Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas -

Pedro.Gondim 30/12/2022

Pobre Oliver Twist
?Oliver caiu de joelhos no chão e, tampando o rosto com as mãos, chorou amargas lágrimas, lágrimas que Deus concede ao homem para mitigar seus pesares, e que em raras ocasiões meninos da idade de Oliver tem motivos para verter!? (p.46)

Gabiis. 12/04/2024

Apenas um órfão
?Oliver Twist, 352 págs
Tradução: João Sette Camara

Livro da semana 14 do desafio #52semanasliterárias
Livro citado em alguma série ou filme ou um fake dating
E livro do desafio #Dll2024
30 - Parado a mais de um ano.

Bem como no título do livro, aqui vamos acompanhar a história do Oliver desde seu nascimento a mais ou menos sua juventude.

"(...)?????????? ??? ?????ã? ?? ?ú???? ????????á??? ?? ? ?????ç? ???????????? ???? ????? ????? ????;"

Um romance de formação muito bem trabalhado.
Logo no primeiro capítulo nos deparamos em quais condições Oliver vem ao mundo, bem como seus primeiros desafios para sobreviver.
Infelizmente os desafios não estão nem perto de acabar. Tão novo, mas já se encontra com as partes mais assombrosas da vida, do sistema e do ser humano.

Aqui veremos com maestria as críticas de Dickens ao sistema, seu humor sarcástico em relação às demais situações de vulnerabilidade e a vontade de todos que estão nessa situação a sobressairem dela independente da forma com que isso aconteça ou a quem prejudique.

?É ??????? ? ?????????? ??? ????, ?????? ????????â?????."

Meu terceiro contato com o autor e quanto mais leio suas obras mais me apaixono. Não só por sua escrita que trata de temas necessários e pesados de forma envolvente e cativante, como também por seus personagens.

Assim como em David Copperfield, e Oliver Twist teremos uma considerável quantidade de personagens apresentados, mas não se preocupe em memorizar todos, pois como sempre, Dickens irá te guiar durante a leitura a quem realmente importa presta atenção.

Quanto a ambientação, simplesmente sensacional! Parece que você está vivendo com os personagens. Amo as descrições, pois me sinto realmente parte da estória. Bem como a descrição dos sentimentos.
Por vezes nos pegamos aflitos e ansiosos ao ler sobre os infortúnios do Oliver, não é qualquer autor que consegue fazer isso.

"? ???? ???? ?? ó??ã? ?????? ??? ?????é? ???? ????."

Apesar de ter me alongado na leitura deste confesso que em nada me desagradou. Me peguei organizando momentos de pausa para poder saber mais da história do Oliver e como seria seu desfecho.
Já digo que se você tem vontade de se aventurar nessa leitura vá preparado para passar nervoso e se angustiar em ?!

?Por fim, indico para amantes de literatura clássica, bem como leitores que estão começando a se aventurar nesse gênero e também para aqueles que amam uma história triste.
????ATENÇÃO????
-Pode conter gatilhos de abandono, negligência parental, abuso psicológico, trabalho infantil.

Antunes 13/02/2022

Impactante e doce
Mais um clássico para minhas leituras!

Oliver Twist, veio super bem recomendado, porém sempre fico receoso ao pegar um clássico, uma vez que as figuras de linguagem podem se tornar uma barreira!

Ledo engano, é uma leitura leve e apesar de momentos muitos tristes, ainda assim um livro que deve ser lido!

Em breve resenha completa em vídeo no canal Rodrigão 1002

smile 15/09/2021

Resumindo o livro, história top, edição péssima, eu li esse livro e demorou muito , tive que ficar intercalando com o filme, mas eu gostei da história

Erich 11/07/2022

Uma bela história, simples de ler e envolvente. O livro parece ter como pilares dois aspectos:
1 - Um retrato da tragédia da época; Vemos a situação precária na qual as pessoas viviam e a grande desigualdade social presente.
2 - É transmitida a mensagem tanto da humanidade como inerentemente má, vil, quanto da existência de pessoas que são boas (quase que transmitido por linhagem).

Uma boa representação da natureza podre é dada quando somos apresentados ao personagem Noah,

Porém agora Noah teve a sorte de conhecer Oliver - um órfão - que até ele poderia menosprezar. Oh, quão bela é a natureza humana! As mesmas finas qualidades podem ser encontradas tanto em um grande lorde quanto em um sujo menino da caridade.

Gustavo.Jaccottet 26/04/2021

Recomendo a leitura, mas não esperem apenas ?Oliver Twist?
O enredo é bastante interessante, e o jogo entre os personagens faz a obra ser bastante cativante. A linguagem empregada pelo autor, transforma a leitura numa análise não só das aventuras e desventuras do personagem principal, qual seja, Oliver Twist, como abre o leque aos coadjuvantes. Posso afirmar que quem ler o livro esperando apenas ver uma criança como único personagem pode vir a se decepcionar, levando em consideração o período em que a obra foi escrito e a forma de como dia que trabalhava, nada mais interessante do que um emaranhado de personagens para criar um contexto bastante relevante.

Taci 10/10/2022

? Aí, que história comprida... ? observou Monks, se mexendo inquieto em sua cadeira.
? Trata-se de uma verdadeira história de pesar e provações, e de tristeza, meu jovem ? devolveu o senhor Brownlow ?, como costumam ser tais histórias; caso fosse uma história de pura alegria e felicidade, ela seria curta.

Que trajetória triste do pequeno e resiliente Oliver Twist.!

Dickens usou de muito escárnio nas críticas sociais feitas, todas muito corretas e ainda atuais. A fome, a miséria descrita no livro e toda sua ambientação me tocou muito com sua riqueza de detalhes.
Foi uma leitura boa, ainda que tenha sido lenta pra mim. Jamais vou esquecer do pequeno Oliver e as reflexões que a leitura me trouxe. ??

Ariany.Moura 20/02/2020

Sofrimento!
Oliver é um menino órfão que vive em asilos de pobres desde seu nascimento, no qual sua mãe faleceu no parto. Tem momentos no livro que eu me questionava se Charles Dickens odiava o personagem (haha, convenhamos) porque ele sofre mais que qualquer mocinho...
Os fatos se desenrolam bem, há uma reviravolta no final e gosto do rumo que os personagens tomaram nele.

Pensei em abandonar uma vez, justamente por pena de Oliver (se prepare, ele sofre muito), mas fiz bem em finalizar.
Estava curiosa pra descobrir porque este é, afinal, o livro favorito de Chaplin.
Carol.Panaro 10/06/2020minha estante
Também cheguei a pensar que não conseguiria concluir a leitura, tamanho sofrimento hahah

Lala 23/08/2020minha estante
Faz sentido...o filme O Garoto do Chaplin tbm fala sobre infância nas ruas

Ariany.Moura 28/08/2020minha estante
Carol, menina... Oh livro dolorido, viu? Vontade que deu era de acertar uns tapas no Dickens às vezes hahaha

Ariany.Moura 28/08/2020minha estante
Lala, sim! Chaplin trouxe muitos elementos de Dickens para suas próprias criações!

Mariele 19/05/2023

Nunca acaba
O livro poderia ter a metade do tamanho. A história enrola e dá voltas e voltas até se tornar quase impossível de terminar. Quase desisti.. santo audiobook

Vanessaliteraria 25/07/2023

Oliver Twist se tornou meu livro preferido de Charles Dickens. Como sempre esse autor tem o dom de surpreender seus leitores! E em Oliver Twist não é diferente.
Neste livro Charles Dickens narra a história de um menino órfão que perdeu sua mãe no parto. Por conta disso ele cresce em um asilo de pobres em meio a muito sofrimento, fome e falta de afeto . Com tantos infortúnios ele decide fugir mas cai nas garras de uma gangue de ladrões. Eu amo o jeito como o escritor me faz sentir o sofrimento e anseios do personagem. Dickens bate na mesma tecla de seus outros livros abordando sobre o caráter das pessoas , a religiosidade , a hipocrisia , falta de amor , ambição e amor excessivo ao dinheiro etc...
Deixo aqui minha indicação para vocês que ainda não leram , se puderem leiam ainda este ano é um livro cheio de emoções e arrebatador ! Será que Oliver sucumbe a vontade da gangue de ladrões e passa a roubar por conta da fome ? Enfim gente kkkk leiam e dividam comigo suas opiniões ?

Tiago Fachiano 13/07/2021

Tradução de Machado
Você sabia q o primeiro tradutor da obra Oliver Twist foi Machado de Assis? Impressionante!

E essa obra é bem similar as outras do Dickens. Oliver Twist é um dos primeiros romances escrito na história em periódicos de jornais.

A história de um garoto pobre que passa por inúmeros infortúnios e que com destreza e persistência consegue superar tudo. Oliver é a prova que podemos superar momentos dificies, basta ter paciência e acreditar no bem maior.

Michel.Garcia 30/01/2023

Emocionante, mas esperava mais
O autor desnuda o ambiente nocivo ao qual as classes mais baixas eram expostas no século XIX, o submundo do crime e o desprezo por aqueles que deviam ser os agentes sociais da época.
Mas achei que a narrativa reforça um pouco essa ideia de que o "berço" define o caráter da pessoa.
Apesar de essa imagem ter sido forte para mim, é uma história que que mexe com as emoções do leitor, principalmente com as desventuras de Oliver.

Wes_silas 18/12/2021

Oliver Twist
Oliver é uma criança doce, amável porém muito sofrida, nasceu em um abrigo para pobres, onde perdeu sua mãe, se tornando órfão no dia do seu nascimento.
Cresceu sendo humilhado e e tratado da oior maneira possível, até que um dia não suporta mais e decide mudar sua vida, e com isso começa uma nova jornada, que se torna muito difícil, cheia de pessoas ruins em seu caminho, mas também com pessoas boas!
Uma história triste, mas com um ótimo plot!
Super recomendo a leitura, só não é 5 estrelas por conta da edição com a diagramação bem apertada!