Além da Lama

Além da Lama Leo Farah

Resenhas - Além da Lama

Tamara 18/12/2019

Eu sempre gostei muito de livros que trazem histórias reais, de gente como a gente e de pessoas que fazem o bem, mesmo em meio a tantas adversidades. Porém, nos últimos tempos eu vinha lendo mais a linha de ficção, e voltei para as histórias reais/biográficas justamente com Além da lama, um livro tão pequeno mas tão cheio de significados, que me marcou e me emocionou.
Na verdade, essa leitura é um tanto contraditória, porque é difícil alguém falar que gostou de um livro que fala de uma tragédia tão imensa, e o melhor seria que ela nunca tivesse acontecido e que o autor pudesse escrever falando sobre dias melhores. Porém, como infelizmente tal tragédia ocorreu e não podemos mudar isso, eu gostei de ter tido acesso a essa história e também de certa maneira me senti reconfortada com as diversas ações de heroísmo praticadas pelos bombeiros que com sua força e garra, colocando muitas vezes sua própria vida em risco conseguiram salvar tantas pessoas e evitaram que mais vidas se perdessem. Eu já havia ouvido falar do capitão Farah na televisão quando houve a tragédia de Bento Rodrigues e depois a de Brumadinho, e através desse livro conseguimos conhecê-lo mais de perto, sua paixão pelo trabalho, as preparações, os riscos que esses homens e mulheres correm a cada dia para proteger as pessoas. Além disso, nessas páginas ele nos permite ouvir também a voz de seus outros amigos bombeiros, que nos contam em primeira mão como foi tudo aquilo para eles e suas sensações e sentimentos.
Ainda, nos deparamos com um tom intenso de humanidade quando percebemos que mesmo em alguns casos não conseguindo salvar as pessoas, os bombeiros lutaram para encontrá-las ainda que sem vida, a fim de lhes prestar dignidade na morte e permitir que suas famílias tivessem um corpo para velar e para enterrar. Enfim, Além da lama é um relato emocionante, tocante e sensível que nos permite conhecer sobre esse dia tão triste, nos permite conhecer esses heróis e também manter em nossas memórias aqueles que não conseguiram se salvar. Para os que gostam do tipo de leitura, recomendo.

Lorena 08/12/2019

Impactante! Essa é a palavra que pode muito bem definir o relato emocionante do escritor desse livro. Outros Tenente e, atualmente Capitão Farah do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, ele não só esteve naquele que, até então foi o maior desastre e crime ambiental do país, como foi um dos comandantes da operação de regaste das vítimas. Junto com seu pelotão especializado em desastres naturais, fez parte da primeira equipe a chegar nos locais atingidos pelo mar de lama.

"Além da Lama" é narrado em primeiro pessoa e conta para o leitor os bastidores em Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, distritos de Mariana/MG que foram atingidos após o rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco. Mais que um singelo relato, as páginas são um registro histórico, inspirador, angustiante e sensível em meio a tanta lama e tanto rejeito.

Aquele que entrar em contato com essa obra primorosa vai se separar com cenários dignos de uma ficção e um filme de terror, mas também humanização e fé diante do caos e do desespero verdadeiro. Irá encontrar as peças do quebra cabeça que Farah e seus homens tiveram que montar com pouquíssimos recursos e informações (visto que estavam isolados) para salvarem mais de quinhentas pessoas (além de si mesmos) e se livrarem do terror de uma outra e maior barragem se romper que, infelizmente, era real.

Com uma narrativa que mescla firmeza e encantamento literário com dados reais, Leonard Farah presta mais um bravo e corajoso serviço para a população brasileira (mas não somente ela) ao registrar com maestria um pouco do que foi o mar de lamas que atingiu cidades interioranas de Minas Gerais.