Capa Preta

Capa Preta Lourenço Mutarelli

Resenhas - Capa Preta

Vania.Cristina 08/10/2023

A solidão e a loucura das pessoas abandonadas pela sociedade
Essa HQ, publicada pela editora Comix Zone, reúne quatro livros de Mutarelli: Transubstanciação, publicado originalmente em 1991, Desgraçados, em 1993, Eu te Amo Lucimar, em 1994 e A Confluência da Forquilha, em 1997. Considerei uma leitura impactante e fascinante, mas já aviso que é para maiores de idade, por causa da violência extrema e gráfica, escatologia, e muiitos gatilhos. E não é pra qualquer tipo de leitor. Os dois primeiros livros e o último são mais caóticos, mas não pense que o terceiro seja leve, doce ou romântico. O traço é preto e branco, bem trabalhado e detalhado. O principal tema é a loucura das pessoas que estão jogadas à margem da sociedade. O autor estava claramente vivendo problemas de saúde mental, lidando com traumas e com dificuldades de inserção na sociedade. A crítica que existe na narrativa não é exatamente racionalizada, ela é expressão do sofrimento, visceral, na carne, dos personagens, do autor e do leitor. As histórias são verdadeiros pesadelos, povoados de figuras da mitologia cristã e de pessoas deformadas, anões, gigantes, amputados... Os corpos são destroçados, crianças abusadas, mulheres agredidas... As relações humanas são difíceis, distorcidas, ora um corpo se funde no outro, ora se duplica. As histórias mostram dependência química, prostituição, pedofilia, estupro... São pessoas que estão tão largadas, sozinhas, abandonadas, que o pensamento também é distorcido: eu lhe mato e lhe liberto, você me mata e me liberta. A morte é a saída, a solução. Há momentos que personagens conversam com o leitor (metalinguagem). Em outros momentos, um olhar direto denuncia o reconhecimento da presença do leitor. No meu entender, o que está sendo dito é: Eu lhe vejo e lhe assombro. Meu olhar fuzila você, penetra você, lhe persegue. Mutarelli dedica essa edição de suas obras a Ferrez, o editor, amigo, "pai e irmão". Ferrez assina o prefácio e conta como foi impactado, ainda com 15 anos, pela obra de Mutarelli, e lembra um autógrafo antigo que o artista lhe deu quando o jovem começava seus escritos: "Ferrez, cuidado ao seguir meus passos." Mas se o menino se identificou, é porque já via ou vivia aquele nível de abandono ou de solidão. Para leitores maduros e empáticos a obra nos convida a sentir, na carne.
Vania.Cristina 08/10/2023minha estante
Gente...minhas resenhas estão ficando enormes né. Não era minha intenção, mas...

anapachecoeumsm 16/10/2023minha estante
To adorando as resenhas enormes!

Bemidio 01/01/2024minha estante
Ótima resenha. Continue assim. Parabéns

Vania.Cristina 01/01/2024minha estante
Obrigada, Fernando! ?

Adriano 24/11/2020

Ao acompanharmos relatos de quem lê Mutarelli pela primeira vez, seja na literatura ou nos quadrinhos, podemos notar que essa é sempre uma experiência impactante e única. Comigo não foi diferente, e Capa Preta se mostrou uma obra diferente de qualquer coisa que eu havia consumido até então, em qualquer mídia.
Após viver uma situação traumática, e que lhe desencadeou uma depressão profunda, o autor produziu quatro álbuns entre 1991 e 1997, os quais estão reunidos nessa coletânea. Ler cada um desses álbuns, todos desenhados com o traço único, pesado, e detalhista de Mutarelli, é notar a complexidade de seus demônios ( e nas palavras do próprio autor, como é importante aprender a adestra-los e negociar com eles).

Fabrício 21/04/2021

Único
Essa definitivamente não é uma hq que agradará a todos. Para alguns pode ser confuso, repulsivo ou até ofensivo. Mas é inegável que é um trabalho como nenhum outro, que vai até a parte mais profunda e sombria da mente humana. É uma obra extremamente reflexiva sobre as distorções do pensamento e as implicações disso na vida. O autor realmente exorcizou seus demônios na concepção desse trabalho.

Henry 11/06/2021

Ministério da Saúde adverte: Conteúdo Extremamente Delicado!
Após a leitura de "Diomedes", resolvi buscar outras obras de Mutarelli para ler.
Pensei que não seria possível ler algo tão doido quanto, mas não tinha idéia que "Capa Preta" elevaria o nível da loucura.

Este encadernado da editoria Comix Zone conta com quatro álbuns famosos do quadrinista brasileiro. Todos ganharam o troféu HQ MIX de melhor Graphic Novel.

"Transubstanciação", "Desgraçados", "Eu Te Amo, Lucimar" e "A Confluência da Forquilha".

Cada uma mais deprimente do que a outra. Ambas as histórias são muito bem escritas e ilustradas. Mas o conteúdo é extremamente delicado e pesado.
A depressão é o tema principal das obras e foram escritas numa fase muito complicada na vida do autor.

Recomendo fortemente a leitura para aqueles que têm a mente aberta. Obra que pode ativar alguns gatilhos no leitor, mas a genialidade de Mutarelli faz valer a pena o mergulho neste mar de depressão.

Giordano.Sereno 16/02/2023

Decepção total
Esse livro foi uma decepção total. Tive que lutar muito para não abandonar. Acho que só não fiz isso porque odeio abandonar livros.
O livro é formado por quatro histórias. Três delas têm uma característica em comum: falta final. Não sei onde está escrito que obras inteligentes não têm final. Mas há muitos autores que levam esse mantra muito a sério.
As duas primeiras histórias são as piores. Arte muito suja e difícil de entender. Os textos estão meio que amontoados, em caligrafia que dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. É praticamente impossível de ler.
A exceção é a terceira história. "Eu te amo, Lucimar" é como um oásis no deserto. Uma história poética e comovente, com uma arte limpa e legível. É o que salva o livro. Para essa história eu daria quatro estrelas. Uma pena que estava tão mal acompanhada.

Anderson.Rios 20/10/2020

Magistral e escatológico real
Uma das obras mais impactantes e profundas que ja li. Lourenço com seu traço absurdo, destinos infernais, abismos e abismos, sonhos, pesadelos sublimes, faz o inferno parecer acolhedor. Seus eus inseridos na obra são magistrais, são miseráveis, são pulsões escatológicas de um autor cheio de traumas. Em capa preta a Comix Zone traz as primeiras histórias em quadrinhos de Mutarelli: Transmutação; Desgraçados; Eu te amo Lucimar e a Confluência da Forquilha. Todas ganhadoras do trofeu HQ mix em seus respectivos anos. Vemos aqui, algumas características que verificamos anos depois em seus romances (como a língua espanhola, e os finais letais dos seus personagem (eus?), problemas com o pai, o irmão, etc...) Para os amantes da escrita de Mutarelli, um banquete. Para os recem chegados, bem vindos ao inferno, e boa leitura!

RickBragaHQ 27/02/2020

Item imperdível para fãs
Algumas das melhores histórias do ?insano? Mutarelli enfim reunidas num volume de respeito.

Gabriel 03/10/2020

O livro, como a nossa existência, é uma porrada...
?Entre o nascer e o morrer existe algo: um momento efêmero, único, de um fascínio estúpido, que se chama vida.?

Cilmara Lopes 14/04/2020

Leia Mutarelli, leia qualquer coisa dele, só leia!
Basta a leitura de qualquer obra dele, seja quadrinho, peça ou livro, será o suficiente para você querer acompanhar de perto a trajetória desse artista.
Meu primeiro contato com ele foi em: "Quando meu pai se encontrou com o et fazia um dia quente", de imediato o título me chamou muita atenção, não apenas por ser enorme, mas por se tratar de um tema um tanto curioso. E foi uma experiência ímpar ler esse material com uma temática que parece inusitada mas não é nada disso.
Em seguida fui para os livros: "Miguel e seus demônios" e "O cheiro do ralo", exatamente nessa ordem, um me deixou embasbacada e o outro me deixou pensativa, mas em ambos eu dei risada com o caos que se formava em cada história, eu ria com os personagens.
Após isso, fui para "Diomedes", esse não preciso tecer nenhum elogio, ele fala por si só, ao meu ver o melhor quadrinho nacional!
E agora, cá estava com "Capa Preta", simplesmente magnífica, quatro álbuns que eram impossíveis de achar a um preço justo, agora reunidos em um livraço à altura do respeito que esse grande artista merece.
Não vou dispor de mais comentários sobre a obra aqui, coloquei minhas opiniões ao final da leitura de cada álbum aqui no histórico de leitura. Confere lá, foi uma imersão incrível!

Guilherme 21/03/2023

Capa Preta
A primeira vez que tentei ler "Capa Preta" foi assim que o comprei, no começo de 2021. Naquela época a quarentena ainda estava pesando em nossa saúde mental e tentar ler esse quadrinho não foi uma decisão inteligente, abandonei antes de terminar a primeira história, achei melhor guardar essa experiência pra quando eu estivesse com a cabeça no lugar. Finalmente li agora, em 2023 e percebi que eu estava enganado em esperar um bom momento para ler "Capa Preta", acho que esse momento não existe.

Essa é uma leitura muito difícil, não por ser muito extensa, parada ou complexa, mas por ser um conjunto de histórias profundamente perturbadoras, pessimistas e perversas. Isso aqui é fruto de uma mente talentosíssima e muito atribulada. Os desenhos parecem fruto de um fluxo mental onde o artista joga no papel todas as suas dores, as histórias são cheias de violência, simbolismos e óamargura. É uma leitura que mexe com o leitor, é impossível sair das páginas de "Capa Preta" sem um gosto amargo na boca.

Acho que a arte não tem a obrigação de ser divertida, redentora ou inspiradora, ela tem a função de nos fazer sentir algo, e essa é a exata missão que "Capa Preta" cumpre com louvor.

Otávio Oliveira 09/01/2021

Um pouquinho superestimado, hein?
Foi difícil dar uma nota para Capa Preta, pois é um álbum, e, como esperado, nele existem as histórias que eu gostei e as que não curti tanto assim. Portanto, fiz uma média entre as quatro "partes".

1. Não achei "Transubstanciação" tão interessante. Acho a arte do Mutarelli bizarra (no sentido mais positivo possível), mas a trama em si me parece um tanto quanto... perdida. Talvez eu só não estivesse acostumado com o autor (já que foi meu primeiro contato com este) e isso tenha afetado a experiência. De qualquer maneira, não me empolgou. Dou uma nota 3/5 pois, se a intenção do Lourenço era apenas mostrar o PIOR lado do mundo, ele conseguiu.

2. "Desgraçados" já é mais impactante. Algumas viradas de página me chocaram, ele evolui demais na estética (que eu já curtia no anterior), no entanto, a história consegue ser ainda mais desencontrada. No fim, dou a mesma nota, 3/5.

3. Chegamos à melhor de todas: "Eu Te Amo Lucimar". É muito legal a forma como a Comix Zone montou a coletânea porque fica claro o desenvolvimento do quadrinista através dos anos. Com um enredo mais "coeso", o Mutarelli não deixa de lado a loucura narrativa e visual, sendo que uma contribui demais para a outra. Enquanto as predecessoras pareciam buscar um impacto pelo impacto, essa aqui insere um sentimento parecido num conto profundamente triste. Merece um 4/5.

4. "A Confluência da Forquilha" é melhor do que as duas primeiras, mas minimamente pior que a terceira. O casamento entre bizarrice estética e narrativa continua existindo, mas mais uma vez o Lourenço tenta chocar por chocar. Coloco esta no meio do caminho, 3,5/5.

A média entre as notas fica como 3,375. Se recomendo, é pela construção visual, que é a única qualidade realmente uniforme do álbum, além da ótima terceira história.

Dany 30/01/2022

O que há de melhor sobre o que há de pior
Para mais resenhas e conteúdos literários, visite meu Instagram: @vontade.deler

SINOPSE: Capa Preta compila quatro histórias cuja arte e roteiro pertencem ao brasileiro Lourenço Mutarelli e que foram publicadas, separadamente, na década de 90. Transubstanciação, originalmente, em 1991, Desgraçados, em 1993, Eu Te Amo, Lucimar, em 1994 e, A Confluência da Forquilha, em 1997; todas premiadas. São histórias fortes, no que tange ao roteiro e à arte, que expressam uma visão pessimista da vida, misturando realismo com uma visão melancólica e trágica sobre eventos comuns da vida em sociedade.

RESENHA:
Tendo o próprio autor sofrido com depressão e crises de pânico, foi através da arte dos quadrinhos que ele viu uma luz no fim do túnel e deu sua volta por cima. Apesar e, mesmo talvez, por conta disso, suas histórias remetem ao que há de pior na vida em sociedade atualmente.
Importante atentar, antes de qualquer leitura, mesmo que mais superficial, para os gatilhos da ordem da depressão, violência e loucura, e para imagens, também de violência e nudez – que me remeteram, mais de uma vez, às imagens do filme The Wall, do Pink Floyd. Mesmo para alguém que nunca tenha sofrido dos mesmos males do autor, essas são histórias incrivelmente gráficas, não somente por se tratarem de graphic novels. Como alguém que já sofreu com a depressão e que ainda convive com a ansiedade tenho, pelo menos, um pouco de propriedade para dizer que esse não é um livro para todo mundo e nem para todos os momentos.
Apesar disso - se você estiver num dia bom -, a leitura vale muito a pena; não só pela arte que é, literalmente, nua e crua, e que combina com a força das palavras de um roteiro, muitas vezes, incômodo, ao apresentar o lado mais vil do ser humano, a hipocrisia e a imoralidade. A crítica a tudo isso é escancarada.
Só para ilustrar um pouco a trama de cada história: Transubstanciação é o transe onírico de um homem obcecado pela morte; Desgraçados fala da perda da inocência e do abismo da loucura, e como a sociedade lida com ambos julgando causas sem conhece-las; Eu Te Amo, Lucimar, não trata tanto do desespero social, e sim, do existencial, na busca por identidade de dois personagens gêmeos; por fim, em A Confluência da Forquilha, vemos um artista dividido entre fazer o que acredita e a necessidade de se vender para sobreviver. Todas as histórias tem um toque autobiográfico e um tom melancólico.
Ao ler as histórias, fica bem claro que “o misto de necessidade e obsessão” que o autor diz ser o que o leva a “psicoquadrinizar”, deixa sua marca em todas as suas histórias, fazendo com que elas sejam viscerais.

site: https://www.instagram.com/vontade.deler/

Dango Yoshio 20/11/2023

Talvez nunca mais amanheça
Capa Preta reúne quatro histórias, quatro pesadelos, quatro gritos do fundo do abismo.

Poético e melancólico, inconclusivo e reflexivo, luz e sombras misturadas num caldeirão de sujeira, crueldade e desesperança.

Anderson.Rios 20/10/2020

Magistral e escatológico real
Uma das obras mais impactantes e profundas que ja li. Lourenço com seu traço absurdo, destinos infernais, abismos e abismos, sonhos, pesadelos sublimes, faz o inferno parecer acolhedor. Seus eus inseridos na obra são magistrais, são miseráveis, são pulsões escatológicas de um autor cheio de traumas. Em capa preta a Comix Zone traz as primeiras histórias em quadrinhos de Mutarelli: Transmutação; Desgraçados; Eu te amo Lucimar e a Confluência da Forquilha. Todas ganhadoras do trofeu HQ mix em seus respectivos anos. Vemos aqui, algumas características que verificamos anos depois em seus romances (como a língua espanhola, e o finais letais dos seus personagem (eus?), problemas com o pai, o irmão, et...) Para os amantes da escrita de Mutarelli, um banquete. Para os recem chegados, bem vindos ao inferno, e boa leitura!

Pedro Marques 26/11/2020

Resgate às obras do Mutarelli
A obra é a reunião de álbuns clássicos do Lourenço Mutarelli que não eram republicados há vários anos.
Destaque para as histórias Transubstanciação e Eu te amo, Lucimar.