Quem matou  o livro policial?

Quem matou o livro policial? Luiz Antonio Aguiar

Resenhas - Quem matou o livro policial?

Iandra Massela 15/02/2022

Surpreende!
Não coloquei tanta expectativa antes de ler o livro, mas fiquei curiosa sobre o estilo e tema da história e resolvi ler.
A história é muito boa, prende o leitor, além de ser um livro metalinguístico.
São citados vários personagens e autores de romances policiais famosos na literatura como Sherlock Holmes e Watson (Arthur Conan Doyle), Hercule Poirot e Miss Marple (Aghata Christie), Auguste Dupin (Edgar Alan Poe) etc... Fala sobre a experiência de ser um leitor de livros policiais... A história tem um bom plot twist, mas um final aberto. Acho que o livro não seria tão bom se não tivesse tido esse final, mas eu particularmente odeio finais abertos... (Choraria por um capítulo extra para saciar minha curiosidade haha). Ainda assim, continuo achando que a leitura vale muito a pena, e é um ótimo livro infanto-juvenil.
É preciso ler com atenção, pois é um livro muito bem escrito, porém você pode se perder.
NutellaSalgada 15/02/2022minha estante
Parece interessante

eliandra 16/09/2010

Um roteiro para ler livros policiais
Muito boa a história! Além da trama do próprio assassinato do livro policial, o autor nos dá uma aula de como ler os livros policiais e assim vão se tornando dicas de leitura de autores consagrados desse gênero. E o final é interessante: uma história dentro da outra, pena que não com final feliz.

Claire Scorzi 17/07/2011

Merecia um Prêmio
Mais um daqueles livros de literatura dita "juvenil" que extrapola a classificação e que mereceria um prêmio (como alguns livros do gênero já ganharam).

Com uma trama policial de qualidade, uma elaborada técnica narrativa - a da história-dentro-da-história - com direito a digressões que são pura análise literária (afinal, como se escreve um romance policial?) e senso de humor, além de muitas alusões, citações diretas e indiretas que fazem a delícia de um leitor de Agatha Christie, Edgar Allan Poe e Conan Doyle com seu Sherlock Holmes, o autor, Luiz Antonio Aguiar (que escreveu o também ótimo "O Cavaleiro das Palavras") parece estar também homenageando escritores como Borges e Cortázar, com o estilo que brinca com o gênero policial e com o simples processo de escrever... Ficção, metaficção, literatura de referência, literatura comparada: um livro de 'literatura juvenil' que ultrapassa em qualidade e criatividade a média de livros assim - de muita ficção 'para adultos' também. Excelente!

O desfecho fica em aberto: poderia continuar. Uma sequência, por que não? Porque nós nos perguntamos o que acontecerá com os personagens principais, mantidos como que em suspense.

Me pergunto, abismada: como, como este livro não ganhou um prêmio?

Blog NR 04/02/2014

"A suspeita sempre persegue a consciência culpada; o ladrão vê em cada sombra um policial"

Quando Ágata Maria entra na Biblioteca Clarissa Aranha, para pegar o novo Best-seller de Raven Hastings, chamado “Assassinatos na Biblioteca” e o vê rabiscado a historia começa. A história se passa na Capital Brasileira da Literatura, no sul do país.

O livro conta duas histórias: o caso de Ágata Maria que esta sendo acusada de rabiscar o livro, e a outra é a do livro assassinado, e o livro é intercalado entre esses dois (pausando claro na melhor parte de cada história).

No livro são revelados muitos mistérios e um bem importante de Marco Polo o melhor amigo de Ágata, um super gênio que saiu da cidade com seus pais sem deixar noticias a ninguém.

É uma trama policial de qualidade e não se tem muito a dizer, mas prepare-se para descobrir quem é o assassino em serie há 130 anos e descubra quem matou o livro policial.

site: http://notinhasderodape.blogspot.com.br/2014/02/resenha-quem-matou-o-livro-policial.html

Joice Soares 23/05/2014

A vida não tem graça sem misterio
São duas historias paralelas a do Assassinatos na biblioteca que é o livro "assassinado" pois o livro está todo comentado com spoilers escritos de vermelho (vamos combinar que um policial ou suspense com spoilers não é legal) principalmente com o nome do assassino na pagina 8, quem descobre esse "assassinato" é Ágata Maria uma avida leitora de policiais, que é a principal suspeita de ter matado o livro pois, foi a primeira a pega-lo, depois de ser abandonada pelo pai e também por seu melhor amigo Marco Polo que acaba se tornando o detetive do caso do Assassinato, seguindo pessoas e pistas por suas câmeras escondidas em vários lugares, conversa com pessoas próximas da suspeita e do local e momento do crime como "Ferrinha" a bibliotecária e Ariadne outra funcionaria da biblioteca, no final Ágata foi julgada pelo clube de leitores de livros policiais que participa e que usa suas camisetas com lemas do tipo:"A vida não tem graça sem mistério" em paralelo a outra historia esta acontecendo cada vez mais assassinatos e a policial Vera está ficando desapontada de não conseguir resolver o mistério.....e nas paginas finais do livro tudo se resolve...nesse livro você tambem aprende muito sobre literatura policial e seus personagens com enfase em Sherlock Holmes e Watson
VALE MUITO A PENA LER.....

eumailso 25/07/2015

Sério, esse livro é um lacre!
Não ha palavras pra descrever esse livro! Ele é simplesmente fantástico, e como um bom livro de suspense, ele te prende até a ultima pagina.

Quem matou o livro policial?

A personagem protagonista aqui é Ágata Maria Malovam, a menina apaixonada por livros policiais, em especial a de um autor um tanto... misterioso. Ninguém nunca o viu, mas ele desperta em seus leitores sensações incríveis, e faz com que muitas mulheres se apaixonem por esse homem culto e inteligente. Misterioso. Como seus livros.
Mas a questão é que seu novo livro estava sendo lançado e apenas um único exemplar chegaria a cidade de Ágata Maria, o que resultou em uma fila gigantesca na biblioteca da cidade, reservando o livro. Ágata era a primeira, mas... veja só, o livro policial de seu escritor predileto fora brutalmente assassinado. Alguem rabiscou todo o livro, entregando o assassino nas primeiras paginas, e contando o desfecho da historia , rasbiscando as páginas seguintes, enchendo o único exemplar da cidade de spoilers.

Mas quem fez isso?
Ágata fora a primeira a reservar o livro, mais ninguém a antecedeu, ninguém leu antes dela, o que a fez a principal suspeita do crime. Mas quem matou o livro policial a sangue frio?

A história intercalada, contando a historia do livro assassinado, e do drama de Ágata Maria, que tenta a todo custo provar inocência e encontrar o culpado. Mas você não imagina o desfecho incrível dessa história, que não se limita a simplesmente descobrir quem fez isso, mas porque o fez... levando a história a um complexo maior do que se imagina.

ESSE LIVRO SUPER HIPER MEGA VALE A PENA DE LER. COMPRE SEU EXEMPLAR E DESCUBRA QUEM MATOU O LIVRO POLICIAL!

Aventura de aprender 06/11/2018

Eu me surpreendi bastante com o livro. São várias histórias dentro de uma. Além disso, há bastante metalinguagem: um livro explicando como se escreve livros. Precisamos ter bastante atenção para não nos perdermos no enredo.

O enredo começa com a investigação sobre Ágata, uma menina de 15 anos que foi acusada de assassinar um livro policial. Por assassinar, entende-se encher o livro de comentários com spoliers sobre a história e a identidade do assassino. Ela tem um amigo chamado Marco Polo que a ajuda provar sua inocência. A menina não o vê desde os 4 anos porque ele se mudou com a família. A partir daí passaram a se falar apenas pela internet, mas ele nunca contou onde mora.

Outra história paralela é a do autor do livro que foi assassinado: Haven Hastings. Ele faz um sucesso estrondoso com romances policiais, mas ninguém sabe sua verdadeira identidade e residência.

Por fim, temos a história de “Assassinatos na biblioteca”: um milionário excêntrico chamado Augusto Dupino constrói uma biblioteca pra dar de presente para a comunidade, mas quando morre começam uma série de assassinatos e desaparecimentos na biblioteca. O problema é que o assassinado desaparece e depois aparece morto sem nenhum sinal de violência, e isso vem acontecendo há 150 anos. O caso é solucionado pela tenente Jap e seu assistente Oliver. Mesmo sabendo desde o começo quem é o assassino ainda temos muitas surpresas acompanhando a história.

Além disso, ao longo do livro aprendemos sobre os romances policiais com exemplos de detetives famosos, estratégias, enredos e estruturas. Por isso, diz se que é um livro metalinguístico.

“Talvez seja dessas coisas que a gente sente, sabe, mas não tem coragem de desfiar inteiramente nem pra si mesmo porque parece loucura demais. E tem de continuar assim, sabendo mais ou menos, apenas. Sabendo, sem poder dizer que sabe, nem em pensamentos. Para a segurança tem de ser assim.”

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/46029896-livros-infanto-juvenis-lidos-em-2017

@prislandya 29/10/2020

Livro muito bom.
Quem Matou O livro Policial?
A história começa com um lançamento do livro de Raven Hastings que se chama Assassinatos na biblioteca. Com esse lançamento de um escritor famoso o pessoal da Cidade fica “louco” para ler esse livro. Quando uma garota Agata-Maria chega no gabinete de leitura (lugar aonde você lê os livros lá mesmo, não pode ler embora) percebe que é a primeira da fila para receber esse livro famoso para ler, logo descobre que o nome do assassino está circulado em vermelho no começo do livro e isso acaba com a “ magia da história” isso está na pág. 8 do livro. E a história começa a se desenvolver a partir daí, enquanto está essa investigação de quem matou o livro o autor coloca notas de como escrever um romance policial, de como fazer suspense, usa até termos técnicos (Sidekick) e usa referencias de outros personagens famosos como Sherlock Holmes, Poirot, também mostra a influência dos autores sobre esse tema romance policial.
O livro é maravilhoso, a história bem desenvolvida e os suspeitos eu nem fazia ideia de quem era, o único problema nessa história é que você fica perdido entre a história e as notas que o autor trás.

emillyzinha 29/11/2020

"Quem matou o livro policial" é um livro repleto de metalinguagem.
O perfeito manual sobre como escrever um romance policial, além disso, traz consigo inúmeras reviravoltas na história, faz alusões a grandes ícones da literatura, personagens e escritores; ensinando de maneira divertida alguns dos termos técnicos mais conhecidos e utilizados neste gênero.

Guilherme 23/12/2021

O Livro atendeu minhas expectativas, o plot final é bem legalzinho (não é o melhor plot q eu já vi, mas pra uma história policial, é um bom plot), o livro é bem rápido, tanto a história, quanto na hora de ler. Eu sinceramente gostei do livro.

Mafê 08/09/2022

Vai ficar no meu coração
Eu devorei a história em menos de dois dias, nesse livro além de tentarmos descobrir quem é o "assasino" do livro policial temos a própria história do livro sendo contada, intercalando os momentos. Além disso, esse livro dá ótimas "dicas" para a escrita do gênero policial/investigação que sou apaixonada e trás referência a vários personagens do gênero. O livro poderia ter sido melhor por conta de umas pequenas coisas, mas no geral ele ficou no meu coração e vai ser difícil o esquecer.

Mayara 22/10/2022

Esse livro merecia muito mais atenção do que recebe, ele é BRILHANTE
Esse livro é perfeito em todos os sentidos!
A começar pela história que segue em duas tramas paralelas, a da investigação do assassinato do livro policiai, e a da história desse livro em si, onde as instigam o leitor e duas tramas conversam entre si.
Além disso, o livro é repleto de referencia a livros de mistério, além da própria historia da literatura policial, que é comentada em diversos momentos não só de maneira muito didática, como se mesclando perfeitamente a história do livro; ou seja, já não bastasse o livro ter uma ótima história, ele também ,e praticamente um guia básico para escrever livros policiais.

Kássia 22/12/2022

Um livro marcante que te mostra um mistério envolvendo livro e novela policial de uma cidade dos EUA. Recomendo a leitura por ser uma leitura que te prende e que vai te fazer viajar do início ao fim da história.

ANA.CLARA 05/03/2023

Quem matou o livro policial é realmente um livro para amantes de livros policiais, dado que tem muitas referências sobre outros livros e autores do ramo, com uma trama dentro de uma trama que discute livros policiais e seus conceitos.