Dezesseis Luas Margaret Stohl
Kami Garcia

Resenhas - Dezesseis Luas

Anna 30/08/2021

Tive vontade de ler pelo filme. Assisti a muito tempo, e achei bem ruim. Mas sabia que o livro com certeza era melhor. No filme, lembro que você vários furos, nos quais não me lembro agora. Lendo o livro, achei legal ser retratado pelo ponto de vista masculino, sendo os de romance e fantasia pelo ponto de vista feminino, fugindo um pouco do convencional. Quero ver o filme para saber o quão ruim ele é. O livro, as coisas são bem amarradas.
Anna 01/09/2021minha estante
Realmente, o filme é horrível

Naara Janeri | @Diariosdeleitora 14/12/2014

Minha nossa, que livro chato!! Acho que nunca desejei tanto o final de um livro, simplesmente pelo fato de que eu nao aguentava mais tanta chatisse! Totalmente sem graça, enjoativo e repetitivo. Ai, quando voce acha que pode acontecer alguma coisa, tudo o que voce estava esperando que acontecesse simplesmente é "adiado" para o proximo livro. Mesmo nao sabendo qual é o desenrolar da historia, nao consigo ter nenhum interesse em continuar a serie. Uma pena.

Gabu Tamashiro 02/10/2014

Dezesseis Luas
Eu realmente gosto bastante desse livro, posso até dizer que é um dos meus preferidos, acho que as autoras fizeram uma trama bem envolvente que deixa o livro muito bom. Então está aí:

Ethan Wate é um jovem de 16 anos que está cursando o primeiro ano do colegial na pacata cidade de Gatlin. Ele perdeu sua mãe há poucos meses e agora vive apenas com Amma (trabalha para a família há anos e ele a tem como uma segunda mãe) e pelo seu pai (que entrou em depressão após perder sua esposa). Ele sonha em terminar logo o colegial e ir pra faculdade e assim ir embora da cidade, começar uma nova vida longe dali.

Mas tudo começa a ficar estranho quando Ethan começa a ter uns sonhos estranhos que envolve uma garota que ele não consegue ver o rosto. Ele tem o mesmo sonho todas as vezes: a garota está em perigo e precisa de sua ajuda. Mesmo ele não conseguindo vê-la, acredita que está começando a sentir algo por ela. Como pode se apaixonar por alguém que aparece em seus sonhos? Ele acha que está ficando louco.

Tudo muda numa manhã de aula quando descobre que uma nova garota se mudou pra cidade e está frequentando a mesma escola que ele. E não é uma garota qualquer... é a garota que ele vem sonhando todas as noites. Aquela por quem ele estava se apaixonando sem nem saber quem era. Como é possível?

Lena Duchannes tem 15 anos e é sobrinha de Macon Revenwood, um morador recluso muito antigo na cidade e que não é bem visto pela sociedade. Isso faz com que Lena seja o mais novo alvo de fofocas da escola e da cidade e é perseguida por isso. Lena é uma "conjuradora" (entenderão no livro) que está prestes a completar 16 anos e isso está sendo seu pior pesadelo, pois quando chegar seu aniversário, ela será Invocada pelas forças das Trevas ou pela Luz. Não há como escapar disso. Tudo indica que será Invocada pelas Trevas e esse é seu maior medo. Ela agora corre contra o tempo para encontrar um meio pra que isso não aconteça.

Aos poucos Ethan e Lena vão se conhecendo e entendendo a ligação que há entre eles. Ele não se afasta mesmo depois de descobrir que Lena não é uma garota comum. Ele escolhe ficar ao seu lado mesmo indo contra todos. Juntos eles descobrem coisas do passado de seus ancestrais e é quando tudo começa a fazer sentido. Após Ethan presenciar inúmeras coisas estranhas com Lena e sua família, ele entende o motivo que tanto aflige Lena e seus familiares: seu 16° aniversário, e uma maldição.

Quem gosta desse gênero literário vai se apaixonar por esse livro, ele contém muito suspense e mistério, além de magia, espíritos, conjuros.. Ele simplesmente te prende até a última página e deixa um gostinho de quero mais.. Então vamos lá, Dezessete Luas!!!

Lady killer 17/09/2021

Eu ameiii demais amg Fran sério
Eu ameiii o romance entre eles é perfeito, a leitura é fluída, o final ficou perfeito para a continuação.
bartellt 17/09/2021minha estante
como amo. ?

bartellt 17/09/2021minha estante
tanto tu quanto o livro af

Lady killer 18/09/2021minha estante
Ahh tbm te amo meu amor ???

duny 25/09/2021

2.5 estrelas
Queria começar dizendo que esse livro tinha o potencial de ser incrível. Tem lore pra dar e vender, tem personagens super interessantes, tem uma vibe sulina macabra que eu absolutamente amo e um monte de superstições e criaturas estranhas.

Acontece que esse livro tem 600 páginas mas tipo, 400 dessas páginas são os "probleminhas" de adolescente deles, sabe? Ao invés de trabalhar com toda a backstory, com a setting incrível que elas tinham, as autoras ficaram fazendo draminha escolar. Tá bem, talvez esse livro não seja pra nós adultos, mas convenhamos, se fosse um livro com personagens adultos seria um livro muuuuito melhor. A Lena é chata pra burro, o Ethan não fede nem cheira, sabe? Os personagens mais legais são os secundários: Macon, Amma, Ridley... É deles que você quer saber, não é da Lena levando desaforo das coleguinhas.

Outra coisa que me incomodou nesse livro foi toooooda a questão das autoras ficarem repetindo incessantemente o quão "diferente" a Lena era das outras meninas. Isso é um ponto que nós tocamos muito recentemente em histórias e é muito válido. É uma maneira tóxica de escrever personagens femininas. Fora que... de diferente a Lena só tinha a mágica dela mesmo. Porque tudo que acontecia ela reagia exatamente como qualquer outra menina. Tinha um baile na escola? Nossa, ela queria muito ir pra poder dançar com o namorado dela! Então tinha essas coisas assim que tu lia e pensava... ela é diferente de quem, meu deus? Ninguém. Ela é igual a todas nós e não tem nada de errado nisso, se valorizem.

Tem certos aspectos nessa plot também que são muito convenientes e fáceis. Ah ela não pode namorar o Ethan porque se não ele vai morrer, vai ter um ataque cardíaco... tipo? Quê? Não fez sentido nenhum, gente, foi muito nada a ver, super Crepúsculo. Aí a Lena descobre que é a bruxa mais fodona da vida, pode fazer tudo. Umas coisas assim, sabe?

E eu já não sou muito de histórias que os personagens não tem escolha, eu acho isso um saco. Ela não pode escolher se ela vai ser boa ou ruim. Okay. Mas todo mundo sabe que eventualmente ela vai ter que escolher e que ela vai fazer a escolha certa, né? Porque senão ela não seria a "moçinha" da história. Então fica meio inválido a coisa toda.

E também não sou muito da ideia de "predestinados", essa coisa de que eles já se amavam antes mesmo de se conhecerem. Acho super fácil da parte das autoras pra não ter que desenvolver um romance real ali na nossa frente. Mas tudo bem.

Dito tudo isso (e eu sei que foi longo), eu não odiei o livro e até vou ler a sequência pra saber o que rola. Mas preciso dizer que o filme é bem melhor (passa mais rápido), foi super bem feito, com efeitos legais, uma fotografia incrível, atores excelentes e uma trilha sonora impecável. Então se estiver na dúvida... veja o filme. Eu recomendo mais do que o livro.
Naty 04/10/2021minha estante
Finalmente alguém que tem a mesma opinião que eu. Achei a mesma coisa que você, a estória só falava como a Lena era essa menina indefesa e isso não é muito legal. Eu mesma não consegui me conectar com o casal, achei muito sem sal

Izabela.Fabro 29/10/2021

Esperava mais
No começo, o livro me prendeu muito; era misterioso, com um ar sobrenatural. Com o desenrolar da história, algumas coisas parecem muito forçadas e tediosas. A Lena passa o livro todo jogando na cara do Ethan (que abandonou amigos, coisas que gostava e até seu amado basquete por ela) que ela não é normal, por vezes ela até zomba dos mortais, como se Ethan fosse inferior por isso. Ela faz o drama dela por conta do aniversário que está chegando e nem se importa com mais ninguém além dela. Quando as coisas são são como ela quer, fica toda nervosinha. Não ajuda o Ethan em nada, deseja apenas apoio e atenção e quer ser uma pessoa "normal" na escola sem nem ao menos se esforçar para isso. MIMADA DEMAIS. E se faz de vítima.
E no final ela ainda caga com tudo por puro egoísmo. E se faz de vítima.

Meu personagem preferido é o Link.

tali 17/11/2021

Dezesseis Luas - Kami Garcia e Margaret Stohl
. Ethan é um garoto típico de cidade pequena, tem o mesmo melhor amigo desde sempre e regularmente vê as mesmas pessoas, mas isso muda quando a sobrinha do velho estranho da cidade chega em sua escola, e ela parece exatamente igual á garota que tanto tem sonhado nesses últimos tempos.

Um livro sobre o sobrenatural misturado com a rotina comum de um adolescente, envolvendo amor e feitiços.

A história é incrível e os personagens tão bem explorados e com personalidades únicas. Apenas não se torna um livro perfeita por tantas informações serem inseridas rapidamente, ficando confuso de acompanhar. Mas o jeito em que as autoras consegue expressar o que o personagem está sentindo em momentos de certo desespero para nós leitores (que tem muitos por sinal) do que parece o jeito perfeito de se descrever, me encantou da primeira página até o fim.

Maria Clara 28/12/2014

Dezesseis Luas
Eu comprei esse livro meio que por impulso, então eu não sabia que as pessoas não gostavam tanto assim do livro, segundo o que eu vi no skoob, mas eu adorei o livro e adorei a vibe romance gótico que ele tem! É uma coisa comovente, com uma mensagem de no final o amor vence tudo. Mas também depende de quem lê.

site: http://www.sobreoslivroscommaries.blogspot.com.br/search/label/Saga%20Beautiful%20Creatures

Victtorhugo 20/08/2013

Sempre gosto de reparar em como conheci as músicas e os livros, acho legal observar o caminho até que eu pudesse descobri-los, :P Com Dezesseis Luas, foi culpa da Ridley, ou melhor, da Emmy Rossum. Soube que ela esteve no filme e então eu assisti o filme.

Amor à primeira vista. Dinâmica e diálogos legais e inteligentes entre Lena e Ethan. Procurei logo o livro do Bukowski nas lojas online. Adoro essas ligações. Não achei o filme perfeito, mas tinha todo um charme, e eu tive que ler também o livro.

E depois de ler dois livros em formato de bolso eu pude suspirar contente por estar com um livro grande de letras grandes na mão.

Imagino que muita gente que leu o livro primeiro deve ter odiado o filme por causa das partes excluídas e dos vários detalhes mudados e informações suprimidas.

Eu achei o máximo descobrir tudo isso depois, foi uma ótima experiência de livro depois do filme, exceto pelo final, porque saber o final nunca é bom. rs

29/08/2013

Em Gatlin não havia surpresas. Pelo menos era isso que eu achava…Só que eu não poderia estar mais errado. Havia uma maldição. Havia uma garota. E, no fim, havia um túmulo. Mas vamos por partes.
Quando Lena chegou a Gatlin, eu só tinha certeza de uma coisa: ela não se parecia com ninguém que o pessoal daqui já vira. E as diferenças não estavam apenas na aparência, mas isso eu só descobri depois. Ela a mais nova gata da escola, só que, infelizmente, morava com o tio, em Ravenwood – leia-se o “recluso da cidade” na “casa mal assombrada”.
E ainda assim eu não conseguia desgrudar os olhos dela. Ela era linda. E diferente. E de fora. Eu tinha certeza de que já havíamos nos encontrado antes, talvez nos sonhos. E, sei que parece idiota, mas eu vinha sonhando com alguém há tempos, alguém que eu não conhecia, alguém que, no sonho, precisava ser salva, ou tipo isso.
Antes de Lena eu estava contando os meses para deixar Gatlin, suas fofocas, preconceitos e encarnações da Guerra Civil. Agora era diferente: havia Lena. E havia algo entre nós, uma atração que não conseguia explicar. Eu precisava conhecê-la melhor e entender o que eu estava sentindo. Mas, para isso, teria de me aproximar. E, no caminho, enfrentar seu tio com fama de louco; Amma, nossa governanta supersticiosa, que tinha praticamente me criado; meu pai, que desde a morte de minha mãe só ficava trancado no escritório “trabalhando”; meus amigos e inimigos; as garotas populares da escola…
Pois é, e ainda havia o segredo, um tipo de segredo que não ficaria oculto por muito tempo em um lugar como Gatlin, um tipo de segredo que pode mudar tudo a sua volta…

Eu sempre achei a capa desse livro linda, mas não me interessava muito por ele porque, pelo nome, eu achava que se tratava de lobisomens, e eu não sou muito chegada a eles. Daí saiu o filme (que eu ainda não vi, mas vi que tem no Netflix, por isso li agora), e a Nádia, do Palavra em Movimento assistiu e falou bem do filme. E, dia desses, andando pela Av. Paulista, e claro, entrando naquele templo que é a Livraria Cultura de lá, eu não vejo o livro com 50% de desconto. Nem precisa adivinha no que deu, né? Claro que eu trouxe pra casa. E nem esperava muita coisa, só uma leitura leve e descompromissada, não pensante, como Crepúsculo. Mas é muito bom ser surpreendida às vezes. Foi o que aconteceu comigo. Peguei para ler, depois de reler toda a coleção Percy Jackson (de O ladrão de raios até A marca de Atena, e sofrer de novo com o final deste – ai!), e não conseguia largar o livro. Li em um fim de semana. Mas chega de enrolação.

Ethan Wate é um adolescente normal de 16 anos. Leva uma vida mais que pacata, sem nada a fazer, numa cidadezinha do interior da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Estuda na mesma escola de sempre, com as mesmas pessoas de sempre, joga no time de basquete e flerta com as mesmas meninas de sempre. Tudo OK, a não ser pelo fato de ele ter perdido a mãe em um acidente alguns meses atrás, e que seu pai agora é um recluso que não sai do escritório para nada, nem deixa que ninguém entre. Ethan tenta levar tudo isso da melhor forma possível, mas no fundo anseia por mais. Ele não vê a hora de sair de Gatlin, e ir estudar em outro lugar na faculdade. E além disso, Ethan também esconde segredos só seus. Ele adora ler, lê o tempo todo, mas como isso é muito diferente dos hábitos das pessoas do lugar, para manter as aparências, ele não diz nada. Chego a isso já, é uma parte importante da história.

Voltando a Ethan, sabe aquele ditado que diz para ter cuidado com o que deseja, porque você pode conseguir? É, bem isso. Ethan vive sua vida entediado, fazendo o melhor que pode num lugar perdido no meio do nada como Gatlin, com tradições seculares e estanques. Ele é um garoto introspectivo, mas não necessariamente tímido, mais no sentido de pensar muito, característica que herdou dos pais, ambos escritores e que estudaram em faculdades de fora, e por isso mesmo, vistos com desconfiança pela população local. Ethan quer mesmo encontrar seu lugar no mundo sua identidade. E no meio de tudo isso, eis que surge Lena, a exótica sobrinha de Macon Ravenwood, o esquisito local. Daí o mundo de Ethan dá um salto de 180 graus, e ele se vê no meio de uma guerra de proporções gigantescas. E que mudarão sua vida para sempre.

Lena é uma garota de 15 anos, quieta mas fascinante, principalmente por ser de fora, e ainda por cima sobrinha do Velho Ravenwood. Ethan imediatamente sente uma atração inexplicável por lena, Esqueci de dizer que Ethan andava tendo sonhos com ela, sem saber que era ela. Lena é inteligente e escreve o tempo todo. Mas tem mais sobre ela. Coisas estranhas, como um furacão de grandes proporções, acontecem quando ela está contrariada ou amedrontada. O que acontece com frequência. Além de enfrentar o preconceito das pessoas da escola, ela ainda tem que enfrentar uma maldição que corre em sua família. Veja, Lena é uma Conjuradora, e quando completar 16 anos, o que será em breve, ela será Invocada, e isso significa que ela pode se tornar uma Conjuradora das Trevas ou da Luz, e não depende da vontade dela. Além de tudo isso, ela ainda tem que lidar como fato de estar se apaixonando por Ethan, o que é novo, tanto para ela quanto para ele. E no caso deles, não é tão simples assim.

Lena corre perigo constante, e por isso tem a proteção de seu tio, o excêntrico Macon Ravenwood. Macon é misterioso, de poucas palavras, mas quando ele fala, é bom prestar atenção. Some e aparece quando quer. Mas não há nada que ele não faça para proteger a sobrinha. Mesmo. E quando Ethan aparece, claro que as coisas ficam mais difíceis. Macon tem um segredo também, que pode botar abaixo tudo pelo que ele luta para proteger Lena. Confesso que Macon me dá um pouco de medo. Mas é um bom personagem.

E do lado de Ethan, há Amma, a governanta que quase o criou, e que depois da morte da mãe de Ethan, faz as vezes de pai e mãe do garoto. Amma é supersticiosa, e tem conhecimentos de vodu, sempre com um amuleto pronto para espantar qualquer mal. É autoritária, e consegue colocar Ethan nos eixos mesmo que ele tenha 1,89 m e ela meros 1,50. Mas ela também é meiga, e como Macon, faz de tudo para proteger o seu menino, como ela diz.

Uma personagem que eu não posso deixar de mencionar é Ridley, prima de Lena. Ridley é uma Sirena, e das Trevas ainda por cima. Ela pode controlar quem quiser, como uma sereia mesmo. É desinibida (pra não dizer outra coisa), e não escrúpulos. Não posso elaborar muito, mas ela tem papel importante na história, especialmente depois de seduzir Link, o melhor amigo de Ethan, e o único em Gatlin que gosta de Lena.

Bom, Gatlin. A população da cidade é quase um personagem à parte. No interior da Carolina do Sul, Gatlin é cheia de batistas e metodistas, que frequentam a igreja todo domingo (inclusive as 3 tias de Ethan, mas elas são fofas), e em sua maioria, são pessoas tacanhas e de mente estreita. Não aceitam nada diferente, que saia das normas, e nem forasteiros. O fanatismo se resume na Sra. Lincoln, mãe de Link, e que chega a fazer petição para banir os livros de Harry Potter da biblioteca e queimá-los, nas integrantes das FRA, Filhas da Revolução Americana. São tradicionais ao extremo, e muito seletivas quanto a quem pode fazer parte de seu grupinho. Ethan despreza isso tudo, especialmente porque sua mãe, sendo de fora, também enfrentou o mesmo tipo de desconfiança, o que só acabou quando ela morreu, numa tremenda hipocrisia. O que aliás sobra em Gatlin.

Outra coisa importante a se saber sobre Ethan e Lena é que eles não se encontram, nem sonham um com o outro à toa. Há um motivo para isso. Ligando os destinos dos dois (e o destino é inexorável, né, Derfel?) há a história de Genevieve e Ethan, outro, que se passa em plena Guerra Civil Americana. A história deles é contada em flashbacks, através de um medalhão, e vivenciada por lena e o Ethan contemporâneo. E a história deles tem muito a ver com a passada.

Há ainda mais personagens bacanas, mas não posso comentar muito, primeiro porque eles não aparecem muito, e depois porque senão fico aqui até amanhã e a resenha não sai. É o caso dos familiares de Lena, Tia Del, a fofa avó dela, a gracinha Riley, e a amiga de Ethan Dra. Ashcroft, bibliotecária de Gatlin. Os personagens são muito bem construídos, tem várias camadas, nenhum é exatamente o que parece. A narrativa é em terceira pessoa, mas contada por Ethan, o que eu achei bem bacana e original, já que esse tipo de história geralmente é contada pela mocinha. A trama é complexa, cheia de histórias dentro de histórias, e fala de temas como preconceito, fanatismo, adaptação social. É fluida, também, vai fácil, e envolvente, com toques de sobrenatural e sombrio, no melhor estilo Poe, Oscar Wilde, Anne Rice e Henry James. Recomendadíssimo.

Trilha sonora

Seven Devils, do Florence and the machine está no trailer do filme, e tem tudo a ver com a história. You´ll be in my heart, do Phil Collins pode não ser sombria como o livro, mas a letra tem tudo a ver (e eu AMO essa música). Ethan usa Sympathy for the devil para definir Ridley. Com os Stones, mas eu prefiro com o Guns. Mil vezes melhor. The monster´s loose tem partes da letra que tem a ver (The monster´s loose, and now you have to choose, and prove that you can take it, to the top and never fall). Ela tem a ver também com um personagem em especial, mas não posso dizer quem. If this is the last kiss (let´s make it last all night) também combina. Ambas do Meat Loaf. My heart is broken e Lost in paradise, do Evanescence e finalmente All I need, do Within Temptation.

Se você gostou de Dezesseis Luas, pode gostar também de:

O retrato de Dorian Grey – Oscar Wilde;
A menina que não sabia ler – John Harding;
A volta do parafuso – Henry James;
A sombra do vento – Carlos Ruiz Zafón;
Marina – Carlos Ruiz Zafón.

Originalmente publicado em Na Trilha dos Livros

site: natrilhadoslivros.blogspot.com

Nat 18/09/2013

Dezesseis Luas
Este incrível livro conta a história de Ethan, um garoto órfão de mãe, que, ao fazer dezesseis anos, começa a ter sonhos estranhos com uma menina que ele nunca tinha visto nem a sombra, bem, até o seu primeiro dia de aula, que é quando ele conhece Lena, a menina dos seus sonhos, mesmo, então se apaixona por ela, porém a vida não é perfeita meus caros e ele logo descobre que ela é uma bruxa (ou conjurador "Cientificamente") e então descobre que o seu amor é impossível, pois um conjurador não pode namorar um humano e um tempo depois Ethan descobre o porque. (e não eu não vou contar pra vocês o porque, terão que descobrir.)Porém o que um sente pelo o outro é mais forte que qualquer coisa no mundo mágico ou real, e eles irão lutar por esse amor.
P.S: Não pensem que esse livro é aqueles clichês horríveis que encontramos por ai, de jeito algum. É um livro lindo, com uma história encantadora.

scarletlletterr 01/03/2022

Dezesseis luas
"-Nunca amei você mais do que a amo nesse exato segundo. E nunca vou amar você menos do que a amo nesse exato segundo."

Gostei do livro mas não é um favorito, bom pra passar o tempo
Estefany.Souza 01/03/2022minha estante
Aí sim,sempre amei uns clichês porém não gostei muito desse, não me prendeu. :(

scarletlletterr 01/03/2022minha estante
Tava lendo ele antes de dormir então não tinha muita frequência, gostei mas não achei grandes coisas

D'cordova 06/03/2022minha estante
Abandonei a leitura, faz uns meses, não sei se volto para terminar