Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas -

Aline 11/11/2023

Adorei!
Eu já tinha lido David Copperfield (e detestei) e fiquei com receio desta história ser tão chata e arrastada quanto a outra... Mas que grata surpresa, pois não foi! Sofri junto com o pequeno Oliver e acompanhei seu sofrimento com o coração na mão, mas depois de tantos perrengues, dá tudo certo. As "coincidências" em torno dessa história eu não engoli, mas enfim o menino tem um final extremamente satisfatório.
Recomendo ??

Mari.Mendes0 06/11/2023

Nova fã do tio Dickens
Esse livro estava há um bom tempo dormindo na minha estante, esperando o belo dia de ser acordado quando eu tivesse vontade de lê-lo. O dia chegou, porque ele foi a LC que fiz com o Clube Clássicos Cristãos.

Eu não conhecia Charles Dickens. Assim, conhecia, mas nunca tinha lido nada do autor. Que grata surpresa! Muitos clássicos, apesar de serem geniais e incríveis, são bem chatos e maçantes de ler (sejamos sinceros), mas não Dickens!

Esse é um livro cheio de críticas sociais bem feitas, com uma narrativa divertida (apesar da linguagem bem rebuscada) e um toque de sarcasmo e ironia que temperam muito bem a história.

Somos cativados pelo pequeno Oliver desde o começo da trama, e então se seguem longas páginas de aflição onde passamos a nos desesperar para saber se algum dia, algo vai dar certo nesse livro!

Com seus títulos de capítulos gigantes e cheios de spoiler, com seu suspense para revelar os personagens que fazem parte da cena, com uma construção de diálogos única, Dickens entrega um livro que tinha mesmo que ser um clássico!

O livro é cheio de reviravoltas surpreendentes e de situações inusitadas, Dickens nos deixa na beirada da cadeira, roendo as unhas, tamanho o desespero que nos é imposto a cada capítulo.

Oliver Twist é um clássico, mas é muito mais que isso. Porque as vezes clássicos são apenas clássicos, livros carregados de fama pelo tempo. Mas essa é uma boa leitura para fãs de boas histórias. Carregada de moral e de ensinamentos, onde passamos a amar o pequeno Oliver que, doce e gentil, em contraste com o mundo, duro e cruel, em que cresce, nos mostra que a Providência cuida da história real de cada um de nós.

Luana 03/11/2023

Primeiramente foi uma leitura bem difícil para mim, não por ser um clássico e sua linguagem um pouco mais difícil, mas sim por toda situação vivenciada por Oliver uma criança órfã, ingênua, pobre e que infelizmente passa por muitas coisas que criança alguma deveria passar.

Assim que nasce sua mãe morre no parto, sem outros familiares a criança fica um tempo no asilo, e depois vive em uma casa em que é privado de ser criança, passa fome e não só ele mas as outras crianças que vivem nessa casa são sempre humilhados.

Até a metade do livro foi complicado porque a leitura tava lenta e arrastada, devido a muitas informações e muitos detalhes, mas depois que pega o ritmo a leitura flui e muito.
Nesse romance como já dito anteriormente vamos vivenciar todo o drama de Oliver, e todas suas passagens por asilo, lares e sua fuga para conseguir melhorar de vida. E é nessa fuga que ele encontra pessoas que prometem ajudar e ter uma vida melhor, porém essas pessoas são ladrões e querem tirar proveito desse menino e usa- lo pra seus furtos.

Como Oliver é uma criança carente demora a perceber a real intenção desses novos amigos e um dia ele acaba participando de um furto, porém muito assustado tudo da errado e ele é capturado, mas esse senhor que foi assaltado resolve dar uma chance a Oliver, porém essa gangue não deixará que Oliver fique bem e dão um jeito captura Oliver e mais uma vez mudar o destino desse menino.

Oliver muito aflito implora para que o deixem voltar para casa do senhor, mas tudo é em vão ele está trancafiado e seu destino pertence a essa gangue que planeja fazer dele um ladrão, mas o coração de Oliver só tem bondade e não será fácil para ele essa vida.

Mas como toda boa história há reviravoltas e acontecimentos do passado que serão descobertos, mas será que esses acontecimentos realmente será uma esperança e um acalento para vida de Oliver?

Juh @sonhodelivro21 01/11/2023

Oliver Twist
É um livro pesado ? Considero que sim, e acredito que não tem como não ser, já que o objetivo de Dincks era mostrar a realidade da sua época e provavelmente muitas coisas que sofreu por ser órfão.

Tem horas que tive deixar meu coração de lado porque se não, seria impossível continuar a leitura, pois mostrou a podridão humana, até onde muitas vezes o ser humano é capaz de chegar e de fazer.

Adorei sim algumas passagens, algumas descobertas e o mistério que se passa, mas ainda sim me faltou algo pra ser perfeito. O fato de nos 15 últimos capítulos praticamente não falar sobre o Oliver, acabar sendo comentado com bastante detalhe no início algumas cenas e ações e no final faltar esse mesmo ritmo.

Mas não deixa de ser uma obra muito boa e que eu tenho certeza que alguns personagens sempre estarão na minha memória e principalmente no meu coração.

Bárbara 31/10/2023

Esse livro é incrível. É uma história para ficar angustiado com tudo que acontece com o protagonista (do jeitinho que eu gosto) e torcer por ele. E a crítica social que ele faz, mostrando as injustiças da época, é muito legal. Apesar de mais ou menos do meio do livro ele ficar meio massante a história é mt boa e envolvente te fazendo ler cada vez mais

Gaby'sð 30/10/2023

Pequeno grande homem??
Ahhhh Oliver ganhou meu coração! Que criança amável, pura, honesta, resiliente que ele é!
Mesmo em meio às tantas provas que passou, mesmo com toda a dor e sofrimento... Oliver nunca perdeu sua essência e mesmo com as grandes investidas do mal, ele não cedeu, e continuou forte em seus princípios, e bondade e pureza de coração ??

Nossa eu entendo agora porque a galera diz que Dickens é um gênio! Meoooo ele tocou em tantos assunto relevantes, de uma forma tão peculiar kkkkkk, amei as ironias de sua obra, o seu deboche à la Dickens kakakakak ?? tantos temas fortes mas necessários... E com certeza esse livro é um clássico cristão por diversas referências e citações explícitas sobre oração e Deus e tals e isso com certeza enriquece ainda mais a obra.

Um ponto a se observar é que pela obra conter temas muito delicados e algumas cenas pesadas e fortes, não é recomendando para menores de 14 anos.

O livro é excelente e eu amei de verdade! Super recomendo e acho que a leitura vale muito à pena. É ótima para refletir e desfrutar de bons momentos de leitura, até porque convenhamos que esse livro pode ser considerado até um suspense kkkkk você fica doido para entender CERTAS COISITAS ? o enredo é envolvente e muito fluído.

Ana140 27/10/2023

Que Clássico
Meu primeiro livro de Dickens, é me surpreendeu muito a maneira com que sua escrita ganha um ar de ironia e sinceridade além da conta para a época. Como sua narrativa sobre uma criança, que já nasceu sofrendo o luto, e cresceu sem amor e esperança, imagino como não foi a reação da sociedade da época.
O livro aborda o abismo social, e a luta pela sobrevivência, da forma mais dura, como a maldade e o egoísmo pode destruir vidas. E como a sociedade condena de forma cruel as pessoas mais necessitadas. Como é mascarado a maldade em forma de generosidade.
Um livro impactante, que te prende do começo ao fim, que cada capítulo é como perder o fôlego.
É que ao mesmo tempo ensina sobre caráter, e misericórdia.
Um clássico que precisa ser lido e preservado para futuras gerações.

.daiana. 20/10/2023

Perfeito
Nas últimas páginas do livro eu ainda estava: o sofrimento dele nunca vai acabar?
porém oq eu deveria ter realmente prestado atenção é o caráter de Oliver, que não se abalou nem uma vezinha se quer, esse menino deveria ser uma inspiração mundial de honestidade, compaixão e tantas outras qualidades, sei que para mim ele sempre vai ser uma inspiração, nota milll =)

yasmin.gava 15/10/2023

Leitura para trabalho da escola, não foi um livro que me prendeu e como não gosto de clássicos foi muito tedioso para mim

Cristiane 02/10/2023

Livro maravilhoso! Romance de formação do pequeno Oliver, as agruras pelas quais passou e sua redenção.

Regina 25/09/2023

Gostei
Um clássico de Charles Dickens. Um livro gostoso de ler. Por diversos momentos me levou as lágrimas. Segunda vez que leio.

Cirloam 28/08/2023

Um pouco prolixo
Nesse livro, somos levados a uma jornada incrível pelo mundo de Oliver, um órfão corajoso e de bom coração que, desde o seu nascimento, enfrenta desafios muito difíceis e emocionantes.

A escrita detalhada de Dickens por vezes me atrapalhou um pouco e precisei até ignorar algumas descrições, mas ela nos transporta para as ruas de Londres do século XIX.?

O autor explora temas como justiça social, amizade e superação.

Uma leitura que vale a pena para quem gosta de clássicos atemporais que tocam o coração. ??

yasmin431 02/08/2023

Um clássico meio chato,mas com assuntos importantes para o nosso conhecimento.
Perdi a paciência muitas vezes!