

Renata Mofatti 24/10/2016minha estante
Bem, me encaixo na parte de gostar de uma EXCELENTE HISTÓRIA rsrs

Guilherme Amaro 06/03/2018minha estante
undefined

barbaramr7 04/12/2022

um livro muitíssimo bem escrito que te proporciona raiva em duas formas diferentes: 1. bilionários excêntricos e negacionistas e 2. crianças com meio neurônio na cabeça. maravilhoso!
David 04/12/2022minha estante
Adorei ele

barbaramr7 07/12/2022minha estante
Eu amei demais!

David 07/12/2022minha estante
O próximo livro cai um pouco, mas tbm é uma boa leitura

Thiago Araujo 16/11/2021

Se o filme já era bom, o livro é melhor?
Aquela lembrança boa para quem viveu o cinema nos anos 90. Jurassic Park foi um evento absurdo na época e eu mal sabia o quão arrebatador seria o livro hoje.

Que seria melhor que o filme a maioria esmagadora dos leitores já saberia, mas que seria tão mais interessante, foi uma excelente surpresa.

Personagens muito mais interessantes e com mais tempo para construção e evolução e bem mais críveis, fizeram toda a diferença.

Sem falar que discutir a teria do caos do início ao fim foi muito divertido. Uma aventura de virar as páginas e a cabeça.

Vale cada minuto de leitura. Os detalhes são incríveis. Sem falar que não se preocupa em agradar toda a família que vai ao cinema. É Sci-Fi da melhor qualidade.
jusousan 16/11/2021minha estante
melhor que o filme? caramba! e eu amo muito os filmes. Quero ler logo então kk

Thiago Araujo 17/11/2021minha estante
o livro normalmente é melhor que qualquer filme, mas esse é muito bom... dá mais tempo para conhecer melhor os personagens e as relações entre eles. A parte científica também ganha mais tempo e explicações. Vale muito!

Doufe 04/07/2016

Cretaceous Park
Difícil evitar a comparação livro x filme, especialmente devido à boa adaptação do Spielberg para o cinema. O filme foi uma obra de arte distinta: mais aventuresca, a trilha sonora inesquecível do John Williams, os personagens bem desenvolvidos e um ótimo suspense com os raptores do meio para o final. Mas na obra do Crichton, suspense é o clima que paira do início ao fim. A linguagem é rápida e objetiva, mas não deixa de ser bonita e imagética.

No livro, mais sombrio, a abordagem do enredo é outra. Já existe desde o começo a sensação de que os dinossauros são variáveis caóticas num parque destinado ao fracasso. O diferencial se encontra na discussão científica dos motivos para tal - os dinossauros, os carnívoros particularmente, do livro são encarados mais como entidades biológicas no livro do que as monstruosidades do filme - o que é um ponto positivo para quem gosta de ficção científica (que é o gênero do livro).

Os comentários e imagens de linguagem computacional são uma ferramenta imersiva bem legal. Também há uma discussão que se aproxima da científica sobre a natureza dos animais (sabe a polêmica do motivo de vários dinossauros do parque serem mais reptilianos do que a moderna retratação aviana? Isso já existia aqui no romance 'Jurassic Park' muito antes daquele filme horroroso 'Jurassic World').

Um destaque para o Ian Malcolm, que no filme está mais para um comic relief. Seus discursos sobre Teoria do Caos e modelos matemáticos são centrais na trama, e ele de fato parece que sabe o que está dizendo. Os outros personagens; Dr. Grant e sua doutoranda, Ellie, também são muito interessantes. Quanto a isso, também vale a pena ler, mesmo para quem viu o filme, pois vários personagens são muito diferentes daqueles do filme (assim como seus desfechos).

As viradas de plot não são exatamente inesperadas, mas devo dizer que o final me impressionou. Bem reflexivo, e com uma beleza peculiar que é óbvia para biólogos e afins, mas espero que ela também seja percebida pelos demais.
Pedrow 06/07/2016minha estante
Eu sou biólogo e eu aprovo esta resenha. (y)

Doufe 15/08/2016minha estante
Obrigado, Pedro.

Mal posso esperar para ler O Mundo Perdido. ;)

Vagner46 24/08/2017

Desbravando Jurassic Park
Gostei bastante, algumas coisas são bem diferentes do filme, e no geral a obra literária é muito melhor. Detalhes técnicos pra dar e vender, discussões sobre os avanços da bioengenharia e seus impactos na sociedade, nosso papel dentro de tudo isso, e muito mais. E, é claro, tem dinossauros.

Recomendo muito!

"A descoberta é sempre um estupro do mundo natural."

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/
Kelli ( kell_msa) 24/08/2017minha estante
Li esse livro ano passado e posso dizer que foi realmente muito boom... não consigo nem comentar mais nada pois ainda estou impactada com o final de mistborn kkk

Vagner46 24/08/2017minha estante
ahsuhsauhaushsa

Mistborn é vida!

GregoGregoGrego 15/06/2017

LEIA ESSE LIVRO!!!!!!!!!!!!
Leia o livro JURASSIC PARK!

AVISO não contém spoilers.
Costumo a dizer que há livros que são que nem tomar banho no inverno, você adia, mas quando entra na água quentinha você acaba achando gostoso. Esse livro não é um desses, nesse livro você sente o desejo incomensurável de não largá-lo. É MUITO MELHOR QUE TOMAR BANHO NO INVERNO!
Apesar de ter quase seiscentas páginas, eu devorei ele, adiando meus compromissos, dormia pensando nele, no que acontecia. Eu costumo a dizer que livros que causam isso em você, são livros para vida toda. Por isso julguei NECESSÁRIO dar meu testemunho aqui
Michael Crichton escreveu esse romance em 1990, e você deve lê-lo! É inteligente e emocionante ao mesmo tempo.
SUPER RECOMENDADO!
Esqueça o filme, ele é um prazer escapista! O livro entra em questões que não fazemos e que deveríamos fazer!
Nessa obra, de leitura agradável, há várias menções ao papel da ciência no mundo moderno. Sua pretensa onisciência é uma mentira! Na verdade, a ciência não consegue dominar a natureza. Essa crença foi cara ao perdido século XX, que mais mal do que bem fez à humanidade.
Além de uma crítica ao abuso da ciência, ao replicar animais pré-históricos em uma ambiente inadequado, o livro aborda questões de tecnologia e biotecnologia, que faz o livro ser totalmente atual, apesar de seus 27 anos.
Esse livro é FEITO PARA ADULTOS, AO CONTRÁRIO DO FILME! Ele é uma obra de caráter admonitório, que segue na linha inventada pela fantástica Ilha de Doutor Moureau de H.G. Wells.
O ser humano precisa desses alertas, precisa ouvi-los, o que não parece ser o caso ainda hoje.
Emoção também é importante, e nesse livro encontrarás, junto a reflexões, irás prender a respiração em vários momentos do livro.
E aproveite também para ligar seu lado nerd e conhecer ou relembrar as espécies de dinossauros.
Dê uma chance ao livro, combata com a leitura, como diz Ana Maria Machado. No final vai valer a pena, mesmo que para você o livro seja que nem tomar banho no inverno, afinal tomar banho no inverno também é bom!

site: http://gregoprof.blogspot.com.br/2017/06/leia-jurassic-park.html
Djeni 15/06/2017minha estante