Oliver Twist

Apenas um órfão
?Oliver Twist, 352 págs
Tradução: João Sette Camara

Livro da semana 14 do desafio #52semanasliterárias
Livro citado em alguma série ou filme ou um fake dating
E livro do desafio #Dll2024
30 - Parado a mais de um ano.

Bem como no título do livro, aqui vamos acompanhar a história do Oliver desde seu nascimento a mais ou menos sua juventude.

"(...)?????????? ??? ?????ã? ?? ?ú???? ????????á??? ?? ? ?????ç? ???????????? ???? ????? ????? ????;"

Um romance de formação muito bem trabalhado.
Logo no primeiro capítulo nos deparamos em quais condições Oliver vem ao mundo, bem como seus primeiros desafios para sobreviver.
Infelizmente os desafios não estão nem perto de acabar. Tão novo, mas já se encontra com as partes mais assombrosas da vida, do sistema e do ser humano.

Aqui veremos com maestria as críticas de Dickens ao sistema, seu humor sarcástico em relação às demais situações de vulnerabilidade e a vontade de todos que estão nessa situação a sobressairem dela independente da forma com que isso aconteça ou a quem prejudique.

?É ??????? ? ?????????? ??? ????, ?????? ????????â?????."

Meu terceiro contato com o autor e quanto mais leio suas obras mais me apaixono. Não só por sua escrita que trata de temas necessários e pesados de forma envolvente e cativante, como também por seus personagens.

Assim como em David Copperfield, e Oliver Twist teremos uma considerável quantidade de personagens apresentados, mas não se preocupe em memorizar todos, pois como sempre, Dickens irá te guiar durante a leitura a quem realmente importa presta atenção.

Quanto a ambientação, simplesmente sensacional! Parece que você está vivendo com os personagens. Amo as descrições, pois me sinto realmente parte da estória. Bem como a descrição dos sentimentos.
Por vezes nos pegamos aflitos e ansiosos ao ler sobre os infortúnios do Oliver, não é qualquer autor que consegue fazer isso.

"? ???? ???? ?? ó??ã? ?????? ??? ?????é? ???? ????."

Apesar de ter me alongado na leitura deste confesso que em nada me desagradou. Me peguei organizando momentos de pausa para poder saber mais da história do Oliver e como seria seu desfecho.
Já digo que se você tem vontade de se aventurar nessa leitura vá preparado para passar nervoso e se angustiar em ?!

?Por fim, indico para amantes de literatura clássica, bem como leitores que estão começando a se aventurar nesse gênero e também para aqueles que amam uma história triste.
????ATENÇÃO????
-Pode conter gatilhos de abandono, negligência parental, abuso psicológico, trabalho infantil.

Dgfidelis 01/04/2024

Em fim cheguei ao final. O livro em si é ótimo o Charles Dickens é um ótimo escritor, mas acho que o gênero não é dos meus favoritos. Vou ler ainda o conto de duas cidades pra dar uma outra chance.

Grace1998 30/03/2024

Como não amar os órfãs das histórias do Dickens?
Sou louca por livros clássicos e na minha lista não poderia faltar você Oliver Twist.
Em uma vida desafortunada uma criança passa por momentos tristes dessa narrativa.

Comecei a ler Charles Dickes por amar a órfã mais amada do cinema Matilda. Sim, ela tinha mãe e pai mas era mesmo que não tivesse e isso pra uma criança é horrível.

Voltando para esse belo clássico, eu gostei só em algumas vezes achei beem cansativo, e essa edição estava com as letras muito apertadas e pequenas. Eu tenho outros livros dessa editora e não são assim.

Nubia.Daumas 18/03/2024

Datado demais
Embora algumas críticas à sociedade da época tenham sido feitas através de fina ironia, o livro acaba validando muitos dos preconceitos da época.

KelenDZ 26/02/2024

Gostei demais desse livro.
Confesso que achei o início bastante difícil, por ler tudo pelo que Oliver foi vivenciando, sendo apenas uma criança.
Conforme o desenrolar da história , quando aparecem Brownlow e posteriormente Rose, as peças se encaixando, o final dos personagens (os bons e os ruins), impossível não amar.

Talita 22/02/2024

A leitura foi um pouco demorada, cheio de altos e baixo, as vezes a história era super envolvente, as vezes se arrastando, me apeguei ao garoto e gostei da história.
Pretendo ler mais Dickens com certeza.

Eliana Tavares 01/02/2024

A história demora muito para se desenvolver, possui muitos personagens e alguns são chamados hora pelo nome hora pelo sobrenome o que acaba confundindo mais ainda, além disso tem muitas palavras em desuso, e como estava lendo o livro físico, não queria parar pra procurar o significado. Acho que a história poderia ter se desenrolado melhor, gostaria de ter visto a vida de Oliver na fase adulta.
Lynara18.7 01/02/2024minha estante
ESSE MENINO SOFRE TANTO MDS?

Marianna 29/01/2024

Fiquei muito indignada lendo esse livro, muita maldade. Em muitas partes me perdi na história, muitos personagens, confuso, apesar de as vezes ter muita descrição sobre tudo.
Durante uma booa parte do livro eu estava igual aquele meme "acaba pelo amor de deus" kkkkk.
É um história legal, clássico, com leitura pesada, enfim, não foi um livro que me prendeu muito.

roseli.ferreiraedu 29/01/2024

Quanto sofrimento uma pessoa pode aguentar? Oliver sofre praticamente o livro inteirinho e ainda assim continua sendo um menino bondoso e cheio de esperança. A leitura é um pouco cansativa, Dickens detalhou tudo, desde a personalidade, sentimentos dos personagens quanto o cenário. O ponto positivo de tanto detalhe é que parece que você está na Londres da época presenciando cada situação com Oliver e os do seu círculo de convívio. A frase final me quebrou. Um bom livro.

rschuwenk 23/01/2024

Oliver twist
Aos olhos de alguns jogamos o crime. Os vilões em destaque o tempo todo. Independente do final. Uma história com muitos pontos de vista.

Ana 17/01/2024

Infeliz Oliver
Quanto sofrimento uma pessoa é capaz de suportar?
Oliver Twist é a história de um garoto abandonado por todos a própria sorte, o narrador trás consigo muitas críticas em sua narrativa em forma de sarcasmo, uma história comovente que vale muito a pena a leitura.
A frase me final do livro me quebrou!

LetAcia1104 16/01/2024

A história é bastante triste e sinceramente não parece que vai ficar feliz nunca, embora seja muito boa, porém eu acho que ficou muito prolongado, me fez perder o interesse várias e várias vezes, pra terminar esse livro foi um sufoco, mas mesmo assim eu achei a história boa

Barbara Louize 31/12/2023

Um bom livro. Muito detalhista em certas partes, e tem partes que parece que não avança. Mas como um todo é uma boa leitura.

Fran 07/12/2023

Finalmente terminei esse livro!!

O livro é bom? Sim!
O livro é cansativo? Sim, muito!

Só consegui ter ânimo, curiosidade no final do livro. Agora o muitas cenas, do início ao fim, me fizeram passar mal, a me perguntar como as pessoas podem ser tão ruins e cegas.

Certas cenas foram tão bem escritas que era como se estivesse presenciando aquilo, vivendo, ou até mesmo realizando aquelas maldades.

Queria ver o filme, mas acho melhor evitar... rs

Rapha 30/11/2023

A escrita do Charles Dickens possui ironias que me divertiram bastante durante todo o livro.

Outro ponto ótimo foi a quantidade de personagens com personalidade, principalmente os de bonomia duvidosa: Sikes, Sr. e Sra. Bumble e, principalmente, Fagin.

Minha única crítica negativa é que, em alguns momentos, o livro fica muito descritivo dos ambientes e torna a leitura um pouco cansativa.

Mas a história é ótima, tão boa e repleta de contexto que nas últimas 50, 100 páginas o Oliver Twist aparece poucas vezes, com foco nos outros personagens da história.