Além da Lama

Além da Lama Leo Farah




Resenhas - Além da Lama


17 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Fabio Pedreira 04/02/2020

Além da Lama
Em Novembro de 2015 o Brasil conheceu um dos piores desastres naturais da história, o rompimento da barragem de Fundão, que despejou cerca de 40 milhões de metros cúbicos de rejeito tóxicos em Minas Gerais.
.
Esse desastre foi não só ambiental como também acabou com dois distritos da região e com a morte de 19 pessoas. É algo trágico, mas que poderia ter sido muito pior, se não fosse pelas ações dos bombeiros envolvidos no resgate.
.
Além da Lama vai contar justamente isso. As primeiras horas de um grupo de bombeiros especializados em desastres ambientais e em como eles arriscando as próprias vidas conseguiram salvar mais de 500 pessoas e evitar que um desastre que já era enorme se tornasse pior. Desde o momento da chamada, até a ida ao local. A análise da situação eas decisões rápidas que precisavam ser tomadas em um tempo mínimo.
.
O livro apesar de ser rápido de ler é emocionante em alguns momentos, não só por conseguir ver o amor dos profissionais por salvar pessoas, como também pelo fato de sentir um pouco da dor que aqueles moradores passaram ao perder tudo e terem suas vidas mudadas completamente.
.
Em alguns momentos parece coisa de filme de catástrofe de Hollywood, mas infelizmente é a realidade. Raiva, tensão, altruísmo, bondade, heroísmo e etc, tudo isso e muito mais acontece em situações como essa, onde a menor das ações podem salvar ou destruir toda uma operação.
.
Um livro incrível, que recomendo pra todo mundo. Não só para conhecer um pouco do trabalho feito na região na época, como também para observar a ação e competência dos profissionais envolvidos.
Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 04/02/2020minha estante
Já quero!
Curti sua resenha! =)


Fabio Pedreira 04/02/2020minha estante
Vlw mestre. É um excelente livro.




Mirele.Silva 03/11/2022

excelente relato
Relato sucinto e emocionante, conta de forma resumida e verdadeira os principais acontecimentos e o dia a dia do resgate, excelente!
comentários(0)comente



Excelsior 25/05/2020

A Tragédia de Mariana
Impossível não se sentir dentro da narrativa, não se arrepiar, não chorar. Impossível não se emocionar com cada palavra lida. Além da Lama traz a tona os heróis da vida real, que não medem esforços para salvar vidas mesmo que custe suas próprias vidas.
comentários(0)comente



Lorena 08/12/2019

Impactante! Essa é a palavra que pode muito bem definir o relato emocionante do escritor desse livro. Outros Tenente e, atualmente Capitão Farah do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, ele não só esteve naquele que, até então foi o maior desastre e crime ambiental do país, como foi um dos comandantes da operação de regaste das vítimas. Junto com seu pelotão especializado em desastres naturais, fez parte da primeira equipe a chegar nos locais atingidos pelo mar de lama.


"Além da Lama" é narrado em primeiro pessoa e conta para o leitor os bastidores em Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, distritos de Mariana/MG que foram atingidos após o rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco. Mais que um singelo relato, as páginas são um registro histórico, inspirador, angustiante e sensível em meio a tanta lama e tanto rejeito.


Aquele que entrar em contato com essa obra primorosa vai se separar com cenários dignos de uma ficção e um filme de terror, mas também humanização e fé diante do caos e do desespero verdadeiro. Irá encontrar as peças do quebra cabeça que Farah e seus homens tiveram que montar com pouquíssimos recursos e informações (visto que estavam isolados) para salvarem mais de quinhentas pessoas (além de si mesmos) e se livrarem do terror de uma outra e maior barragem se romper que, infelizmente, era real.

Com uma narrativa que mescla firmeza e encantamento literário com dados reais, Leonard Farah presta mais um bravo e corajoso serviço para a população brasileira (mas não somente ela) ao registrar com maestria um pouco do que foi o mar de lamas que atingiu cidades interioranas de Minas Gerais.
comentários(0)comente



Guynaciria 09/02/2020

m um pacato dia de novembro de 2015, o corpo de bombeiros foi acionado para responder a um chamado. Aqueles homens nem chegavam a imaginar a dimensão do desastre ocorrido.

A barragem de Fundão tinha rompido, e seu efeito em cascata atingiu diversos quilômetros de extensão, arrasando com as cidades de Paracatu de Baixo e Bento Rodrigue, distritos de Minas Gerais. 

O cenário era desolador, e a maior parte da população local se encontrava ilhada, justamente no caminho pelo qual escorria os dejetos tóxicos da barragem rompida e um pouco à frente da outra barragem que estava na eminencia de romper. 

Se não fosse pelo trabalho de excelência do Capitão Farah, especialista em desastres dessa magnitude e de sua equipe que tinha passado por treinamentos exaustivos no sentido de se prepararem para situações próximas a ocorrida, mais de 500 pessoas não haveriam sido salvas. 

Claro que vidas foram perdidas, mas essas foram as mínimas possíveis, e os bens materiais, esses com o tempo poderiam ser recuperados. O fato é que as cidades até hoje são inabitáveis, poucas construções resistiram ao poder de destruição desse desastre que é considerado um dos piores ocorridos nas últimas décadas.

Agora me digam como ignorar a revolva que sentimos ao saber que os responsáveis pelas mineradoras foram avisados da possibilidade de ocorrência de um desastre dessa magnitude, e que pelo simples desejo de economizar alguns trocados resolveram ignorar os avisos de especialistas na área, chegando mesmo a persegui-los dentro da instituição, para que esses se calassem. 

Se vocês desejam saber um pouco mais sobre o assunto, com base no relato de algumas pessoas que estiveram presente no local do acidente, fica a dica desse livro maravilhoso, que além de tudo vem recheado de fotos do ocorrido. 
comentários(0)comente



Estelia 22/05/2020

Além da farda
As primeiras horas da tragédia de Mariana, narrada pelo Capitão Farah. Mostra o quão maior poderia ter sido a tragédia em relação a vidas humanas. Ensina que toda vida importa. Apresenta o ser humano por trás de uma farda. E deixa claro o quão rápido esquecemos das coisas. Tão logo, Brumadinho chegou.
comentários(0)comente



Guilherme 13/03/2021

Bombeiros
Muitas pessoas não imaginam nem conseguem ver o magnífico trabalho do bombeiro, tanto militar, quanto voluntário.

O trabalho realizado no rompimento da barragem de Mariana, em 2015, retratado nesse livro foi magnífico e feito com extrema precisão.

Porém, as vezes é necessário fazer sacrifícios.

A narrativa feita pelo tenente Farah retrata muito bem a realidade passada tanto pelos bombeiros quanto para a população.
comentários(0)comente



Tainah.Ferreira 18/08/2021

muito bom!
O livro conta as primeiras horas sobre o desastre do rompimento da barragem em Mariana pelo olhar de vários bombeiros que estiveram na linha de frente e se dedicaram de corpo e alma ao resgate das vítimas. O bacana é que podemos perceber a mesma situação por ângulos diferentes. No início o autor (cujo nome está na capa) compartilha também sobre sua trajetória na corporação, bem como alguns treinamentos e especializações necessários para quem atua diretamente com desastres dessa magnitude. Sem dúvidas a leitura nos prende a atenção por conter também vários relatos de momentos tensos vividos. Outro ponto importante a destacar é a ênfase que o autor e os demais oficiais que escreverem alguns capítulos relatam sobre a motivação, bravura, determinação e sensibilidade dos bombeiros frente aos desafios.

Com certeza arrisco a dizer que daria uma ótima adaptação ao cinema!
comentários(0)comente



Lucas G. 25/09/2021

Além da Lama é uma daquelas histórias que você não consegue desgrudar, só larga quando o livro chega ao fim.

Por mais que o livro consiga te transportar para o local/tempo, de fato, só estando lá para saber o terror que aquelas pessoas viveram.

Espero poder ler mais relatos como este.
comentários(0)comente



Dhiulyane 17/03/2022

Um relato doloroso
Observar a tragédia de Mariana através dos olhos da primeira equipe a estar lá, de forma tão completa e detalhada, dói o peito.
É um nível de desprendimento gigantesco arriscar a própria vida dessa forma. Um trecho que me marcou enormemente é onde ocorre um diálogo que diz:

- Se a outra barragem estourar, não vai dar tempo nem de rezar.
- Então vamos rezar agora.

Por indicação de uma psicóloga de emergências e desastres maravilhosa, Bruna Marcelino, cheguei a esse livro e saio mais uma vez com a certeza de que esse é o caminho pra minha carreira.
comentários(0)comente



Rodrigo 15/08/2022

Além da Lama
Que livro! Uma visão completamente diferente do que estamos acostumados, do lado de quem está lutando para salvar vidas e dando seu melhor, muitas vezes se colocando em risco para isso. É arrebatador! Muito triste e emocionante. Choramos e vibramos com cada parte. Vale ressaltar como é bem escrito! Direto e com vários pontos diferentes. Entendemos a doação dessa profissão, que deveria ser descrita como um dom.
Samuel 17/09/2022minha estante
EU AMEI ESSE LINDO LIVRO ? POIS FALA SOBRE ÓTIMOS CARGOS QUE OS BOMBEIROS ?
EU SUPER RECOMENDO ??????




Tamara 18/12/2019

Eu sempre gostei muito de livros que trazem histórias reais, de gente como a gente e de pessoas que fazem o bem, mesmo em meio a tantas adversidades. Porém, nos últimos tempos eu vinha lendo mais a linha de ficção, e voltei para as histórias reais/biográficas justamente com Além da lama, um livro tão pequeno mas tão cheio de significados, que me marcou e me emocionou.
Na verdade, essa leitura é um tanto contraditória, porque é difícil alguém falar que gostou de um livro que fala de uma tragédia tão imensa, e o melhor seria que ela nunca tivesse acontecido e que o autor pudesse escrever falando sobre dias melhores. Porém, como infelizmente tal tragédia ocorreu e não podemos mudar isso, eu gostei de ter tido acesso a essa história e também de certa maneira me senti reconfortada com as diversas ações de heroísmo praticadas pelos bombeiros que com sua força e garra, colocando muitas vezes sua própria vida em risco conseguiram salvar tantas pessoas e evitaram que mais vidas se perdessem. Eu já havia ouvido falar do capitão Farah na televisão quando houve a tragédia de Bento Rodrigues e depois a de Brumadinho, e através desse livro conseguimos conhecê-lo mais de perto, sua paixão pelo trabalho, as preparações, os riscos que esses homens e mulheres correm a cada dia para proteger as pessoas. Além disso, nessas páginas ele nos permite ouvir também a voz de seus outros amigos bombeiros, que nos contam em primeira mão como foi tudo aquilo para eles e suas sensações e sentimentos.
Ainda, nos deparamos com um tom intenso de humanidade quando percebemos que mesmo em alguns casos não conseguindo salvar as pessoas, os bombeiros lutaram para encontrá-las ainda que sem vida, a fim de lhes prestar dignidade na morte e permitir que suas famílias tivessem um corpo para velar e para enterrar. Enfim, Além da lama é um relato emocionante, tocante e sensível que nos permite conhecer sobre esse dia tão triste, nos permite conhecer esses heróis e também manter em nossas memórias aqueles que não conseguiram se salvar. Para os que gostam do tipo de leitura, recomendo.
comentários(0)comente



Fabiana @bibliotecadabia 07/01/2020

Livro simplesmente M A R A V I L H O S O !
RESENHA: Quem não ficou impactado com a tragédia ocorrida em Mariana/MG, com o rompimento da barragem de Fundão, desaparecendo com os municípios de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, matando 19 pessoas, e deixando as famílias deste dois vilarejos desabrigados.

Acompanhei, assim como todo Brasil e o mundo, essa tragédia, e, a cada imagem e notícia televisionada, sentia uma pressão em meu peito, me colocando no lugar daquelas famílias, e, principalmente dos familiares que perderam seus entes queridos.

Agora ler essa obra, foi reviver a tragédia sob o olhar de uma Corporação que respeito e tenho profunda admiração, e a qual tive o imenso privilégio de trabalhar diretamente durante dois anos em Belo Horizonte respectivamente no 1º e 3º Batalhões dos Bombeiros. Neste tempo em que atuei como Assistente Social nestes dois batalhões, pude acompanhar diversos treinamentos destes militares, assim como, o profissionalismo, concentração e ‘sangue frio’, sentimentos necessários para que a missão dada fosse não apenas cumprida, mas cumprida com excepcionalidade.

Entretanto ler esse livro, e conhecer um pouco mais profundamente sobre as habilidades dos profissionais desta corporação, é um misto de sentimentos. Orgulho de saber que em Minas, temos militares, como o Capitão Leonard Farah, que não é apenas uma militar em cumprimento do dever, mas sim um militar diferenciado. Também me sinto segura em saber que no caso de uma tragédia, como a ocorrida em Mariana, e 4 anos depois em Brumadinho, e com todos os problemas que eles possuem no tocante a recursos financeiros para equipamentos, cursos e outros, eles não se deixam abater e sempre tem mente que: “Missão dada, é missão cumprida”.

Esta obra relata de uma maneira espetacular e fabulosa, as primeiras 15 horas após o rompimento da barragem de Fundão. Li este livro em 7 horas, não consegui para de ler, de tanto que o enredo me prendeu.

Você conhece o filme “Inferno de Dante” (se não conhece, procure informações sobre ele, ou melhor
assista), então me senti lendo o roteiro deste filme, mas a todo o tempo me lembrava que não era um roteiro de filme, mas sim um relato real, de pessoas reais, que viveram aquela tragédia.

Neste livro pude conhecer um pouco mais sobre os homens e mulheres por trás da farda, que deixam suas famílias em casa, não tendo certeza se voltarão para o conforto de seus lares. Enfrentam o desconhecido, arriscam suas vidas em prol de salvarem pessoas e famílias que não conhecem.

Um dos vários trechos que me deixaram aflita, foi quando eles chegaram a parte alta de Bento Rodrigues, logo que a Barragem se rompeu, e os moradores estavam revoltados e aconteceu um princípio de tumulto, e o alvo da revolta dos moradores naquele momento eram os bombeiros. Lembrei na hora de quando estudei Thomas Hobbes e o Contrato Social, meu Deus como as pessoas se transformam e no momento de desespero o pânico não deixam a razão falar.

Uma narrativa PERFEITA, sobre uma tragédia inenarrável, que jamais deve ser esquecida. Um livro que te prende do início ao fim, e deixa uma mensagem que por trás da farda existem homens e mulheres com sentimentos, e que também tem suas famílias.

LEIA ESSE LIVRO

site: https://www.instagram.com/bibliotecadabia/
comentários(0)comente



Giu 18/09/2021

Um verdadeiro relato de heróis
Para quem gosta desse tema, e acompanha os desastres e notícias a cerca do ocorrido ficará emocionado (de novo, claro) com o relato fiel e comovente do bombeiro Farah e outros que estão no livro.
Aqui temos boas risadas, grandes lágrimas e um show de sorrisos.
O bombeiro Farah relata desde a sua escolha aos bombeiros, suas aventuras, seus cursos de treinamento (é que treinamento meus amigos) até as tragédias que esteve presente em sua carreira.
Relata como o rompimento da barragem de Brumadinho foi decisiva para sua equipe e o quanto seu estudo foi essencial para o conhecimento e diligência do grupo.
Um livro comovente, triste mas ao mesmo tempo empático, humano e caudaloso.
comentários(0)comente



Kamila.Rodrigues 06/12/2021

Heróis
Os bombeiros são homens e mulheres comuns, mas que dedicam suas vidas incansavelmente para se tornarem inspiração para viver. Meu respeito é admiração a todos os profissionais que trabalham para salvar vidas. Vocês são incríveis.
comentários(0)comente



17 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR