Aparição

Aparição Vergílio Ferreira

Resenhas - Aparição

dos Santos 13/03/2024

Deus vive no seu sangue como um vício.
Uma obra de altíssima qualidade e requinte. Apresenta - nos uma busca de eu a eu próprio, o necessário para uma Aparição.

O contexto histórico deste livro data da época em que o Facismo imperava em Portugal, propriamente na fase de instabilidade e declínio, pois Salazar sofrera um acidente cerebral. Numa época em que as correntes realistas e Neo realistas dominavam o cenário da escrita, Vergílio Ferreira apareceu com seu romance Existencialista.
Submerge - nos a uma busca interna, procurar respostas em nós. O que está em causa é a "Aparição", essa mesma aparição que é necessária para a plenitude da vida.

O "eu" está em causa, o existencialismo é a base para essa busca.

"Mais real do que o nascer era o morrer. Porque quem nasce ainda é nada. Mas quem morre é o universo, é a pura necessidade de ser".

Raquel 16/04/2023

Aparição
Não gostei muito desse livro, para ser sincera li por obrigação.
Achei um pouco confuso então não recomendo.
Mas é apenas a minha opinião.
Douglas.Melatto 20/05/2023minha estante
RAquel eu li este livro há muitos anos atrás. também por obrigação e detesteidepois que conheci um pouco mais do materialismo existencialista,amei o livro.estou procurando livro para le/e-lo novamente(cinquenta anos depois)