Robinson Crusoé

Robinson Crusoé Daniel Defoe

Resenhas - The Life and Adventures of Robison Crusoe

Delma Gama 14/01/2024

Vale a pena
Fiz a leitura de maneira despretensiosa, não esperava muita coisa. Lembrava de tê-lo lido anos atrás, mas a história já havia me fugido da mente. Essa segunda leitura foi uma boa surpresa e mais proveitosa que a primeira.

Não é apenas um conto de aventura e sobrevivência, há notas de comédia, ousadia... Robison foi excepcional em suas atitudes durante os mais de 27 anos de naufrágio na ilha. Ele era engenhoso, paciente, racional e muito estratégico. Manteve a civilidade e o caráter, aspectos que eu estava bem receosa dele manter frente a chegada dos canibais e de outras vítimas. Isso me veio a mente porque estava associando com o livro "O senhor das moscas", uma obra que trata de um naufrágio envolvendo adolescentes e crianças, nesse caso a queda da civilização foi tão rápida entre eles que cogitava algo assim aqui, equívoco meu, Robison foi racional do início ao fim.

Eu achei o final lindo e comovente, com acontecimentos justos para o Robison e para o Sexta-feira, o nativo da ilha vizinha que Robison salvou dos canibais. O convívio dos dois incrementou na história e as várias passagens envolvendo o Brasil me alegraram muito (sei lá, apenas gostei de ver meu país sendo alvo da história Kkk).

Kallyssa 29/08/2016

Clássico
muito bom para um não nativo da língua inglesa exercitar a leitura.

Glissoi 03/01/2013

A experiência de criar
Bom,adorei ler Robison Crusoe,li pela primeira vez em 2007 e tenho o prazer de dizer,que esse foi um dos primeiros livros que li e iniciou minha paixão pela leitura.
O livro em si,é muito bom,li 3 vezes até hoje,sempre pra matar a saudade que tinha.
A sensação de ler Robison Crusoe,é uma sensação difícil de comparar a de ler qualquer outro livro;Ao ler Robison Crusoe,você entende como estar preparado é importante,como muito mais do que a sorte,a preparação é necessária para sobreviver em qualquer situação.
Você começa acompanhando Robison pela sua juventude e depois embarca com ele para a ilha,local onde ele fica preso por uma boa parte do livro.
A versão em que li,foi muito bem escrita,mas em si o livro tem várias versões,podendo alterar um pouco do andamento da historia e na experiência do leitor,mas mesmo assim,o livro vale 5 estrelas.

Becca 28/10/2010

Número um!!!
Todos quando falam que leram esse livro só lembram dos momentos de Robson com Sexta-Feira. Mas para mim essa não é a parte importante, sim a capacidade de todos de sobreviver ao que não conhece, superando suas próprias limitações.
Quando eu o li pela primeira vez tinha 11 anos e não terminei. Mas depois com uns 13 eu peguei ele novamente e li ate o fim.
Foi o primeiro livro que li na vida e para mim foi minha grande entrada no mundo dos livros...
Recomendo porque alem de ser bem divertido ver ele ficando doidinho, e um clássico.
Nathanzord 04/05/2015minha estante
esse livro fala de uma aventura emocionante de um jovem chamado Robinson Crusoé o livro fala "que um jovem quer conhecer o mundo ter aventura ,seu pai fazia o possivel para convencerrobison a não vijar , mas ele não desistiu e foi viajar para o mar " nos achamos legal