200 Exercícios e Jogos Para o Ator e Não-Ator Com Vontade de Dizer Algo Através do Teatro Augusto Boal

Resenhas - 200 Exercícios e Jogos Para o Ator e o Não-Ator Com Vontade de Dizer Algo Através do Teatro

Débora Bovetto 09/01/2024

Boal entrega tudo
Os exercícios são ótimos, e explica muito sobre a técnica que Boal desenvolveu, o teatro do oprimido é maravilhos pra usar em aula, reli o livro para usar este ano com meus alunos.

Carina 11/09/2013

Ferramentas criativas
Apesar de parecer um livro mais objetivo, como supõe o seu título, a introdução aos exercícios teatrais corresponde a quase metade do conteúdo do texto. Ainda que alguns conceitos sejam específicos de quem vive da dramaturgia, é indispensável ler toda a parte do prefácio. É nela que Boal expõe suas ideias a respeito da liberdade e de como somos constantemente oprimidos, sem o sabermos. Mesmo que hoje vivamos um regime “democrático”, o pensamento do dramaturgo continua atual... e necessário.

Quando li os exercícios teatrais propostos, revivi muitas das boas dinâmicas que já experimentei ao longo da vida; assim, identifiquei na obra conteúdos que aprendi em diferentes fases e contextos, justamente poque se trata de uma coletânea antológica de atividades criativas. Indispensável para quem faz teatro e para quem lida com a educação, de modo geral.

Carlos 21/02/2013

Teatro
Para todos aqueles que iniciam na arte teatral são exercícios excelentes de preparação, concentração, improvisação.