Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas -

Monica.Fusco 17/06/2021

Oliver Twist
Um menino abandonado a própria sorte onde sua vida vai mudando de acordo com as pessoas que encontram!

Tiago 06/05/2021

Pobre Oliver
Esta foi a minha primeira incursão na obra de Charles Dickens e posso dizer que foi uma agradável surpresa. Eu sabia apenas que esta era uma das primeiras obras literárias cujo protagonista era uma criança e, sinceramente, não fazia a mínima ideia do que viria.

Apesar da história ter como centro o órfão Oliver Twist, eu enxergo o enredo como algumas histórias paralelas que vão se tocando aos poucos ao longo do livro até convergirem no desfecho da trama.

A crítica social de Dickens ao longo da obra é simplesmente brilhante. Nos é oferecido o retrato de uma sociedade onde os pobres são tratados abaixo de qualquer conceito de aceitável. A ironia e sarcasmo de Dickens ao descrever as maldades são espetaculares. Dickens também impressiona com o texto descritivio das condições das ruas e casas na zonas mais pobres de Londres e vilarejos da Inglaterra. Há certas partes do livro em que sentimos muita angústia pelas provações que passam alguns dos personagens, principalmente Oliver. Depois de ler este livro e o "Medicina dos Horrores" de Lindsey Fitzharris, só posso estar agradecido por não ter vivido na Londres do século XIX.

Gustavo.Jaccottet 26/04/2021

Recomendo a leitura, mas não esperem apenas ?Oliver Twist?
O enredo é bastante interessante, e o jogo entre os personagens faz a obra ser bastante cativante. A linguagem empregada pelo autor, transforma a leitura numa análise não só das aventuras e desventuras do personagem principal, qual seja, Oliver Twist, como abre o leque aos coadjuvantes. Posso afirmar que quem ler o livro esperando apenas ver uma criança como único personagem pode vir a se decepcionar, levando em consideração o período em que a obra foi escrito e a forma de como dia que trabalhava, nada mais interessante do que um emaranhado de personagens para criar um contexto bastante relevante.

Aline ig @escape.abacharel 25/04/2021

Oliver Twist é um livro narrado por um 'historiador', criado por Dickens, um tipo de biógrafo do menino Oliver. E esse narrador se comunica a todo instante com nós, leitores. Isso torna a obra ainda mais divertida, pois temos aqui um narrador sarcástico e inteligente.
Oliver é um jovem desafortunado que perdeu sua mãe ao nascer e então foi criado no interior da Inglaterra com muitas privações e sofrimento. A situação de fome e desamparo do menino só crescia, até que ele foi parar no lar de um agente funerário, onde lá ele aprendia o ofício. Mesmo assim, a vida não lhe reservava grandes alegrias por ali e é então que ele decide fugir dos maus tratos e da humilhação constante.
Ele parte para Londres sem ter como pagar por uma diligência (o veículo da época), sem quase nenhum dinheiro para comer e sem nenhum bom amigo com um teto acolhedor onde ele poderia se abrigar.
É nessa situação crítica que ele acaba conhecendo então um jovem chamado Jack Dawkins, que tem o apelido de "O Embusteiro Astuto", apelido dado a ele por conta de sua sagacidade. Jack então recolhe Oliver das ruas e o leva então a Fagin, um judeu ganancioso e avarento (um velho arquétipo bem antissemita que infelizmente Dickens usou).
Oliver então começa a se familiarizar com os negócios de Fagin, sem nunca perceber (devido a sua ingenuidade) que ali, na verdade, é um covil de ladrões e os meninos são nada mais nada menos do que um bando de batedores de carteira. Oliver é então coagido a entrar no crime, mas muitas aventuras de desencadeiam para ele a partir desse ponto.
É um livro extenso e repleto de acontecimentos e essa é uma parte bem inicial da história. O que mais gostei do livro é a forma como Dickens escreve! A escrita é bem fluida, mas a história por si só é bem triste. Apesar disso, é uma leitura que recomendo! É a segunda vez que leio Dickens, a primeira foi lendo contos de sua estreia no livro "Histórias de Fantasmas". Gostei mais do romance, por ser mais extenso e deixar uma marca maior.

Antonio.Junior 08/04/2021

Primeiro Charles Dickens lido
Esse foi o meu primeiro contato com o tão aclamado romancista inglês Charles Dickens. Não teve outra, foi paixão a primeira página. Pelo que percebi, começei com o pé direito na obra do Dickens, podemos encontrar neste romance de sua juventude literária todos os elementos que caracterizam o autor, que no futuro chegariam ao ápice da magnificência em seus dois romances principais (David Copperfield e Grandes Esperanças). Por isso aos entusiastas de Dickens este é um livro indispensável para entender a evolução literaria do autor. A escrita do Dickens é muito fluída e envolvente, é impossível não se emocionar com as aventuras do pequeno órfão Oliver. Tramas bem elaboradas, personagens carismáticos (Nancy é simplesmente maravilhosa) e sofrência, muita sofrência.

@_dasilvamarcelo 03/04/2021

Quem é Oliver Twist?
Como eu acredito que muitas vezes já viram ou ouviram falar de Oliver Twist (quando alguém fazia alguma brincadeira sobre tristeza e sofrimento). Agora lendo a obra entendi e realmente apesar das muitas vezes que queria que o personagem tivesse gotas de alegria vinha uma situação e arrancava esse direito de sentir dele, porém a esperança que o habitava nunca lhe abandonou. O livro nos ajuda também a entender como eram grandes cidades antigamente e como era tratados pobres e órfãos.

Bruna.Noal 21/03/2021

Ótimo livro. Pobre Oliver, passou por tanta coisa, mas pelo menos, aos trancos e barrancos encontrou as pessoas certas e teve um final mais que merecido. Amei.

Maia 25/02/2021

Livro bastante interessante, apesar de ser muito triste acompanhar as histórias das personagens. A trama é bem desenvolvida e contém boas reviravoltas.

Ari 24/02/2021

Oliver Twist
Oliver Twist foi escrito pelo escritor Chales Jonh Hufam Dickns. A história de Oliver Twist, nada mais é que uma denuncia do modo como as crianças eram tradadas nos orfanatos (asilo de pobres chamada na época) da sociedade inglesa e de como elas levavam a vida na marginalidade. As crianças eram tratadas com violência e eram obrigadas a trabalharem e a alimentação bastante precária. Muitas crianças chegavam a morrer de fome nesses estabelecimentos de misérias. Então vamos para uma peque introdução a história de Oliver Twist, que retrata esse antro de perversidades e miséria.
Assim que a mãe de Oliver morre ao dá à luz em uma casa de correção, Oliver é levado para a casa de asilo aos 10 anos de idade, protegida pela Paroquia de são Pedro. Lá Oliver sofre constante agressões por parte do Sr. Bumble, bedel responsável pela inspeção de orfanatos e asilos. Após perder uma aposta na hora do almoço, Oliver tem que cumprir com a aposta feita com as outras crianças do asilo, que é pedir mais mingau de aveia, morto de fome ele cumpre, depois desse episódio ele é expulso, assim ele vai ser aprendiz de comercio na casa do Sr. Sowerbery, agente funerário. Novamente Oliver é bastante maltratado na casa do Sr. Sowerberry, então em um momento oportuno ele foge para Londres, e conhece Jonh Dawkins chamado de Embusteiro. Jonh oferece obrigo e comida a Oliver, assim Oliver aceita e se envolve com uma gangue de ladrões liderado por Fagin o judeu. Oliver fica à mercê de Fagin, obrigando-o a cometer roubos. Em um momento em que Oliver sai com o Embusteiro e Charley Bates, os dois larápios rouba um lenço de um senhor e sai correndo, Oliver fica nervoso e sai correndo do local e é pegue e levado para ser acusado de roubo, Perante o juiz ele desmaia pois está muito fraco, o mesmo senhor que foi roubado ver que Oliver é inocente e é levado para ser cuidado em sua casa, assim começa a trajetória de mais tramas e descobertas.
A cada virada de página pode trazer uma grande surpresa ou a história pode mudar totalmente de rumo, isso faz com que o leitor queira saber mais o que vai acontecer com o jovem Oliver. Com os relacionamentos que Oliver traça ao conhecer pessoas que provavelmente o acolhem, ele irá descobrir sua origem, e como se sucedeu a história de sua mãe até o momento em que ela chega a casa de correção e dá a luz. O final mostra uma grande surpresa.

Sara277 24/02/2021

Meu segundo Dickens lido. Um livro pesado e sensível ao mesmo tempo, cheio de emoções e muito cativante. Recomendo muito.

Ivania 21/02/2021

Necessário
Incrivelmente esse foi o meu primeiro livro do Charles Dickens e eu fiquei encantada!
Fui presenteada com um tapa na cara atrás do outro, mas ainda assim terminei a leitura feliz.
O livro narra a história e as desventuras do jovem Oliver Twist, um órfão que cresce em um asilo de pobres em um povoado da Inglaterra e que enfrenta todas as mazelas possíveis que a condição de pobreza lhe traz.
O autor faz críticas sociais pertinentes e que, infelizmente, apesar da passagem dos anos ainda continuam certeiras!
Já estou ansiosa para os próximos.