A viúva Simões

A viúva Simões Júlia Lopes de Almeida

Resenhas -

Ana Caroline 07/04/2024

Eu gostei da história! Achei bem escrita e bem desenvolvida. Mostra a relação de mãe e filha e como o ciúme pode ser prejudicial nas relações e como um homem sem escrúpulos pode destruir uma família.

Felipe1503 02/04/2024

Adaptação
Sabe aquele tipo de história que ficaria boa sendo adaptada para uma minissérie?
Então!
Essa é a história!

Gostei!

DavidCampos 15/03/2024

A história até que é boa, mas acho que faltou mais desenvolvimento e também às vezes a escritora ficava dando muito detalhes a coisas inúteis.

Lucas Galvão 27/01/2024

Resenha - A viúva Simões
Júlia Lopes de Almeida conduz a história de uma forma interessantíssima, escreve muito bem e com categoria, sendo a construção trágica do enredo um de seus pontos fortes. Durante a trama, vemos críticas em relação à sociedade que facilmente se aplicariam ao contexto contemporâneo. Por fim, a conclusão é bem realizada e surpreendente.

cammealves 22/12/2023

Autora brilhante
Uma história que a princípio parece ser mais um dos clichês da época. Viúva rica, que guarda um grande amor da mocidade, que retorna aos delírios do presente após a morte do marido.

Mas a autora é brilhante no plot twist.

Apesar de esse livro não possuir a narrativa tão perspicaz e melódica, nem tão profunda e debatendo as questões sociais da época quanto a sua principal obra (A falência), esse livro ainda assim é permeado pelo seu brilhantismo literário.

Sempre dando um jeitinho de levantar críticas aos costumes sociais e a forma como ao homem tudo era permitido.

Assim como permeia sobre assuntos como escravidão e racismo, apesar de os tratar de maneira mais superficial, é possível sentir em sua escrita como a autora traz os temas de maneira crítica.

Renata 28/11/2023

Boa leitura com reviravolta no final
Ouvi o audibook sem qualquer expectativa pois nunca tinha ouvido/ lido nada da autora. Gostei bastante do enredo da história, o final me surpreendeu por tomar um rumo totalmente diferente do que eu poderia imaginar mas não gostei muito do final não. E Sim, lerei outro livro da autora.

CAcera3 15/10/2023

A vulnerabilidade da mulher
Eu não sei o que eu esperava desse livro, mas só sei que não era o que encontrei. A autora tem me surpreendido demais com seus relatos bastante realistas, denúncias e críticas pungentes. Aqui temos um pequeno romance que demonstra o quanto a mulher era (e infelizmente ainda é em alguns casos) vulnerável ao homem e como o patriarcado garante que esse homem quase nunca esteja em desvantagem com relação a mulher. E como sempre a escrita elegante e ?sheradazadiana? da Júlia nos mantém agarrados ao livro até o término deste.

Italo 05/07/2023

Característico
Eu tive que ler alguns textos da Julia Lopes de Almeida, em 2020, para um vestibular. Sinceramente, ali eu me apaixonei pelo realismo brasileiro.

Dos textos que eu li, se destacam o de ?Ânsia Eterna? e ?A Caolha?, que eu optei por não comprar pois eu já tinha lido. Acredito que vai ser difícil de encontrar obras da autora que sejam melhores que essas duas pois, por melhor que sejam, nem se comparam.

É um livro para quem gosta de sentir dor; masoquistas, sem a menor sombra de dúvida. Para quem já leu Júlia Lopes, é mais um texto dela, mais um texto característico dela. Um inicio triste, uma historia que incomoda no fundo da alma, com um fim melancólico. Isso que a torna Julia Lopes.

Acredito, no fim, que essa dor reflita, antes de tudo, sobre o que a autora sentia. Essa dor, misturada com uma amargura para com a vida, essa critica burguesa e esse anti patriarcalismo antes da popularização do termo ?feminista?. Acredito que é tudo mais sobre a relação da autora com a sociedade que sobre a sociedade em si. Uma revolucionária, própria de sua época, mas a frente da sua época.

Recomendo MUITO essa obra, simplesmente incrível.

maria 12/06/2023

Mt bom!
Eu não sou muito fã de livros clássicos, mas esse me surpreendeu. a leitura foi leve e a história é interessante e dramáticalkkklk mt bom! recomendo

Peter.Molina 22/02/2023

Drama exagerado
Não conhecia a obra dessa autora e esse livro curto mas bem escrito foi a minha introdução. A história narra a vida de uma viúva de pouco tempo com sua filha,ao mesmo tempo o envolvimento de um amor do passado. O livro tem uma narrativa bastante fluida, mas que toma um caráter extremamente carregado nas tintas de dramalhão, talvez característico da época. Com isso o livro que poderia ter um plot ousado acabou resvalando para o drama intenso.

Cíntia.Coelho 18/01/2023

Literatura brasileira
A Viúva Simões é um clássico pouco conhecido da literatura brasileira, pois foi escrito por uma mulher, Júlia Lopes de Almeida, que embora atuante no cenário literário do século XIX, não alcançou o prestígio dos seus contemporâneos masculinos. É uma história de amor que figura no realismo, corrente literária que desnuda a idealização presente no romantismo, e que retrata os sentimentos arrebatadores da paixão através da visão de uma mulher. A protagonista, Ernestina Simões, revive um amor do passado que retorna a sua vida após a morte do seu marido. Esse amor, entretanto, irá transformar sua vida em uma existência turbulenta, cheia de sofrimento, intrigas e com um desfecho surpreendente. Vale a pena conhecer esse clássico.

soaresrai 23/10/2022

Foi o primeiro livro da Júlia Lopes de Almeida que fez eu me encantar pela autora e sua escrita. Simplesmente maravilhosa.

Maiara.Alves 20/10/2022

Minha primeira experiência com Júlia Lopes de Almeida
Neste A Viúva Simões, Júlia trata, ainda que de maneira discreta, dos papéis de homens e mulheres na sociedade de fins do século XIX no Rio de Janeiro.

Ernestina leva uma vida pacata e reclusa após a morte do marido e impõe o mesmo à filha adolescente. Um dia, lê no jornal que Luciano, seu primeiro amor, voltou da Europa, onde morara por um longo período. Mesmo reconhecendo que nem pensava mais nele, ao saber que ele está ali, todo o passado volta e ela deseja vê-lo. O que acaba acontecendo, e bagunçando toda a sua vida certinha.

Uma coisa que achei muto interessante na narrativa da autora é que ela é muito lúcida quanto aos pensamentos e ideais de homens e mulheres. Enquanto Luciano pensa que pode ter um romance com uma mulher que o atrai, sem que tenha que se casar com ela, Ernestina vê no casamento a única opção possível:

Quanto ao final, eu acho que poderia ser contado de forma menos melodramática. Poderia ter seguido o mesmo propósito, mas com mais impacto e menos drama.Mesmo assim trata-se de um ótimo livro, extremamente bem escrito, e certamente lerei outras obras da autora.