Fala Sério, Mãe!

Fala Sério, Mãe! Thalita Rebouças

Resenhas - Fala sério, mãe!

Clio0 06/03/2015

Esse livro foi uma grata surpresa.

Se você é mulher vai ler porque já passou por isso ou conheceu alguém que passou por isso. Afinal, as pessoas são diferentes, mas aborrescência e mães (quase) todo mundo tem.

Se você é homem devia ler porque o universo feminino não é fútil (como acham alguns) ou raso, é simplesmente sobrecarregado de coisas. Família, amigos, conflitos, memórias, adaptações, possibilidades; homens normalmente lidam com cada uma por vez (segundo alguns), mas mulheres lidam com isso ao mesmo tempo e tudo pode, ou não, parecer o fim do mundo.

Adolescência e maternidade, tem certeza que ainda quer isso na sua vida? Leia o livro, testemunho de quem disse sim.

Kimberly F. 14/12/2009

Incrível e eterno!
A Thalita costuma arrasar em todos os livros, mas esse é o meu preferido. A Malu conta para leitor como é o cotidiano dela e como leva a relação com a mãe. Muita gente o discrimina, por achá-lo fútil. Pelo Amor De Deus! Qual adolescência não é marcada pela futilidade? Principalmente quando falamos de meninas. É o período em que, afoitas, procuramos descobrir as manhas da vida, todas de uma vez só e a mãe está sempre presente, cortando os nossos devaneios mais malucos. Gosto muito dela porque a Thalita é muito ousada e costuma trabalhar em campos muitas vezes não explorados. Eu me identifico muuito com o que ela escreve. Já li toda a série.

Recomendo.

Ana Clara 20/04/2012minha estante
Adorei a descrição, super bem feita, me deu até vontade de ler, hahah! :D Vou comprar o livro
Obrigada! :D

Mari 22/12/2012minha estante
Li o livro com 10 anos e gostei, morri de tanto rir, de vez em quando leio umas partes, acho meio divertido, mas existem livros muuito melhores

Rafa 22/04/2020minha estante
Como eu faço para ler aonde entra

Ste3624 21/05/2021minha estante
O gênero literário desse livro é crônica relata coisas do dia dia e realmente é uma leitura gostosa mas ao mesmo tempo engraçada. Faz você refletir na suas ações em relação a comunhão maternal.

Sthe :) 22/04/2024

"Não perca o hábito de abraçar quem você ama."
-Assim como a quantidade de estrelas consta, achei esse livro razoável. Não é a minha primeira experiência com a Thalita, mas esse foi decepcionante. Por quê? Porque, na MINHA opinião, as protagonistas são insuportáveis. Teve momentos que senti muita raiva das duas, como quando a mãe insiste em chamar a própria filha de "gorda", e quando começou não parava mais, ficou umas três páginas só reforçando essa ideia. A filha não melhora muito não, ô chatice!

-PORÉM, li em 2 dias. É uma leitura rápida, veloz e dinâmica. Exatamente para a faixa etária infanto-juvenil. Curiosamente, mesmo estando com a idade perfeita para ler e aproveitar a história, não consegui curtir. Se minha mãe fosse igual à essa, seria horrível morar com ela. Acredito que o livro tenha tido o intuito de trazer o cotidiano de mãe e filha, mas eu não me identifiquei em nada, provavelmente, isso influenciou minha opinião.

Deve variar de realidade para realidade, porque várias pessoas gostaram. Mas, honestamente, não recomendo.

Wisley 08/12/2021

Um livro engraçado é divertido, simplesmente meu preferido da autora, quero ler mais livros dessa série. É muito fofo ver a relação de mãe e filha delas. O filme tbm é muito bom?

"Fui mãe da minha mãe hoje. E gostei. A vida é assim, vem em ondas, como disse o sábio Vinicius de Moraes. Um belo dia, você acorda e se vê obrigada a cuidar um pouco de quem sempre cuidou de você. E é nesses momentos que descobrimos que nossos pais não são super-heróis. São gente como a gente, só que mais crescidos, o que não quer dizer mais maduros."

Aline.Rodrigues 01/06/2021

Não gostei desse livro
Não sei é porque eu sou adulta e não li esse livro na minha adolescência,mas eu particularmente detestei esse livro da Thalita Rebouças.
Achei a história chata,boba,infantil e muito idiota ( me desculpa quem gosta )
Olha que eu já li outras autoras que escreveram histórias pra adolescentes,na minha fase já adulta e gostei muito.
Por exemplo a Paula Pimenta pra mim é uma autora que sabe escrever muito bem pra adolescentes,e eu adulta li dois livros dela e amei.
Mais infelizmente isso não aconteceu com essa história da Thalita Rebouças.O livro não me agradou em nada.

nabia31 21/04/2024

Horrível.
eu passei MUITA raiva com a mãe da Malu. ela não respeita as vontades dela, supermega tóxica, controladora, super protetora, INSUPORTÁVEL!
eu sinto muita pena da Malu por ter uma mãe assim.
ela só queria saber da Malu e os outros filhos?
tô com muita raiva mesmo, se eu fosse a Malu já tinha fugido de casa ou me matado.

Mii Lima 16/03/2021

Gostei
Quis ler o livro depois de assistir o filme e gostar bastante, mas é muito diferente! No filme, Malu se apaixona apenas por um garoto, já no livro ela passa por vários relacionamentos(isso é apenas um exemplo, mas existem várias divergências entre o livro e o filme)... Fora isso, achei a leitura bem leve, fluida, muito gostoso de ler!

Dudu 14/05/2021

Interessante?
Uma leitura rápida e leve, coisa de 3 horas que te faz morrer de raiva durante metade do livro. Que mãe infeliz, que criança teimosa, pensei o tempo inteiro, mas acho que faz parte, afinal, todos já fomos assim ? infelizmente.
Mas a escrita da Thalita me interessou, vou dar continuidade a saga.

ana 17/05/2021

"uma vez ditas, palavras podem ser o remédio que salva ou o veneno que mata. as palavras têm o poder de destruir e curar. quando as palavras são verdadeiras e amáveis, elas podem mudar o nosso mundo."

lendo esse livro constatei que todas as mães são iguais e que não importa o quanto a gente reclame, elas só estão fazendo o melhor pra nós.

lalaliz mavitorie 20/08/2023

Eu acho que esperava mais desse livro, não que ele seja ruim, porque não é, mas fala sério amiga é muito melhor.

Frase preferida: por essa e outra que uma amiga minha diz que aquelas redes de proteção que botamos nas janelas não é para as crianças não caírem, é para as mães não se jogarem lá em baixo.

Fran 16/01/2021

Razoável
Li em 2017. Lembro que na época eu achei ok, mas não é o tipo de livro que chama a minha atenção.

bia_zouzaaa 21/06/2021

Fala sério, mãe!
Esse foi o meu primeiro livro que eu li da Thalita Rebouças e me apaixonei por ele.
Eu amei o jeito que a história foi contada, a relação de mãe e filha me lembra a que eu tenho com a minha mãe, lembro que assistir o filme quando lançou no cinema, mas ler o livro É mil vezes melhor!
Fiquei alegre, triste, com raiva e com vergonha de vários momento, me senti a Malu enquanto lia.

Letícia 07/11/2022

É um livro bem legal e ao mesmo tempo engraçado.
A história é muito legal e a adaptação para o filme foi bem fiel ao livro.
Gostei bastante do livro e a escrita dele também é bem boa, ele é bem facinho de ler e quanto mais você lê ele, mais a história te prende e da vontade de terminar logo o livro (KAKAKAKA).

belivts 17/06/2023

Lady bird só q ao contrário
Esse livro é muito engraçado e traz uma sensação de familiaridade muito boa. acabei pensando na importância da mãe na vida da gente. retrata situações cotidianas que, se não aconteceram com você, com certeza aconteceram com um conhecido. é legal de ler mas também não é nada de muito impactante

Laraaa 17/07/2020

Primeiro que Thalita Rebouças é uma escritora e tanto, os livros dela são PERFEITOS. Esse livro, é um livro digamos de adolescente, mas não tem idade para se lê. Conta história de uma mãe e de sua filha mais velha, desde o seu nascimento até a sua "entrega ao mundo". Muito bom pois, é uma história de aprendizagem e outras coisas, enfim, super recomendo, um livro ótimo para fugir daqueles clássicos e tal, eu simplesmente amei, e amo essa autora.