Contos Sobrenaturais - Beijos e Névoas

Contos Sobrenaturais - Beijos e Névoas Celly Monteiro

Resenhas - Contos Sobrenaturais - Beijos e Névoas

Snake 28/04/2010

Resenha de cada conto por suas próprias autoras =)
DESAFIANDO OS DEUSES - CELLY MONTEIRO

Ela sempre foi apenas um instrumento da justiça dos deuses e pouco sabia o que era ser humana, até que um guerreiro vem de longe e consegue desviá-la do caminho que os deuses haviam lhe destinado. Com Dyan, a jovem sagrada aprende o que é o amor, a angustia e o medo. E recebe na pele os castigos por contrariar os deuses e procurando seguir apenas a voz do coração.

Em “Desafiando os deuses” pretendia expressar minha crença de que o amor pode tudo, até mesmo fazer render-se uma criatura antes indomável e divina, tornando-o humana e submissa. E que basta um pouquinho de audácia e coragem para mudar até mesmo os finais destinados a serem tristes.

O CANTO DO CISNE - CELLY MONTEIRO

Só a morte desfaria a maldição, mas para o amor ainda não era o fim. Um simples passeio por uma floreta acaba se revelando um encontro predestinado. Umas seqüências de fenômenos inesperados, impregnados de mistério e magia mudariam para sempre a vida de duas pessoas.

Uma vez li em algum lugar o que os antigos diziam do canto do cisne, fiquei maravilhada e simplesmente não pude evitar fantasiar uma história logo em seguida. Queria criar algo que lembrasse a simplicidade e o encanto dos contos de fadas que tanto me fascinaram. Queria também passar a idéia da segunda chance que todos merecem, presenteada com um amor como uma espécie de recompensa.

A CASA VITORIANA - DIDI OITO DEDOS

Neste conto, a vida das pessoas muda drasticamente quando acontecimentos estranhos geram desconfiança. Somente alguém de coração puro poderá desvendar o mistério.

Acredito que este conto seja uma pequena demonstração do quão vasto é nosso mundo.

AKASHA - JOSSI BORGES

"Quando inicie este conto, pensei em escrever uma história curta, mas que contivesse o elemento mágico essencial para torná-la digna do nome. "Akasha", que é o termo usado por Madame Blavatsky para denominar o éter universal, o elemento primordial, etc. e que envolve todas as criaturas, os átomos de tudo, e que se na verdade é grande banco de dados do universo. Eu diria isso tanto a nível espiritual, como a nível físico. Quando entrei de cabeça na história porém, ela cresceu, e tomou seu próprio rumo, ou seja, os personagens ganharam vida própria. A protagonista, Paula, ganhou destaque, e um romance amoroso acabou se consumando. Enfim, o conto é uma história de amor com um toque sobrenatural, mas que toca na questão da vida após a morte, um assunto sempre fascinante."

BEIJO DE KALI - JOSSI BORGES

"Um mini-conto que resume, no meu estilo romântico de sempre, a vida de um homem e sua fascinação por uma entidade maligna, tão erótica e perturbadora quanto a Lilith judaica. No final, ele teve a resposta que tanto procurou."

SAMHAIN, DIA DAS ALMAS - REBIS KRAMRISCH

Este conto data de 2006 e foi uma resposta a um desafio literário de um site que já não existe mais.

O conto se passa num universo fictio, onde há um mundo mágico inserido em nosso próprio mundo. Houve uma guerra e os sobreviventes comemoram o primeiro Halloween depois dessa guerra, mas nem todos estão felizes com a paz instaurada, pois foram muitos que padeceram, inclusive grandes amores. A mocinha da trama afasta-se da comemoração, mas o seu grande amor não permite que ela se isole e, principalmente, buscava pelo perdão dela, pelos males que cometeu na guerra. O final é inusitado.

Quando comecei a escrever, pensei em dar o que as leitoras realmente esperam de um romance, mas mudei de ideia no meio da trama e achei que seria mais interessante que acabasse como acabou.

DÉCIMO SEXTO VERÃO - REBIS KRAMRISCH

Este foi um presente de aniversário que fiz em 2007.

A protagonista é uma medium de 15 anos que possui muitos amigos, inclusive Espíritos. Seu amigo espiritual leva a ela um presente espiritual em seu décimo sexto aniversário.

Quis passar um pouco do que aprendi com os livros espíritas e como eles dizem ser o tal mundo espiritual. O lance do lírio eu me inspirei numa passagem da biografia de Chico Xavier, quando o mundo espiritual faz chover sobre ele livros (os livros que ele psicografaria no futuro) e ele pensou que a medium que presenciou o fato tivesse dito "lírios".

DELÍRIOS DE OUTONO - REBIS KRAMRISCH

É uma história em quadrinhos que fiz em 2003 mas deixei na gaveta. Para colaborar com a antologia, ressussitei a pobre e terminei a pintura da última página. Não fosse por isso, ainda estaria na gaveta.

Um garoto está tranquilamente lendo sob uma árvore que se desfolha por causa do Outono e uma das folhas que caem se transforma em algo que ele não sabe dizer se era real ou imaginação, uma vez que o livro que ele lia falava de tais espíritos da natureza. É uma HQ muda, sem diálogo.

MULHER DE FASES - TELYKA MADELYNNE

Toda vez que eu pensava em começar a escrever este conto, gelava...rs. Como eu, que quando começo a escrever não paro mais, vou resumir uma história em poucas páginas! Difícil. Mas, alguns dias depois estava com amigos na margem do rio e os botos começaram a chegar perto demais da gente. Um deles me chamou muito a atenção, pois era atrevido. Ele chegava bem pertinho da gente (dizem que ele chega, quando sente cheiro de sangue na mulher). Não sei se por que o rio é enorme, daqueles que você quase não vê a outra margem, ou se por que os botos escuros (tucuxi) me causam receio, ou se até eu havia tomado algumas “geladinhas” a mais, me arrepiei dos pés à cabeça. Ele tinha cara de mau, olhar de mau... Daí me veio à mente uma história que me contaram sobre uma moça que havia sido criada entre o beiradão (margem do rio) e o lago do paraíso, que era mulher de boto.

Devia ter sido um boto daquele tipo...

Cheguei em casa e derreti o lápis no papel. A história saiu rapidinho, mas enoooorme! E agora? Resumir como?

Bem, encurtando o assunto, quando fui passar para o PC, saiu outra história! E agora? Ah, não vão gostar dela não. É muito crua. Será que não vai chocar o pessoal?...

Mas é quase real, mulher! Mande-a.

E vocês sabem que toda vez que leio Mulher de fases, sinto que deveria ter sido bem maior? Tentei passar em poucas páginas a essência da personagem, para mim muito corajosa, e ao mesmo tempo evidenciar suas qualidades e seus defeitos. E como existem Evas e Evas... Amei a Alcina, Alkinoé, Raquel, Tonina e...

Leiam. Vocês gostarão.

Jossi 02/05/2010minha estante
Excelente livro! Excelentes resenhas. Depois de ler tanto livro de literatura estranja, eu me deparo com trabalhos de autores brasileiros de ficção fantástica que ultrapassam, e muito, a qualidade de muita obra estrangeira apontada como "líder de vendas". Nossos autores novos, mesmo em histórias curtas, surpreendem pela beleza de seu estilo, pela força dos personagens, pelo enredo ligeiro e bem amarrado.

Uma coletânea nota 10. Eu adorei reunir esses trabalhos, adorei ler cada um deles...

Parabéns, pessoal!

Espero poder contar com vocês de novo, nos próximos lançamentos de fantasia!

Jo