TOM CORAÇÃO LEAL

TOM CORAÇÃO LEAL Ian Beck

Resenhas - A História Secreta de Tom Coração Leal

André Hausmann 24/04/2023

Histórias de um jovem aventureiro
Imagine um mundo de fantasia onde certas pessoas são escaladas para participarem de certas aventuras que depois ao serem relatadas se tornarão livros especiais, os contos de fadas. Esse é o universo da família Coração Leal, onde todos os irmãos são esses aventureiros, excetuando o caçula, Tom.

Todos os seis irmãos de Tom, que possuíam nomes derivados de João (Jack em inglês), sendo conhecidos como João, o matador de gigantes, Joãozinho, João sortudo, etc; são os grandes heróis do reino, conhecidos pela bravura e coragem. E perpetuando com isso o trabalho para a Agência de Histórias que foi iniciado pelo pai deles que está atualmente desaparecido.

Às vésperas de completar seus 12 anos, seus irmãos saem para assumir mais uma vez suas funções heróicas quando começam a desaparecer; não retornando para casa e nem completando os eventos para eles destinados.

Para finalizar essas histórias e descobrir o que aconteceu com os irmãos Coração Leal, agência acaba enviando o caçula sem experiência na sua primeira, arriscada e primordial aventura.

Com a ajuda de um animal especial, Tom precisa descobrir e reunir sua coragem para ajudar as pessoas dos contos, descobrir o que tem de errado na Agência e na Terra das Histórias, salvar seus irmãos e voltar para casa a salvo.

Esse é o primeiro livro do ilustrador Ian Beck, possuindo uma narrativa leve e envolvente. O que nos permite mergulhar no mundo criado e descobrir o que acontece por trás, nos bastidores dos famosos contos de fadas.

O único porém, é que, apesar de se poder ler esse livro sozinho sem problema, ele deixa umas pontas soltas. Pois toda a história de Tom Coração Leal foi criada como uma saga em três volumes, mas a editora brasileira detentora dos direitos somente publicou o segundo volume; nunca terminando a trilogia.

P.F.G. 30/09/2022

Tom Coração Leal
Conta a história de um garoto baixo e moreno; divergente dos seus outros seis irmãos, altos,fortes e louros!; que é mui medroso, porém recebe uma missão de extrema importância da Agência das Histórias: salvar seus irmãos.
O pequeno Tom precisa de coragem, afinal das contas, apenas ele pode salvá-los.
Victoria 08/04/2023minha estante
O melhor livro que já li !!

Stefany.Balbino 15/01/2021

Não cumpre o que promete
A história do menino aventureiro que não tem uma aventura... A escrita é cansativa e você fica o tempo todo esperando que a aventura começar só que ela não vem! Extremamente razo e sem sentido.

Não recomendo nem um pouco.

Marcos Antonio 23/10/2017

coração leal
Livro que eu gostaria de ter tido a ideia , Fala sobre Tom sétimo filho de uma família de aventureiro que vivem na terra dos contos de fadas, onde as histórias são escritas e vividas. Depois de ler deram uma nova visão dos contos de fadas. Livro lindo,

Barão 14/12/2015

Livro incrivelmente fofo!
Oi leitores do nosso blog, hoje vim aqui resenhar para vocês esse livrinho incrivelmente fofo do autor Ian Beck, publicado aqui no Brasil pela editora Galera Record. Vamos lá!
Vocês já chegaram a se perguntar como veio a surgir todos os contos de fadas, aqueles clássicos como: Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel, João e o Pé de Feijão, etc? E se você descobrisse que na verdade esses contos tivessem sidos criados por uma empresa? É isso que o autor Ian Beck nos apresenta neste primeiro livro de uma trilogia incrível.
Em “A História Secreta de Tom Coração Leal” vamos conhecer a história de Tom, um garoto que está perto de completar 12 anos de idade, mas que nunca viveu uma aventura. Ele é o sétimo filho e o caçula da família Coração Leal que vive em um lugar chamado de A Terra das Histórias, sendo também o único filho que não possui o nome de uma variação de João: João Grande (o seu pai, que está desaparecido); João, Joãozinho, Juca, Juan, Joca e Jean. Esses são os seis irmãos mais velhos de Tom, e esses bravos rapazes são aventureiros e os responsáveis por fazer as histórias que conhecemos até hoje, não entenderam? Vou explicar melhor.
A maioria dos membros da família Coração Leal trabalha para a Agência de Histórias, que é responsável por criar, administrar, decorar, ilustrar e publicar cada história que os irmãos “Joões” participam. Em cada uma dessas aventuras eles são convocados para assumir papéis diferentes – algumas vezes eram príncipes que resgatariam princesas, outras vezes príncipes que enfrentavam feiticeiros maléficos, ou algumas vezes eram apenas simples lenhadores destemidos. Porém, o jovem Tom apenas assistia seus irmãos saírem para suas aventuras e ficava em casa travando suas batalhas contra monstros imaginários na segurança do seu quintal.
Na véspera de completar 12 anos de idade, Tom se vê muito ansioso para soprar as velinhas junto com sua mãe e seus irmãos, porém de repente todos os irmãos do garoto são chamados para mais um trabalho, no caso, para viver mais uma emocionante história. Eles se vão, mas, prometendo voltar a tempo para cantar os parabéns para Tom. O que os irmãos de Tom não imaginavam era que eles estavam à beira de entrar em um louco plano de vingança, criado por o homem responsável por inventar todas as aventuras d’A Terra das Histórias. Assim a viagem de João, Joãozinho, Juca, Juan, Joca e Jean saem erradas e eles acabam não voltando a tempo para o aniversário do seu irmão caçula.
Então é ai que o Mestre (o dono da Agência de Histórias), na manhã de aniversário de Tom, se vê com uma única escolha: enviar a Tom a sua primeira carta, contendo a sua primeira aventura. Assim, o garoto parte com o dever de cumprir o que a carta lhe pede: “encontrar os seus irmãos desaparecidos, e ajudá-los a completar as suas histórias”, e na companhia de um único amigo, um misterioso corvo falante, para dessa forma colocar de volta aos trilhos as histórias que embalam os sonhos de tantas crianças. Será que o jovem Tom conseguirá encontrar e ajudar os seus irmãos a completar suas histórias? E qual será o motivo que levou esse misterioso homem a se vingar da família Coração Leal? E será que esse homem também é responsável pelo desaparecimento do pai de Tom?
Então gente, não vou me estender muito senão vou acabar soltando spoilers, mas, só posso falar que eu adorei a leitura desse livro fofo. O fato de reescrever os contos de fadas não é mais novidade atualmente, temos muitas obras (livros, filmes, séries) nesse estilo, temos até resenha de uma trilogia incrível aqui no blog, chamada Saga Encantadas (deem uma olhada se não conhecem!). Porém, a imaginação e criatividade do Ian Beck em criar esses bastidores dos contos de fadas em minha opinião são incríveis, e bem originais também. Ele possui uma escrita bastante fluída, coisa que eu adorei, pois li esse livro em menos de 24 horas!
Então galerinha, este é o primeiro livro de uma trilogia, eu já tenho o segundo livro em mãos (aeeeew!) então já estou animado para começar a ler ele. Indico esse livro para quem está procurando uma leitura leve e com muita ação e comédia. Pois bem, se você já leu este livro, comente aqui o que achou dele! Tchau e a gente se vê nos comentários.

Por: Alisson Barão

site: http://meninoliterario40.blogspot.com.br/?m=1