A América Latina: males de origem.

A América Latina: males de origem. Manoel José Bomfim
Manoel José Bomfim
Manoel José Bomfim




Resenhas - A América Latina: males de origem.


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Filino 06/12/2022

Um importantíssimo (mas desconhecido) pensador brasileiro
Um gênio praticamente esquecido, eis o que bem caracterizaria Manoel Bomfim. O livro é do início do século XX e muitas ideias ali contidas podem soar óbvias para um leitor dos dias atuais, mas isso não ofusca a inteligência do autor e a força dos argumentos que ele utiliza. Darcy Ribeiro chamou-o de "pensador mais original da América Latina" e não é difícil concluir o porquê disso: ao contrário do que estava em voga à época (sobretudo se pensarmos em seu conterrâneo sergipano Silvio Romero, que muito provavelmente contribuiu para o ostracismo do escritor aracajuano), Manoel Bomfim não atribuía a um determinismo racial (ou algo do gênero) a explicação para o subdesenvolvimento da América Latina. Em lugar disso, demonstra como se deu o processo de espoliação e exploração ocorrido nestas plagas; como um regime parasitário (Bomfim toma essa imagem como um fio condutor de sua argumentação) levou a esse estado de coisas. Ora, após submeter um povo do modo como conhecemos, embrutecendo-lhe as faculdades intelectuais e estéticas, como alguém pode esperar que os indivíduos que compõem essa massa de explorados venham a desenvolver, subitamente, alguma consciência crítica ou cívica? E fica patente, por outro lado, a extrema má-fé daqueles que, uma vez se deparando com esse quadro de pobreza material e intelectual, em vez de questionar as raízes e o processo que culmina em tal estado, simplesmente acuse esse mesmo povo de incapacidade para pensamentos mais refinados ou de conduzir os próprios destinos.

Manoel Bomfim é um poço de lucidez e boa argumentação, se o compararmos com os partidários da superioridade racial e dos que advogam o domínio de certos povos sobre outros - e ainda hoje as suas críticas se mostram bastante pertinentes. Uma pena que não seja tão reconhecido.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR