Mexican Gothic

Mexican Gothic Silvia Moreno-Garcia

Resenhas - Mexican Gothic

1 | 2 | 3 | 4

llammer 17/03/2024

A leitura é muito válida pela proposta geral do livro: uma narrativa gótica pautada pela crítica anticolonialista da história de exploração mineradora no México, com uma protagonista feminista implacável na superação de um segredo familiar macabro em meados do século XX.
Apesar de um início um tanto devagar - ótimo para ler um capítulo antes de dormir -, a história encontra um ritmo bom da metade para o final. Tenho a impressão de que essa dinâmica possa ser proposital, considerando que seja uma referência à escrita dos romances góticos da virada do século. Se for o caso, é muito bem feito.
Aliás, é uma aula de intertextualidade - em cada cena, é possível reconhecer as referências temáticas e filosóficas do gênero. A transposição dessas referências, a estética impecável e a introdução do pensamento antimachista, antirracista e anticolonial ao contexto foram executadas de forma muito caprichosa.
Minha única ressalva é que a impressão que fica é que a história poderia ter sido melhor editada para ficar mais enxuta. Existe muito excesso que não contribui diretamente para o que importa na linha de raciocínio do mistério sendo desvendado.
De qualquer forma, recomendo para quem curte terror/suspense e queira se deliciar com a latininade que tanto combina com o drama gótico.

Vidal 13/01/2024

Metade do livro parada a outra super intensa
Ate metade do livro sô enchendo linguiça, mas depois o livro muda totalmente e vira algo meio The last of us a serie de jogo e da tv rsrs
Mas bom livro pelo final muito bom

Loba Literária 04/10/2023

Gente branca fazendo m3rda nas colônias
Curti muito o livro. Adorei os personagens, mas fiquei angustiada demais com a impotência da Noemí. O problema de ter uma personagem tão ativa assim é que, quando ela é subjugada (a grande maioria do livro) dá desgosto kk.

Eu não achei que ele ia ser gótico no nível gótico Jane Eyre ou O Morro dos Ventos Uivantes. Uma surpresa, e adorei ler um romance gótico que não é inglês. Muito cheio de personalidade.

O único problema, e o único motivo pelo qual não dei 5?, é que o começo é lento. Convenções do gênero, não há o que fazer. Felizmente, não é lento o suficiente pra deixar entediante, mas eu gosto que coisas aconteçam o tempo todo, e aqui fiquei esperando um pouco demais. Ainda consegui aproveitar pra teorizar. Mas acabei deduzindo muitas das coisas da trama e dos personagens antes da Noemí saber a história completa. Algumas coisas estavam óbvias pro leitor, então a Noemí ficou com jeito de burra uma boa parte da história.

Bruna.Layara 30/09/2023

Leitura ótima para nunca mais comer cogumelos
Esse livro me surpreendeu em alguns aspectos, a protagonista é bastante determinada e a cultura mexicana é realmente mágica. No entanto, a narrativa muitas vezes se mostrava lenta e confusa, apenas com alguns momentos de suspense salvando um pouco? quanto ao romance há apenas meras migalhas. É um livro que tem elementos MUITO pesados, como rituais, então, cuidado com gatilhos! No mais, foi um livro bom de se passar o tempo, apesar de não ser absurdamente impressionante.
Quanto aos cogumelos? Vá por mim, depois de ler esse livro você não vai mais querer chegar perto de um.

Raffa 14/04/2023

A história é muito boa e a metáfora no final é bem difícil de não perceber (de uma maneira positiva!) não é meu tipo de escrita então tem horas que achei meio pomposo demais mas entendo que faz parte da proposta do livro de ser um romance "clássico" de terror com uma protagonista latina

Giovanna.Terranova 01/04/2023

Mexican Gothic
Numa manhã de tédio, lendo a sinopse de livros em promoção na Amazon, resolvi dar uma chance a esse.

O título é um pouco fraco e óbvio, se passa no México e segue características do romance gotico: se passar numa construção antiga no meio do nada, suspense, conflito entre o que é real e o que não é, horror, presença do sobrenatural. Seria como escrever um livro de fantasia que se passe no Brasil e chamá-lo de "Fantasia Brasileira", ou um de terror na Escócia e chamá-lo de "Terror Escocês". Enfim, você provavelmente entendeu a ideia, não é um título muito criativo, nem convidativo, mas meramente descritivo do gênero e localização.

A história em si começa um pouco arrastada e leva um tempo pra prender o leitor, mas a narrativa é bem escrita e vai se intensificando pouco a pouco, até que você simplesmente não consegue parar de ler, para saber o que vai acontecer depois. Todos os elementos da história vão se desenvolvendo para compor uma trama mais complexa que leva até um ótimo clímax e se conclui de modo satisfatório. Devo dizer então que, apesar das minhas reservas quanto ao título, Mexican Gothic é um bom exemplar de literatura gótica contemporânea, com momentos de terror, tensão, incertezas e momentos em que você se questiona sobre a sanidade das personagens e se aquilo está de fato acontecendo ou é só a imaginação da mesma. Longe de uma perda de tempo, constituiu uma ótima leitura.

Dito isso, me resta agora descrever um pouco da história, mas sem estragar o elemento surpresa ou a experiência de leitura de quem se interessar.
A narrativa acompanha a história de Noemí, uma jovem da alta sociedade mexicana dos anos 50, que por um lado adora eventos sociais, festas e flertar, por outro toca piano, vai à universidade e pretende fazer uma pós graduação em antropologia.
Durante uma festa Noemí é chamada com urgência pelo pai, que lhe mostra uma carta escrita pela prima de maneira muito incomum e pede para que ela vá até a casa em que a prima vive com o marido e a família dele verificar o que está acontecendo com ela. Ao chegar lá, Noemí é recebida com uma lista de regras estritas a serem seguidas durante sua estadia na casa e praticamente não a deixam ver a prima, alegando que está repousando sob efeito de medicação. A casa é muito antiga, decadente e isolada no alto de uma montanha no interior do México. Durante a história acompanhamos Noemí procurando determinar o que está acontecendo com a prima e a melhor forma de ajudá-la, ao mesmo tempo que enfrenta dificuldades em lidar com a família e a casa.

Caio194 17/02/2023

Horror gótico anticolonial
Uma história de horror gótico latino-americana, tratando de temas como colonialismo, misoginia, e eugenia. Uma casa assombrada pela violência colonial, uma metáfora sobre a experiência vivida do capitalismo no Terceiro Mundo. Sobre violências, inescapabilidade, e sentir-se na prisão das relações de poder.

Amanda 04/02/2023

Original
A história me pareceu bem original, e o melhor dele é a protagonista, uma mulher que age sempre de forma lógica e inteligente, nunca submetendo aos que estão ao seu redor. O começo é um pouco lento, mas depois que o mistério se desenrola, fica quase impossível parar. Gostaria que algumas coisas fossem melhor explicadas. Algumas informações importantes me pareceram muito soltas.

Tianna0 28/10/2022

Spooky story
First of all, I did love to read this book. First reason I LOVE Noemí Taboado. At the begginig, i must say I did not like her but she showed herself so powerful and self conscious. It was hard to see her being trapped by the Doyle's family.

about the book, the author really know how to tell a story and make people uncomfortable and afraid. She was able to transmit the protagonist's feelings to the reader. Being it: love, fright or discomfort. Moreover, it was amazingly constructed. I was always surprised with every new fact. The story really caught me.

some quotes:

It was easy to kiss someone when it didn?t matter; it was more difficult when it might be meaningful.

She thought she heard Virgil chuckle, but she wasn?t sure. She wasn?t sure of anything at all.

?We can?t leave you here. Besides, I dragged you down a mountain. I think in cases such as this I?m supposed to guard you. There must be a law about that,?

Gabriela 08/06/2022

Interessante
Esse livro me chamou a atenção pela personagem principal não ser o famoso perfil padrão. Com uma personagem feminina sendo inteligente, corajosa e decidida a ir até o final do que se propõe, o autor do livro acabou já me ganhando. Sobre a leitura: demorou um pouco pra me prender no começo, mas depois a curiosidade era gritante. Recomendo a leitura!

leituras.dela 25/05/2022

Terror gótico
Poderia falar que terror gótico não é um gênero que usualmente me atrai, ou ainda que a história foi visceral demais pro meu gosto, mas o fato é que a autora me fez virar página após página e adentrar nessa história perturbadora de tirar o fôlego. A Silvia escreve de uma forma tão visual que tornou a experiência dessa leitura ainda mais real.

Acho que Gótico Mexicano não se parece com nada que eu tenha lido até agora, e gostei da minha primeira experiência com o gênero. Não é um livro que assusta, mas que impressiona. Só deixo o alerta: esse livro é tenso, estranho, perturbador. Leia por sua conta e risco.

Algumas características da literatura gótica (ou horror gótico) presentes no livro são, por exemplo, a mansão imponente e assombrada, a paisagem envolta em uma densa neblina, o cemitério gélido e fantasmagórico, os vilões e mocinhos.

?Our bodies hide so many mysteries and they tell so many stories without a single word, do they not?"

Chunchuna 21/04/2022

Li Mexican Gothic em uma semana, aproximadamente. A leitura tem muito suspense e me prendeu desde o início, cada capítulo que terminava ficava ansiosa por ler o seguinte.

Adriana.Machado 20/01/2022

Impressionante como eu adoro o subgénero do Terror Gótico e gosto sempre de todos os conteúdos que consumo do género!

Este livro não foi exceção. Adorei do início ao fim.
A única ressalva maior e o motivo pelo qual não dei maior pontuação, foi por achar que o livro podia ser maior para desenvolver melhor o plot final e a protagonista. Também gostava que tivesse mais da cultura mexicana.

Sei que terror gótico não é para toda a gente, mas quem adorar o género recomendo a 100% ?

1 | 2 | 3 | 4